Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes sistemas operativos, a Organização Internacional de Padronização (ISO - International Organization for Standardization) aprovou, no início dos anos 80, um modelo de referência para permitir a comunicação entre máquinas heterogêneas, denominado OSI (Open Systems Interconnection). Esse modelo serve de base para qualquer tipo de rede, seja de curta, média ou longa distância. Este modelo é dividido em camadas hierárquicas. Qual destas camadas é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.
Camada Link de enlace de dados.
Camada de Rede.
Camada de transporte.
Camada de sessão.
Camada de apresentação.
O RUP (Rational Unified Process) define conceitos básicos relativos ao ciclo de desenvolvimento de software, tais como: fases, atividades (workflow) e iterações. Com relação a estes três conceitos, assinale a alternativa correta, na qual se expressa a relação entre eles:
Em cada fase pode existir uma ou mais iterações, bem como podem ser desenvolvidas várias atividades.
Em cada fase pode existir uma ou mais iterações, bem como pode ser desenvolvida somente uma atividade.
Cada iteração pode envolver várias fases, bem como várias atividades.
Cada iteração envolve somente uma única fase e uma única atividade.
Cada atividade pode ser desenvolvida em várias fases, bem como em uma única iteração.
A figura a seguir representa um tipo de relacionamento entre classes na notação UML. Que tipo de relacionamento corresponde à representação nas classes apresentadas na figura, e qual o seu significado?
Representa um tipo de relacionamento de dependência da classe A em relação à classe B, isto é, a Classe A depende da Classe B. Este tipo de relacionamento mostra que uma classe faz referência à outra, isto é, embora uma classe não instancie a outra, é necessário enviar mensagens à outra classe.
Representa um tipo de relacionamento de dependência da classe B em relação à classe A, isto é, a Classe B depende da Classe A. Este tipo de relacionamento mostra que uma classe faz referência à outra, isto é, embora uma classe não instancie a outra, é necessário enviar mensagens à outra classe.
Representa um tipo de relacionamento de dependência da classe A em relação à classe B, isto é, a Classe A depende da Classe B. Este tipo de relacionamento mostra que uma classe faz referência à outra, isto é, instância a outra através do envio de uma mensagem.
Representa um tipo de relacionamento de associação unidirecional, onde a Classe A tem conhecimento das operações e atributos públicos da Classe B, mas a Classe B não conhece as operações e atributos da Classe A
Representa um tipo de relacionamento de associação unidirecional, onde a Classe B tem conhecimento das operações e atributos públicos da Classe A, mas a Classe A não conhece as operações e atributos da Classe B
Assinale a alternativa que não representa uma das 12 regras definidas pelo Dr. Ted Codd para que um Banco de Dados seja considerado relacional.
A capacidade de manipular a relação base ou relações derivadas como um operador único se aplica somente à recuperação de dados.
Todo dado (valor atômico) pode ser acessado logicamente (e unicamente) usando o nome da tabela, o valor da chave primária da linha e o nome da coluna.
As relações de integridade específicas de um banco de dados relacional específica devem ser definidas em uma sub-linguagem de dados e armazenadas no catálogo (e não em programas).
Um banco de dados relacional deve gerenciar seus dados usando apenas suas capacidades relacionais.
A linguagem de manipulação de dados deve possibilitar que as aplicações permaneçam inalteradas estejam os dados centralizados ou distribuídos fisicamente.
As chaves denominadas estrangeiras, em um modelo físico de banco de dados relacional, têm o seguinte significado:
a chave estrangeira deve referenciar necessariamente uma chave primária de outra tabela, não podendo admitir valores nulos. A criação de um índice para esta chave é obrigatória.
a chave estrangeira deve referenciar necessariamente uma chave primária de outra tabela, podendo admitir valores nulos. A criação de um índice para esta chave não é obrigatória.
a chave estrangeira pode referenciar uma chave primária ou uma chave única de outra tabela, podendo admitir valores nulos. A criação de um índice para esta chave é obrigatória
a chave estrangeira pode referenciar uma chave primária ou uma chave única de outra tabela, não podendo admitir valores nulos. A criação de um índice para esta chave é obrigatória.
a chave estrangeira pode referenciar uma chave primária ou uma chave única de outra tabela, podendo admitir valores nulos. A criação de um índice para esta chave não é obrigatória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...