Questões de Ciência da Computação da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Para Sommerville, a elicitação e a análise de requisitos podem envolver várias pessoas de uma organização. Essas pessoas são denominadas stakeholders ‐ todos os indivíduos ou grupos afetados pelo sistema direta ou indiretamente.

Com relação à elicitação e à compreensão dos requisitos dos stakeholders, analise as afirmativas a seguir.

I. Os stakeholders são os conhecedores do negócio e, por terem a verdadeira noção do custo do requisito, tornam‐se exigentes na articulação do que desejam.

II. Fatores políticos podem influenciar os requisitos do sistema. Por exemplo, os gerentes podem solicitar requisitos específicos do sistema que aumentarão sua influência na organização.

III. Diferentes stakeholders possuem diferentes requisitos, expressos de diferentes formas. Os engenheiros de requisitos precisam considerar todas as fontes potenciais de requisitos e descobrir pontos em comum e conflitos.

Assinale

  • A.

    se as afirmativas I e II estiverem corretas

  • B.

    se as afirmativas I e III estiverem corretas

  • C.

    se as afirmativas II e III estiverem corretas

  • D.

    se somente a afirmativa I estiver correta

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas

Com relação às funções dos protocolos da família TCP/IP, analise as afirmativas a seguir.

I. UDP: controle de fluxo, entrega de pacotes não confiável.

II. TCP: retransmissão de pacotes perdidos, confirmação de entrega de pacotes.

III. IP: escolha do melhor caminho, confiabilidade na entrega de pacotes.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • A. rasterização.
  • B. extrusão.
  • C. interpolação.
  • D. estratificação.
  • E. renderização.

Em Scrum, pode‐se utilizar diversas técnicas para estimar o que será feito durante o projeto ou na próxima “Sprint”.

A respeito da estimativa chamada de “Story Points”, analise as afirmativas a seguir.

I. A estimativa de uma “User Story” com “Story Points” pode ser feita através da dinâmica chamada de “Planning Poker”.

II. As estimativas usando “Story Points” são feitas por especialistas em estimativas e, em seguida, validadas por todo o time.

III. A escala (1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100), usada para definir os “Story Points”, é inspirada na sequência de Fibonnacci.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas

  • C.

    se somente as afirmativas II, III estiverem corretas

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas

  • A. Radio
  • B. Submit
  • C. Checkbox
  • D. Send
  • E. Mail

Com relação ao uso de projetos de prototipação, sugeridos por Sommerville, analise as afirmativas a seguir.

I. Por conta da exibição da apresentação dos requisitos iniciais, a prototipação geralmente inicia com custos reduzidos nos estágios iniciais aumentando nos estágios avançados do processo de desenvolvimento, mas isso é compensado pelo ganho no produto final.

II. Particularmente quando há atrasos na entrega da versão final do software, os desenvolvedores são pressionados pelos gerentes a entregarem protótipos throw‐away, pois estes consideram que entregar um sistema incompleto é melhor do que nada, apesar de, por várias razões, isto não ser sensato

III. Os principais benefícios no uso da prototipação são a usabilidade aprimorada do sistema, a adequação maior do sistema às necessidades do usuário, a qualidade do projeto aprimorada, a facilidade de manutenção aprimorada e o esforço de desenvolvimento reduzido.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • A. DWG, JPG e GIF
  • B. WMF, DWG e JPG
  • C. PNG, WMF e DWG
  • D. GIF, PNG e WMF
  • E. JPG, GIF e PNG

Segundo Sommerville, durante o processo de validação de requisitos devem ser realizadas verificações nos requisitos da especificação.

Com relação aos tipos de verificação, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Verificações de validade: Um usuário pode pensar que um sistema é necessário para desempenhar determinadas funções. Contudo mais estudos e análises podem identificar que funções adicionais e diferentes são necessárias.

  • B.

    Verificações de consistência: Os requisitos em uma especificação não devem ser conflitantes. Não devem existir restrições ou descrições contraditórias para a mesma função do sistema.

  • C.

    Verificações de completeza: A especificação de requisitos deve incluir requisitos que definam todas as funções e as restrições desejadas pelo usuário.

  • D.

    Verificação de realismo: Usando o conhecimento de vários stakeholders, os requisitos devem ser verificados para garantir que são reais e que não há falsos requisitos.

  • E.

    Facilidade de verificação: Para reduzir o potencial de divergências entre cliente e fornecedor, os requisitos do sistema devem sempre ser escritos de modo que sejam verificáveis. Isto significa deve‐se ser capaz de escrever um conjunto de testes que possa demonstrar que o sistema entregue atende a cada requisito especificado.

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