Lista completa de Questões de Comércio Internacional da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No direito antitruste brasileiro, a regra da razão ou da razoabilidade (rule of reason) significa
a aplicação do princípio da proporcionalidade no direito econômico, de acordo com seus subprincípios: adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.
a aplicação da norma com base na racionalidade do agente econômico, que responde a estímulos por meio de estratégias que avaliam o comportamento dos demais agentes de acordo com a teoria dos jogos.
o abrandamento da ilicitude dos atos de concentração e das práticas anticompetitivas, visto que algumas operações e condutas, ainda que restrinjam a concorrência, podem trazer efeitos benéficos ou ganhos de eficiência.
o abrandamento da ilicitude somente dos atos de concentração, visto que algumas operações, ainda que restrinjam a concorrência, podem trazer efeitos benéficos ou ganhos de eficiência.
o abrandamento da ilicitude somente das práticas anticompetitivas, visto que algumas condutas, ainda que restrinjam a concorrência, podem trazer efeitos benéficos ou ganhos de eficiência.
É providência prévia ao processo de negociação dos documentos contratuais de financiamento externo para todos os mutuários
a protocolização, na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, da autorização para concessão de garantia do Tesouro Nacional para contratação de operação de crédito externo.
a obtenção de autorização da Presidência da República.
a solicitação de credenciamento no Banco Central.
a análise da viabilidade do projeto pelo Congresso Nacional.
a abertura de processo no Ministério da Fazenda.
No processo de financiamento externo, a carta-consulta é caracterizada como
relatório com a solicitação de recursos externos, que deve ser encaminhado diretamente para a organização internacional.
documento no qual estão descritos as ações e os custos previstos na execução de projetos com recursos externos e de contrapartida local.
ofício contendo a solicitação de parecer, que deve ser encaminhado ao Banco Central.
diploma legal, no qual é autorizada a realização do financiamento.
relatório técnico externo, que apresenta parecer aprovado acerca da viabilidade do projeto.
Compõem o grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.
a Cooperação Andina de Fomento e o Fundo Unilateral de Investimentos.
o Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura e a Organização para a Alimentação e a Agricultura.
O BID concede empréstimos a instituições financeiras intermediárias ou entidades similares para financiamento de projetos multissetoriais. Esse tipo de financiamento é denominado
linhas de crédito condicionais (conditional credit lines CCLIP).
empréstimos para projetos específicos (loan for specific projects).
empréstimos de crédito global (global credit loans).
empréstimos para programas de obras múltiplas (loan for multiple works programs).
Julgue os itens a seguir, relativos ao MERCOSUL. O MERCOSUL não é uma organização supranacional, razão pela qual as normas emanadas dos seus órgãos não têm caráter obrigatório nem aplicação direta; para ter eficácia, elas devem ser incorporadas formalmente no ordenamento jurídico dos Estados-membros.
Julgue os itens a seguir, relativos ao MERCOSUL. Visando à solução de controvérsias no âmbito do MERCOSUL, os particulares podem peticionar diretamente ao Tribunal Arbitral Ad Hoc e ao Tribunal Permanente de Revisão.
Julgue os itens a seguir, relativos ao MERCOSUL. Cabe ao Conselho do MERCOSUL, órgão superior composto pelos ministros das Relações Exteriores e os da Economia dos Estados-partes, conduzir a política do processo de integração e tomar decisões destinadas a assegurar o cumprimento dos objetivos e prazos estabelecidos para a constituição definitiva do MERCOSUL.
A respeito do sistema multilateral de comércio, julgue os itens a seguir.
O princípio de tratamento nacional constante do Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços e do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio proíbe a adoção de qualquer medida discriminatória entre bens, serviços e(ou) prestadores de serviços estrangeiros e bens, serviços e(ou) prestadores de serviços nacionais.
A respeito do sistema multilateral de comércio, julgue os itens a seguir.
O artigo do Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços relativo ao princípio da nação mais favorecida faz referência a um anexo no qual constam as exceções ao referido princípio que foram negociadas para cada país durante a negociação do acordo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...