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Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os próximos itens. No jornalismo contemporâneo, a seleção e a edição das notícias seguem padrões objetivos, transparentes e desprovidos de subjetividade, a qual caracterizava o antigo jornalismo opinativo, em que predominavam a interpretação e a opinião sobre os fatos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
A citação de informação veiculada pela emissora de TV mencionada é um recurso jornalístico chamado inside information, ou seja, informação de outras mídias.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os próximos itens. Por sua agilidade, o rádio é o veículo que transmite a informação em primeira mão. Como os aspectos mais importantes da notícia são a instantaneidade e o ineditismo, o jornal impresso tem deixado de selecionar como notícia informações que já foram veiculadas no rádio ou na TV.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
As declarações textuais presentes no texto seguem rigorosamente os critérios de redação jornalística. Todas elas se enquadram na categoria de afirmações de grande impacto, por seu conteúdo inédito e caráter inusitado. Assim, nenhuma delas poderia ser redigida de forma indireta.
São etapas de divulgação de eventos:
(1) Entrevistas em programas de rádio e televisão
(2) Envio de artigos para editorias de opinião dos jornais e/ou revistas
(3) Elaboração da programação jornalística do evento
(4) Envio de release padrão para os jornais
(5) Entrevista coletiva do responsável pelo evento
(6) Seleção de seções e colunas que podem se interessar pelo evento
(7) Preparar as formas de obtenção de espaços nos meios de comunicação
A ordem numérica CORRETA dessas etapas é:
3 - 1 - 5 - 4 - 7 - 2 - 3
4 - 3 - 2 - 7 - 6 - 5 - 1
5 - 1 - 3 - 4 - 7 - 6 - 2
7 - 4 - 6 - 5 - 1 - 2 - 3
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os próximos itens. Na edição de uma reportagem para TV, sobre a sessão do plenário da CLDF, deve-se destacar mais a seqüência das imagens do que a gravação sonora, pois, nesse caso, em particular, boas imagens valem mais do que palavras.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
A expressão Amorim adotou um tom bastante conciliador (l.12) é uma barriga, ou seja, informação de bastidores.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os próximos itens. Pelos critérios do newsmaking, a noticiabilidade do fato está associada ao critério de facilidade de obtenção da informação. Por essa razão, os comitês de imprensa são imprescindíveis para os jornais.
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
As fontes jornalísticas utilizadas pelo repórter no texto acima são todas do tipo oficial, ou seja, são representantes de órgãos governamentais.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Segundo pesquisas recentes, o rádio, presente em mais de 85% dos lares brasileiros, é ouvido por mais de 99% das pessoas. Com difusão tão ampla, é um dos principais canais de comunicação de massa e seu noticiário deve ser adaptado às características próprias desse veículo e de seus ouvintes. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. A programação da radiorrevista, cujo conteúdo tende a ser mais leve e descontraído, pode incorporar músicas e temas como cultura e lazer.
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