Lista completa de Questões sobre Teoria Política para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência Política - Teoria Política - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2017
A partir das informações do texto, analise as afirmativas.
I - O modelo contratualista apresenta uma contraposição entre um estado de natureza (pré-político) e um estado civil (político).
II - O estado de natureza, para Thomas Hobbes, é caracterizado como uma guerra de todos contra todos.
III - Na concepção lockeana do contrato social, a propriedade privada não constitui um direito inviolável.
IV - Para Rousseau, no pacto social, o indivíduo abdica de sua liberdade em prol da segurança de sua vida.
Está correto o que se afirma em
Aristóteles define duas espécies de justiça: uma relativa à aplicação de penas e estabelecimento de compensações; e outra que cuida da distribuição dos bens e das honras.
Essas duas espécies de justiça recebem o nome, respectivamente, de
Alguns filósofos formularam teorias que pensam o papel do Estado segundo o contrato social. Trata-se de supor como hipótese a passagem de um momento da humanidade no qual os indivíduos se relacionam uns com os outros sem o intermédio das leis positivas para o momento posterior em que haja um governo político arbitrando a convivência humana.
Supõe-se assim que essa passagem de um estado de natureza para um estado civil seja operada por um contrato ou pacto originário, não se tratando de uma descrição histórica de como surgiram as organizações políticas atuais, mas sim de um argumento político que visa a demonstrar como a autoridade política de um governo e de seus servidores deve sua legitimidade, fundamentalmente,
Para muitos teóricos, o Bem comum só se realiza no âmbito do Estado.
Nesse sentido, Bem comum é entendido como
Considerando V para verdadeiro e F para falso, analise as afirmações abaixo acerca da Teoria Geral do Estado e assinale a alternativa correta.
( ) A Teoria Geral do Estado corresponde à parte geral do Direito Constitucional. Não é uma ramificação, mas o próprio tronco deste ramo eminente do direito público.
( ) A Teoria Geral do Estado, na sua exata conceituação, compreende um conjunto de ciências aplicadas a compreensão do fenômeno estatal, destacando-se principalmente a Sociologia, a Política e o Direito. Daí o seu desdobramento, geralmente aceito, em Teoria Social do Estado, Teoria Política do Estado e Teoria Jurídica do Estado.
( ) Teoria social do estado: quando justifica as finalidades do governo em razão dos diversos sistemas de cultura.
( ) Teoria política do estado: quando analisa a gênese e o desenvolvimento do fenômeno estatal, em função dos fatores históricos, sociais e econômicos.
( ) Teoria jurídica do estado: quando estuda a estrutura, a personificação e o ordenamento legal do Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No que se refere à legitimidade, às dimensões do poder, ao Estado e à sociedade, julgue os itens a seguir. Muitos debates acerca da capacidade estatal valorizam o grau de autonomia do Estado perante a sociedade civil. Nesse sentido, o conceito de autonomia inserida do Estado pressupõe a capacidade de o Estado infiltrar-se na sociedade, sem, entretanto, construir relações com grupos específicos.
No que se refere à legitimidade, às dimensões do poder, ao Estado e à sociedade, julgue os itens a seguir. O conjunto de burocracias e o sistema legal são dimensões diferentes do Estado contemporâneo que não se inter-relacionam, o que propicia a atuação livre do burocrata que atua com desvio de finalidade.
Na democracia deliberativa, a ideia de governo do povo é esvaziada na medida em que cabe, sobretudo, aos cidadãos comuns formar o governo de forma deliberativa, mas não dele participar.
A respeito da teoria política, julgue os itens subsecutivos. A partir de uma abordagem marxista, Antonio Gramsci reforçou o sentido da ação política subordinada às forças materiais e enfatizou a supremacia da estrutura econômica sobre a superestrutura ideológica.
A respeito da teoria política, julgue os itens subsecutivos. O pluralismo pode ser definido como um sistema de representação de interesses em que o Estado é neutro e servidor do eleitorado, apesar de gozar de certa autonomia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...