Lista completa de Questões de Comércio Internacional da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas:
I. O agente marítimo tem como função, entre outras, providenciar a venda de espaço do navio para transporte de carga e o planejamento de embarque e desembarque.
II. O "Nom Vessel Operating Common Carrier" – NVOCC tem como principal característica não possuir nenhum navio.
III. O "Nom Vessel Operating Common Carrier" – NVOCC tem como característica principal possuir navios com rotas para os principais portos mundiais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s
I
I e III
II
I e II
N.R.A.
No Transporte Rodoviário temos mercadorias que são consideradas perigosas. Essas mercadorias são materiais ou substâncias que podem causar danos a pessoas e ao meio ambiente e necessitam de um transporte com equipamentos especiais. Qual das mercadorias abaixo NÃO é considerada um produto perigoso e não precisa de equipamentos especiais para ser transportada?
Óleo diesel.
Oxigênio comprimido.
Cloreto de Sódio.
Nitrato de Potássio.
Cartuchos para armamento.
Toda companhia de importação e/ou exportação queixa-se da grande quantidade de documentos necessários para viabilizar a respectiva operação. Quais documentos abaixo são necessários para os processos de importação ou exportação via marítima?
Bill Of Landing e Conhecimento Rodoviário
Comercial Invoice e Conhecimento Rodoviário.
Proforma Invoice e Conhecimento Rodoviário.
Nota Fiscal e Conhecimento Rodoviário.
Proforma Invoice e Bill of Landing.
Qual o Regime Aduaneiro especial que permite a importação de bens com suspensão de pagamento de impostos, desde que permaneça no país por um prazo inferior a 180 dias?
Admissão Temporária.
Entreposto Aduaneiro.
Depósito Afiançado.
Depósito Franco.
Draw Back.
O prazo máximo entre a contratação e a liquidação do câmbio nas exportações é de:
360 dias na fase pré embarque mais 210 dias após o embarque.
360 dias na fase pré embarque mais 180 dias após o embarque.
210 dias na fase pré embarque mais 210 dias após o embarque.
210 dias na fase pré embarque mais 360 dias após o embarque.
180 dias na fase pré embarque mais 180 dias após o embarque.
Considera-se medidas salvaguardas:
Estabelecimento de quotas para compras.
Vendas sem limites de quantidade.
Vendas diretas.
Dunping.
Fidelização de fornecedores.
A prática de se contratar o seguro para mercadorias no comércio exterior é um procedimento que vem crescendo ano após ano. Os seguros possuem uma legislação própria e são regulados pelos seguintes órgãos:
Polícia Federal e Banco Central.
Camex e Secex.
Susep e CNSP.
Susep e Banco Central.
CNSP e Camex.
Sobre Seguros podemos afirmar:
I. É considerado como objetivo do seguro até o limite da segurança contratada, e de acordo com as condições contratuais, o pagamento de indenizações ao segurado por prejuízos ocorridos e comprovados decorrentes dos riscos cobertos.
II. O Seguro de Crédito a exportação é comercializado no país pela Sociedade Brasileira de Crédito e Exportação.
III. Os riscos cobertos pelo seguro de crédito à exportação são os riscos comercial, político e extraordinário.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Ie II
II e III
I e III
I, II e III
N.R.A.
Analise as afirmativas:
I. As zonas de processamento de exportação, depósito franco e área de livre comércio são considerados regimes aduaneiros criados para atender determinadas situações econômicas de pólos regionais.
II. Os produtos originários da zona franca de Manaus e da área aduaneira da Terra do Fogo, que entram no Mercosul obedecem à respectiva legislação deste mercado.
III. A margem de preferência é o princípio onde as alíquotas aplicadas dentro da zona de livre comércio são sempre diferentes e inferiores àquelas praticadas com países fora da zona livre de comércio.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Ie II
I e III
II e III
III
I, II e III
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