Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Navegadores podem ser configurados para navegar na Internet através de um servidor proxy. Julgue as seguintes afirmações sobre configuração de navegadores (browsers) para utilização de um servidor proxy.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Apenas I.
Apenas I e III.
Apenas II.
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Julgue as seguintes afirmações sobre instalação e configuração de redes no Windows NT.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
Escolha a alternativa CORRETA considerando a tabela abaixo e a janela de definição de consultas, ao lado do MS Access.
Assinale a alternativa correta.
A consulta definida não está completa e, portanto, dará erro ao ser executada.
Ao executar a consulta a resposta exibida será:
C) Ao executar a consulta, a resposta exibida será:
Ao executar a consulta, a resposta exibida será:
Ao executar a consulta, a resposta exibida será:
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Julgue as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos.
I. Um dos pontos fortes da orientação a objetos é a possibilidade de utilizar conceitos mais intuitivos para modelar os sistemas, ao invés de funções ou instruções de máquina.
II. O principal conceito de orientação a objetos é o de Classe, que é a entidade que representa a abstração de uma função da programação funcional ou de um procedimento da programação imperativa.
III. Java, C# e Smalltalk são exemplos de linguagens orientadas a objetos.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Escolha a alternativa INCORRETA sobre os conceitos de programação orientada a objetos.
Dois importantes conceitos a serem observados no desenvolvimento orientado a objetos são: modularidade e reuso.
Normalmente a modularidade é diretamente proporcional à coesão.
Acoplamento é normalmente inversamente proporcional à modularidade.
Componentes (classes) com muitos serviços (métodos) e interfaces pequenas (poucos parâmetros) são exemplos de componentes coesos e fracamente acoplados.
Desenvolver sistemas mais reusáveis e modulares implica em um maior investimento. Porém, tal investimento pode ser recuperado com um menor custo de manutenção, que pode representar até 70% do custo durante a vida do software.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Julgue as seguintes afirmações sobre elementos de linguagens orientadas a objetos.
I. Construtores/inicializadores são operações especiais responsáveis por iniciar a execução de uma aplicação orientada a objetos.
II. Atributos são informações que definem as características que um objeto terá. Por exemplo, nome e cpf, para objetos que representem pessoas.
III. Métodos são responsáveis por definir qual será o comportamento dos objetos de uma classe. Em uma aplicação bancária típica, objetos que representam contas correntes teriam métodos como transferir, saldo e número.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III
Todas as afirmações.
Julgue as seguintes afirmações sobre a estrutura de dados básicas.
I. A implementação de listas lineares, utilizando ponteiros, oferece, geralmente, um mecanismo mais lento para acesso aos dados, se comparado com os vetores (arrays).
II. A implementação de listas lineares, utilizando vetores, oferece, geralmente, um mecanismo mais lento para remoção de dados, se comparado com os ponteiros.
III. Uma fila é uma lista linear em que todas as inserções são realizadas em um extremo da lista, e todas as retiradas e geralmente os acessos ocorrem no outro extremo da lista. A contrário da pilha, que necessita de um vetor (array) para sua implementação, a fila é sempre implementada, utilizando listas encadeadas.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas III.
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
Julgue as seguintes afirmações sobre a estrutura de dados árvore-B.
I. Uma árvore de busca multidirecional e balanceada, de ordem n, em que cada nó, com exceção da raiz da árvore, contém pelo menos n/2 (leia-se n dividido por 2) chaves, é chamada de árvore-B.
II. Apesar de ser uma árvore balanceada, a árvore-B pode conter nós folha (nós que não contêm filhos) em níveis diferentes da árvore.
III. As árvores-B são muito utilizadas como estrutura de armazenamento em sistemas de banco de dados.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I
Apenas II.
Apenas I e III
Apenas II e III.
Todas as afirmações
Julgue as seguintes afirmações sobre a técnica de acesso hash.
I. Cada registro armazenado é colocado em uma localização de memória, cujo endereço é computado como função de algum campo daquele registro.
II. A técnica hash promove um significativo aumento no tempo de acesso, apesar de consumir mais memória que as técnicas de acesso tradicionais, que utilizam tabelas.
III. Na técnica de acesso hash, a seqüência física de registros no arquivo armazenado é sempre igual à seqüência estabelecida pela chave primária.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas III.
Apenas I e III.
Apenas II e III
Todas as afirmações.
Julgue as seguintes afirmações sobre conhecimento de Internet para programadores.
I. Como o HTML, o XML usa marcadores (palavras envoltas pelos sinais '<' e '>') e atributos (na forma nome="valor"). Mas enquanto HTML especifica o que cada marcador e atributo significa, e em certas ocasiões como seu conteúdo aparecerá em um navegador, XML usa os marcadores apenas para delimitar os trechos de dados, deixando sua interpretação completamente a cargo da aplicação que os lê.
II. A Máquina Virtual Java (JVM) oferece mecanismos para aumentar a segurança e a portabilidade de aplicações desenvolvidas na linguagem Java.
III. PHP é uma linguagem de programação interpretada, muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico para a Internet. 8
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
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