Lista completa de Questões de Ciência Forense para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O corpo de um homem adulto, vítima de assalto, foi levado ao instituto médico-legal e, no exame, o perito médico legista relatou os seguintes achados: infiltração hemorrágica, coagulação do sangue, ferida de bordas afastadas no pescoço, escoriações com presença de crosta e equimoses.
Com referência a esse caso hipotético e ao diagnóstico diferencial entre lesões produzidas em vida ou depois da morte, julgue os itens seguintes.
Infere-se que o ferimento do pescoço, com as bordas afastadas, foi provocado em vida, em virtude da retração dos tecidos, uma vez que a capacidade retrátil do tecido do pescoço desaparece logo após a morte.
Em relação à perícia médico-legal, julgue os itens que se seguem.
A lesão corporal seguida de morte não se confunde com o homicídio culposo, pois, na primeira situação, chamada de homicídio preterdoloso, ocorre o dolo. Nesse caso, o autor tem a intenção de provocar a lesão corporal, mas não a morte da vítima.
Acerca de aspectos da medicina legal, assinale a alternativa correta.
No caso de um terremoto, caso uma viga de concreto caia sobre o tórax de uma pessoa, impedindo por completo os movimentos respiratórios, ocorre asfixia direta.
As queimaduras de primeiro grau atingem somente a derme, preservando as camadas subjacentes.
A ação de ácidos fortes sobre a pele humana destrói os tecidos e, no caso do ácido clorídrico, forma lesão amolecida grave de tom esbranquiçado.
A presença de pele anserina no cadáver significa que ocorreu afogamento.
As queimaduras de terceiro grau, quando atingem a polpa digital, destroem os dermoglifos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...