Questões de Ciência da Computação da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta sobre as formas de visualização do Dreamweaver.

  • A.

    Design é a forma que divide a tela em duas partes, sendo a de cima a página sendo vista através de códigos e a parte de baixo de forma split.

  • B.

    Code é a forma que mostra o documento sendo visto através da codificação HTML.

  • C.

    Code é a forma que mostra o documento sendo visto através da codificação HTML.

  • D.

    Normalmente, os programadores preferem a forma design de visualização, por facilitar o acesso aos códigos HTML.

Na modelagem de dados, os atributos e os valores expressam respectivamente as propriedades de

  • A.

    relacionamentos e entidades.

  • B.

    instâncias e entidades.

  • C.

    entidades e relacionamentos.

  • D.

    entidades e instâncias.

O CSS (Cascading Style Sheet) é o recurso coreto de formatação de elementos dentro de um documento HTML. Seguindo os padrões de internet atualmente recomendados, deve-se sempre utilizar a CSS para formatação e posicionamento de tags HTML. Assinale a alternativa correta em relação a utilização do CSS pelo Dreamweaver.

  • A.

    A opção Extensions permite definir quebras de página, cursor do mouse e filtros a serem aplicados ao seu website.

  • B.

    A opção Type permite definir as configurações de parágrafos do texto, como espaçamento entre palavras e alinhamentos.

  • C.

    A opção Block permite definir a formatação em um arquivo de folha de estilos, ou somente no documento atual.

  • D.

    A opção Define in permite alterar as configurações de fonte da tag selecionada.

Julgue os itens a seguir quanto aos componentes que compõem a área de trabalho do Photoshop.

I - A barra de menus contém menus para execução de tarefas e os menus estão organizados por tópicos

II - A caixa de ferramentas contém ferramentas para criar e editar imagens A barra de opções fornece opções de uso de ferramenta.

III - As paletas são guias que ajudam na organização de outras paletas na área de trabalho e as paletas secas ajudam a monitorar e modificar as imagens.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

O recurso de camadas é responsável pela separação dos elementos que compõem o layout, de modo que fique mais fácil removê-los ou editá-los se necessário. Tecnicamente elas são como folhas transparentes empilhadas. Em cada uma dessas folhas é colocada uma parte do desenho. Assinale a alternativa correta quanto às camadas no Photoshop.

  • A.

    Todas as camadas, inclusive a camada plano de fundo, podem ser arrastadas e reposicionadas. Basta alterar a ordem das camadas na pilha da paleta. Para tanto é só clicar e arrastar (para cima ou para baixo) para a nova posição.

  • B.

    Nem todo arquivo do Photoshop possui uma camada de base chamada de plano de fundo.

  • C.

    A visualização das camadas é controlada pelo ícone de lupa que fica à esquerda da camada, que, quando é clicado, oculta ou reexibe a camada.

  • D.

    As camadas de ajuste permitem experimentar ajustes de cores e tons em uma imagem sem modificar permanentemente os pixels da imagem.

Sobre os principais modelos de dados utilizados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados, onde estes dados são estruturados em hierarquias ou árvores.

  • B.

    Uma das motivações para o surgimento dos bancos de dados orientados a objeto foram os limites de armazenamento e representação semântica impostas no modelo relacional. Hoje este modelo já sustenta a maioria dos negócios tradicionais, substituindo as estruturas de dados baseadas em relações.

  • C.

    O modelo em rede surgiu como uma extensão ao modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações simultâneas através do uso de apontadores (ou referências).

  • D.

    O modelo relacional é uma teoria matemática, surgida na década de 70 e desenvolvida por Edgar Frank Codd, para descrever como as bases de dados devem funcionar.

O PostgreSQL é um banco de dados relacional e orientado a objetos. Seu grande triunfo é possuir recursos comuns a banco de dados de grande porte, o que o deixa apto a trabalhar, inclusive, com operações de missão crítica. Além disso, trata-se de um banco de dados versátil, seguro e gratuito. Assinale a alternativa incorreta sobre o PostgreSQL.

  • A.

    Dentre as plataformas suportadas estão o Windows, Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD e Mac OS.

  • B.

    Os arquivos de configuração (postgresql.conf, pg_hba.conf e pg_ident.conf), a partir da versão 8, podem ficar em diretório diferente do PGDATA.

  • C.

    A restrição (constraint) CHECK pode ser utilizada ao criar uma tabela visando prever que o banco exija que o valor de um campo satisfaça uma expressão.

  • D.

    Como todo banco de dados relacional, o PostgreSQL obriga que toda tabela tenha chave primária.

Assinale a alternativa correta acerca da Programação Extrema (Extreme Programming - XP).

  • A.

    Na programação por pares, os códigos são escritos por dois programadores em cada máquina. Enquanto um dos programadores codifica, o outro é responsável para aspectos como a simplificação do código.

  • B.

    A refatoração tem por objetivo reestruturar um software e modificar as funcionalidades disponibilizadas pelo mesmo. Ao refatorar, um desenvolvedor pode eliminar duplicações e simplificar o projeto.

  • C.

    A estratégia adotada no projeto de software se baseia em contemplar todos os possíveis cenários de evolução empregando-se padrões de projeto. A implementação não inicia até ser concluído todo o projeto.

  • D.

    É recomendável que não se adotem padrões para as práticas de codificação e que não se limite a quantidade de horas trabalhadas por semana.

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema complexo de software. Por se tratar de uma linguagem, ela possui uma sintaxe e uma semântica bem definida. Considerando os conceitos relacionados a esta linguagem, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Um diagrama de comunicação é um tipo de diagrama de interação cuja ênfase está na ordem temporal de mensagens.

  • B.

    Uma interface é a parte de um caso de uso em que se apresentam as interações do sistema com um ator externo ao sistema

  • C.

    Com ela é possível representar precisamente modelos de implementação de software, mas não é possível representar modelos conceituais, que reflitam a abstração do mundo real utilizada na concepção do software.

  • D.

    A UML permite modelar aspectos estruturais e dinâmicos do software de uma maneira integrada. Para tanto, as entidades dos modelos dinâmicos devem ter suas estruturas definidas e caracterizadas nos modelos estáticos.

Um diagrama é uma apresentação gráfica de um conjunto de elementos, geralmente representada como um gráfico conectado de vértices (itens) e arcos (relacionamentos). Na notação da UML existem diversos tipos de diagramas. Com base nas funções de cada diagrama, julgue os itens a seguir.

I - O diagrama de classes é um diagrama estrutural que mostra um conjunto de classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos.

II - O diagrama de casos de uso é um diagrama comportamental que mostra um conjunto de casos de uso, atores e seus relacionamentos

III - O diagrama de colaboração é um diagrama comportamental que mostra o conjunto de componentes e seus relacionamentos

IV - O diagrama de sequência é um diagrama estrutural que mostra uma interação, dando ênfase à ordenação temporal das mensagens.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...