Questões de Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Durante o processo de desenvolvimento de software, considerando apenas o nível lógico de abstração de um sistema, diversas características são analisadas. Em relação a essas características, considere as seguintes afirmativas: 1. São dependentes de um determinado tipo de sistema computacional, porém independentes de produtos específicos. 2. São dependentes de um sistema computacional específico, como, por exemplo, linguagem específica, sistema gerenciador de banco de dados e hardware. 3. São independentes do ambiente computacional – hardware e software – no qual o sistema será implementado. 4. São dependentes das necessidades do negócio e dos usuários para os quais o sistema será implementado. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • E. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

O emprego de processamento paralelo pode expandir de maneira exponencial a capacidade de execução de operações, rotinas e tarefas, incluindo as consultas e atualizações de dados em SBDD (Sistemas de Banco de Dados Distribuídos). Quanto a esses sistemas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Um Sistema de Banco de Dados Distribuído possui um controle centralizado que depende de um único nó central.

( ) A inexistência de um nó central em um Sistema de Banco de Dados Distribuído dificulta a execução de consultas distribuídas.

( ) O critério de processamento de consultas distribuído em um SBDD estabelece que o desempenho de uma consulta deve ser independente do local no qual a consulta é submetida.

( ) Os nós de um Sistema de Banco de Dados Distribuído são geralmente instalados fisicamente em um único ponto central, para melhorar o desempenho.

( ) Um Sistema de Banco de Dados Distribuído é uma coleção de banco de dados locais que atuam como um único banco de dados lógico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – V – F – F.
  • B. F – F – V – V – F.
  • C. V – V – F – V – V.
  • D. F – F – V – F – V.
  • E. V – F – F – F – V.

Com o advento do B2B (e-business) e do B2C (e-commerce), e ainda das aplicações para a Web 2.0, a engenharia de software ganhou importância, pois as aplicações web normalmente adotam no desenvolvimento a arquitetura MVC (Model-View-Controller). Também conhecida como três camadas (three tier), ou multicamada, essa arquitetura:

  • A. não permite a utilização de ferramentas CASE para modelagem ou desenvolvimento.
  • B. faz uso da separação entre funções de bancos de dados, apresentação e regras de negócio.
  • C. é dependente do uso de ferramentas de gerência de projeto para o desenvolvimento de software.
  • D. somente deve ser utilizada em conjunto com o método de análise e projeto estruturado.
  • E. tem a finalidade de definir a linguagem de programação a ser utilizada para desenvolver o sistema.

O processo de desenvolvimento de software inicia-se na análise econômica, que avalia a viabilidade e o retorno do investimento, e estende-se até a manutenção do software, a qual, além de possibilitar o uso contínuo do software, também garante a evolução do mesmo através da implementação de novas funcionalidades. Considerando todo esse ciclo de vida do software, considere as seguintes afirmativas:

1. É na etapa de arquitetura que são definidas as interfaces entre o software a ser desenvolvido e os outros produtos de software, assim como também o hardware básico e o sistema operacional.

2. A atividade mais complexa e que consome mais recursos e tempo é a atividade de implementação, ou codificação.

3. A etapa de testes pode ser utilizada para finalizar o desenvolvimento, ficando o usuário responsável pela identificação de possíveis falhas.

4. A documentação elaborada deve tratar apenas das funcionalidades do software desenvolvido, deixando para os demais sistemas o registro das informações sobre as interfaces externas.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

A modelagem de um software é o processo pelo qual se idealiza a sua construção, buscando-se o entendimento desse software e a comunicação adequada da forma do produto final que será desenvolvido. Por isso, a maior complexidade nessa atividade é:

  • A. selecionar a linguagem de programação que será utilizada, para que o software seja desenvolvido com eficiência e produtividade.
  • B. optar pelo uso de ferramentas CASE, apesar do custo elevado, ou fazer todo o trabalho de forma manual, aumentando o esforço e o tempo necessários.
  • C. conseguir montar uma equipe que conheça os vários métodos aplicáveis à modelagem: Análise Estruturada, Análise Essencial ou UML.
  • D. obter o equilíbrio (trade off) entre a simplicidade, que favorece a comunicação, e a complexidade, que favorece a precisão do modelo.
  • E. selecionar e empregar métodos, técnicas e ferramentas de gerência de projetos adequados para o processo de software.

  • A. 4 – 3 – 5 – 2 – 1.
  • B. 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
  • C. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • D. 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
  • E. 4 – 3 – 5 – 1 – 2.

O processo de medição ajuda a entender o processo técnico e o próprio produto e capacita à quantificação e à administração do processo. Apesar de ser difícil medir o processo (engenharia de software) e o produto (software), o uso de medição é uma boa prática. Em relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A medição em geral é um processo comum na área de Engenharia em geral e portanto pode ser perfeitamente aplicada no processo de desenvolvimento de software. ( ) A medição ajuda a indicar a qualidade do produto e a produtividade da equipe, além de criar uma linha de base (baseline) para futuros planejamentos. ( ) Fazer uma medição correta é uma forma de reduzir o tempo necessário para os testes do software, uma vez que será reduzida a quantidade de erros. ( ) É recomendado utilizar somente medidas indiretas, mais simples, para possibilitar a redução do custo do desenvolvimento do software. ( ) A medição é fundamental para a atividade de planejamento, que pode utilizar métricas como a análise de ponto de função. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – V – F – F – V.
  • B. V – F – V – F – F.
  • C. F – F – V – V – F.
  • D. F – V – V – F – V.
  • E. V – F – F – V – V.

A Unidade Central de Processamento (UCP) dos computadores PC é formada pela unidade de controle e pela unidade de lógica e aritmética. São funções dessas unidades:

1. regular o tráfego de dados entre as células de memória e registradores.

2. realizar as operações lógicas e as operações de cálculo aritmético.

3. carregar, decodificar e executar as instruções de um programa armazenado na memória.

4. prover a interface de modo a permitir a introdução da informação a ser processada.

5. ler e escrever o conteúdo armazenado nas células de memória.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente os itens 2 e 4 são verdadeiros.
  • B. Somente os itens 1, 2 e 3 são verdadeiros.
  • C. Somente os itens 3, 4 e 5 são verdadeiros.
  • D. Somente os itens 1, 2, 3 e 5 são verdadeiros.
  • E. Somente os itens 1, 3, 4 e 5 são verdadeiros.

  • A. 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
  • B. 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
  • C. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • D. 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
  • E. 4 – 5 – 2 – 1 – 3.

Com relação à representação dos valores dos dados manipulados pela Unidade Central de Processamento (UCP) de um computador PC, é correto afirmar:

  • A. Um nibble é um arranjo de quatro bytes que pode ser endereçado pelos registradores AX, BX, CX e DX.
  • B. Um byte pode conter de dois a oito nibbles, dependendo do tipo de microprocessador utilizado.
  • C. Somente a representação do bit é possível pelo sistema de numeração binário, isto é, pelos dígitos zero (0) e um (1).
  • D. Os arranjos do tipo byte podem ser double e quad, representados por 16 e 32 bits, respectivamente.
  • E. Os valores do tipo word podem representar intervalos de números inteiros positivos e negativos.
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