Questões de Ciência da Computação da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Universidade Federal do Goiás (UFGO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um sistema NAS (Network Attached Storage) para uso corporativo deve prover altos níveis de disponibilidade, segurança, tolerância a falhas e desempenho. Que elementos de hardware e software devem necessariamente estar presentes na configuração de um sistema NAS para atender a estes requisitos?

  • A. Vários drives de disco rígido configurados em RAID nível 0, suporte ao protocolo HTTP para administração, suporte a SSL para acesso aos arquivos, e uma interface de rede de alta velocidade.
  • B. Vários drives de disco rígido configurados em RAID nível 1, um ou mais drives SSD para cache, duas ou mais interfaces de rede, fonte redundante, software de suporte para clusterização, e suporte para SSL na comunicação com os clientes.
  • C. Vários drives SSD com hot swap, sistema operacional de tempo real com suporte para vários usuários, interface de rede de alta velocidade, suporte para armazenamento em nuvem, processador dedicado.
  • D. Vários drives SSD configurados em RAID nível 1, suporte para administração via SSH, suporte a protocolos peer-to-peer para transferência de arquivos, duas ou mais interfaces de rede, e fonte redundante.

Qual é o papel desempenhado por um servidor de aplicações no processamento de uma consulta na Web?

  • A. Iniciar a consulta e processar as respostas provenientes do servidor Web.
  • B. Executar a lógica de negócio associada à consulta.
  • C. Executar os serviços de suporte às aplicações, notadamente a tradução entre nomes e endereços IP.
  • D. Distribuir as consultas para execução no servidor Web.

Constituem requisitos essenciais para um ambiente de desenvolvimento colaborativo de software:

  • A. controle de versões, compartilhamento e comunicação em ambiente distribuído, controle de consistência e coordenação.
  • B. interface baseada na Web, uso do modelo de plataforma como serviço (PaaS) e uso do modelo de tickets de tarefas.
  • C. controle de versões, uso do modelo de crowdsourcing, interface baseada na Web e comunicação por multicast.
  • D. suporte a várias linguagens de programação, uso de editor de código colaborativo, execução em ambiente de nuvem e uso de métodos ágeis.

Software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ajudar uma organização a melhorar as interações com os clientes. Um princípio básico de CRM é que qualquer contato com o cliente deve ser feito com base em todas as informações sobre as interações passadas com esse cliente. Qual das seguintes definições caracteriza uma atividade que faz parte da essência de um software CRM?

  • A. Gerenciamento de campanhas de vendas: organizar banco de dados com diversos tipos de informação promocional sobre a organização e disponibilizar esse material de marketing para representantes de vendas da organização.
  • B. Análise de mercado: compilar informações sobre oportunidades de negócio e novos nichos de mercado para expandir a carteira de clientes da organização por meio de ações de inovação, pesquisa e desenvolvimento.
  • C. Marketing personalizado: enviar ofertas padronizadas de produtos e promoções para todos os clientes registrados com o objetivo de atender a necessidades financeiras ou de giro de estoque da organização.
  • D. Automação da força de vendas: encaminhar automaticamente clientes que entram em contato para um representante de vendas, incluindo dados que ajudem a definir as necessidades do cliente com base no histórico de relacionamento.

Software de Workflow (fluxo de trabalho) é um tipo de ferramenta que busca automatizar a execução de processos nas organizações, abordando diversos aspectos de um processo, incluindo passos lógicos que formam o fluxo de processo, pessoas envolvidas e efeitos da execução. Na execução de um workflow, a ocorrência de uma condição particular, interna ou externa ao sistema de gerenciamento de workflow, que leva esse sistema a realizar uma ou mais ações, é chamada de:

  • A. evento.
  • B. atividade.
  • C. restrição.
  • D. transição.

SAP Solution Manager é uma solução integrada para gerenciamento do ciclo de vida de aplicações. Entre os processos fornecidos pelo SAP Solution Manager para facilitar a gestão de aplicações está o processo de gestão de serviço de TI (IT Service Management). Nesse processo,

  • A. a ocorrência de uma interrupção que impede que os usuários finais realizem suas tarefas na solução de TI requer que o usuário final descreva e priorize o incidente em um ticket. Nas soluções SAP, isso pode ser feito diretamente no aplicativo. Os dados de contexto são anexados automaticamente e o ticket é enviado para a central de serviços do SAP Solution Manager.
  • B. os incidentes que não possuem causas correlatas devem ser associados a mensagens de problema composto no SAP Solution Manager. Essas mensagens são analisadas pelo processo de gerenciamento de problemas, buscando identificar uma causa raiz comum aos incidentes desconexos.
  • C. o usuário pode fornecer suporte de primeiro nível, procurando uma solução existente nas fontes de solução do cliente e no banco de dados SAP Notes. Se o suporte de primeiro nível não conseguir resolver o incidente, o ticket é diretamente encaminhado pelo SAP Solution Manager para a função de suporte de TI do fornecedor do SAP.
  • D. o gestor de mudanças do SAP Solution Manager é a ferramenta usada para gerenciar incidentes de forma eficiente. Essa ferramenta possui uma interface unidirecional aberta para receber incidentes de outros sistemas de tickets, o que centraliza a solução de todos os incidentes.

Qual dos seguintes processos específicos de software, definidos pela norma ISO 12207, tem como propósito confirmar que o produto de software integrado atende os seus requisitos definidos?

  • A. Processo de Auditoria de Software (Software Audit).
  • B. Processo de Garantia da Qualidade de Software (Software Quality Assurance).
  • C. Processo de Teste de Qualificação de Software (Software Qualification Testing).
  • D. Processo de Validação de Software (Software Validation).

Em computação em nuvem, o modelo de plataforma como serviço (PaaS) determina o seguinte:

  • A. os usuários devem instalar as ferramentas de desenvolvimento nas máquinas virtuais alocadas pelo provedor.
  • B. a plataforma de hardware é fornecida como serviço para os usuários, que devem instalar o sistema operacional e outros sistemas de suporte.
  • C. os recursos de hardware do provedor são virtualizados e fornecidos como serviço por meio de uma plataforma baseada na Web.
  • D. o provedor é responsável por instalar e configurar as ferramentas de desenvolvimento e, ainda, fornecer aos usuários o acesso a elas via Web.

Em nuvens híbridas, a técnica de cloud bursting consiste em:

  • A. alocar recursos em uma nuvem privativa quando os recursos da nuvem pública se tornam muito caros ou se esgotam.
  • B. aplicar elasticidade horizontal para aumentar a quantidade de recursos disponíveis.
  • C. alocar recursos em uma nuvem pública quando os recursos da nuvem privativa se esgotam.
  • D. aplicar elasticidade vertical para aumentar a capacidade dos recursos alocados.

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  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
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