Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Dependendo da fase em que se encontre o desenvolvimento, é necessário dar maior prioridade a determinadas atividades da engenharia de requisitos. Sobre a Priorização de Atividades na Gerência de Requisitos de Software, analise as seguintes afirmações.
I. Atividades de identificação de requisitos, elicitação das necessidades dos stakeholders e captura de um vocabulário comum devem ser priorizadas nas primeiras iterações de um desenvolvimento de software.
II. A revisão de requisitos é um exemplo de atividade de requisito, normalmente executada mais no final do desenvolvimento do software.
III. Uma atividade que deve ser executada após a primeira iteração do desenvolvimento é a atividade de priorizar requisitos. Esta atividade utiliza o resultado de uma outra atividade de requisitos que deve ser executada ainda no início do desenvolvimento de software, a análise de riscos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre Arquitetura de Software.
I. A arquitetura de um software representa a estrutura do sistema, ou seja, quais são os elementos do software, suas propriedades/serviços externos e como estes se relacionam.
II. São exemplos típicos de componentes de uma arquitetura de software: interface com o usuário (apresentação), lógica (regras) do negócio, comunicação e (armazenamento de) dados.
III. Cliente-servidor, repositório, invocação implícita e camadas são exemplos de arquiteturas de software.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre Implementação de Arquitetura em Camadas.
I. Um disseminado tipo de arquitetura de software é a Arquitetura em Camadas. Nessa arquitetura, os elementos estão dispostos em 3 camadas (apresentação, negócio e dados).
II. Na arquitetura em camadas, os elementos ficam dispostos um sobre o outro, como camadas de uma lasanha. O elemento que se encontra na camada acima utiliza os serviços do elemento da camada abaixo, e um elemento só se relaciona com o elemento da camada imediatamente acima e com o elemento da camada imediatamente abaixo, se houver.
III. Um dos objetivos dessa arquitetura é que mudanças na implementação dos serviços de uma camada não devem afetar as demais, desde que as interfaces dos serviços oferecidos pelas camadas não sejam alteradas.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre UML.
I. UML é uma linguagem de modelagem de propósito geral, que tem como objetivo exclusivo a modelagem software e é utilizada pelo Rational Unified Process (RUP).
II. Existem diversos diagramas UML que lidam com os modelos funcional, de objeto e dinâmico e de validação de um sistema.
III. UML é uma linguagem que prevê sua extensibilidade através do uso de perfis (profiles) e estereótipos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de Classes.
I. O diagrama de classes é um diagrama UML, que modela a estrutura estática do sistema.
II. Informações que estão contidas no diagrama de classes são as classes do sistema, seus atributos e métodos bem como as relações existentes entre as classes.
III. São exemplos de relações entre classes em um diagrama de classes: agregação, associação, composição e especialização.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de casos de uso.
I. Um diagrama de casos de uso é uma representação gráfica detalhada dos casos de uso de um sistema.
II. Atores, casos de uso e relacionamentos são exemplos de elementos mais comuns encontrados em um diagrama de casos de uso.
III. São exemplos de relacionamentos entre casos de uso: include e extend.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre CONFIGURAÇÃO E CONCEITOS RELACIONADOS A EQUIPAMENTOS ATIVOS DE REDE.
I. É possível utilizar um computador comum, que possua mais de uma interface de rede para atuar como roteador. Neste caso, uma das placas de rede deve possuir funcionalidades especiais para atuar como roteador, uma vez que, por se tratar de uma atividade que requer alto desempenho, a função de roteamento não pode ser feita, apenas, por um software executando no computador.
II. O roteamento no IP baseia-se exclusivamente no identificador de rede do endereço destino.
III. Atuando no nível físico, os repetidores, geralmente, interligam duas ou mais redes idênticas. Eles simplesmente recebem todos os pacotes de cada uma das redes que interligam e os repetem nas demais redes, sem realizar qualquer tratamento sobre tais pacotes.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
I, II e III.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre diagramas de interação UML.
I. Diagramas de interação são um subconjunto de digramas de comportamento. Diagramas de seqüência, de colaboração e de implantação são exemplos de diagramas de interação.
II. Diagramas de seqüência mostram como uma seqüência de eventos ocorre. Nesse tipo de diagramas, não há a noção de tempo/ordem de execução, sendo possível expressar a criação e a destruição de objetos, conforme os eventos ocorrem.
III. Diagramas de colaboração mostram as relações que existem entre os objetos bem como a ordem que mensagens transmitidas entre eles, através dessas relações.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre ARQUITETURA DE COMPUTADORES.
I. A unidade de controle é um dos principais componentes da CPU e responsável por realizar o processamento de dados como operação de soma e comparação de dados.
II. O barramento do computador estabelece a comunicação entre a CPU, memória principal e dispositivos de entrada e saída. Existem três tipos de barramento: barramento de controle; barramento de endereço e barramento de dados. As instruções de máquina são transmitidas através do barramento de controle.
III. Os registradores são utilizados para armazenamento de dados dentro da CPU.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I e III.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre ARQUITETURA E FUNCIONAMENTO DE COMPONENTES DA PLATAFORMA IBM-PC.
I. Externamente, o Pentium M opera de forma similar ao Pentium 4, transferindo quatro dados por pulso de clock. Esta técnica faz com que o barramento local tenha um desempenho quatro vezes maior do que o seu clock atual.
II. A cache é uma memória de armazenamento temporário, menor e mais rápida que a memória principal, usada para armazenar uma cópia de instruções ou dados da memória principal mais prováveis de serem requeridos pelo processador em um futuro próximo. Essas instruções e dados são obtidos automaticamente da memória principal. O Pentium IV possui cache L1 e cache L2.
III. Com o surgimento de processadores com barramentos maiores do que 133 Mhz, foi necessário desenvolver uma memória capaz de explorar este avanço. As memórias do tipo DDR-SDRAM supriram essa necessidade, pois enquanto as memórias SDRAM trabalham com um pulso por clock (um pulso a cada subida do sinal de clock), as memórias DDR-SDRAM trabalham com dois pulsos por clock (um pulso na subida do sinal de clock e um pulso na descida).
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...