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As assessorias de imprensa são importantes aliadas da comunicação, capazes de auxiliar na comunicação estratégica das organizações com seus públicos, por meio da imprensa. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
Por mais eficiente que seja o trabalho da assessoria de imprensa, a decisão final de publicar a matéria apurada sobre a organização, seu destaque e o momento de publicação é de responsabilidade exclusiva do editor do veículo de comunicação. A assessoria de imprensa pode apenas sugerir a publicação da notícia sobre a empresa.
A respeito dos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os itens a seguir.
A noticiabilidade de um fato, de acordo com o enfoque do jornalismo, diz respeito à intuição do bom jornalista sobre a repercussão de um evento ou acontecimento na sociedade, desde que ele possa tornar-se público.
A comunicação de uma empresa faz parte de sua competitividade no mercado globalizado, aspecto que tem sido relegado a segundo plano por diversas organizações. A respeito do papel da comunicação nas empresas, julgue os itens subseqüentes.
A comunicação institucional de uma empresa, por sua amplitude de objetivos e públicos, é algo que supera a assessoria de imprensa, embora esta seja um instrumento importante no relacionamento com a mídia.
No livro A prática da reportagem, Ricardo Kotscho faz algumas considerações sobre a especialização dos jornalistas dentro das redações. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde às colocações do autor.
As nove áreas clássicas de especialização da reportagem são: Cidade, Polícia, Política, Economia, Educação e Saúde, Ciência e Tecnologia, Esportes, Artes e Espetáculos.
O repórter de "geral" atua quando há um caso não previsto no organograma ou quando os repórteres especializados estão todos ocupados.
A reportagem social, no Brasil, equivale à apuração para as colunas sociais, que investigam a vida da alta sociedade.
É na editoria de Polícia que o leitor encontra o Brasil real, o reverso do Brasil oficial dos gabinetes, decretos e discussões teóricas.
Ao narrar suas experiências no dia-a-dia, Ricardo Kotscho diz que o que realmente diferencia um jornal do outro (e, em conseqüência, um repórter do outro) é a sua capacidade de transformar pequenos fatos que fazem o dia-adia da cidade, do país e do mundo em matérias boas de ler.
De acordo com o autor citado, é correto afirmar, EXCETO:
Em média um jornal cobre cem assuntos por dia, e não há pauteiro, por mais genial que seja, capaz de criar cem pautas brilhantes para atender todos os repórteres.
O crescimento dos jornais e das redações tornou necessária a instituição da pauta, principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias.
Apesar da instituição da pauta, cultivar "fontes" e garimpar bons assuntos, além de se manter sempre ligado, são formas de produzir boas matérias.
A pauta deve ser sempre cumprida. Ela contém as perguntas a serem feitas. Você deve evitar sempre fazer perguntas que não constem da pauta.
Falando sobre as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina, citando Juarez Bahia, no livro "Notícia - Um produto a venda", define formulações da mensagem na estrutura do jornal. Numere os termos da 1ª coluna de acordo com o sentido correspondente de cada um, representado na 2ª coluna, respeitando as definições da autora:
Ainda explicando as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina fala sobre o tratamento da cultura de massa dentro do jornal. Considerando a obra citada, coloque nos parênteses V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
A identificação correta das afirmativas, pela ordem, está na opção:
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando os tipos de matérias veiculadas em jornais empresariais, segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, Francisco
Gaudêncio Torquato do Rego: A numeração CORRETA encontrada é:
Segundo Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, as publicações jornalísticas empresariais detêm algumas características específicas. Assinale a afirmativa CORRETA:
As publicações empresariais, enquanto veículos jornalísticos, devem ter periodicidade, isto é, devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares.
Para assumir seu atributo de universalidade, essas publicações não devem apresentar informações sobre áreas ou programas da empresa.
Toda mensagem de interesse da comunidade deve ser objeto de informação das publicações empresariais.
Nas publicações empresariais, o critério menos válido para determinar o conceito de notícia na empresa é a própria política empresarial.
Ainda segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, a comunicação da empresa com seus públicos interno e externo deve seguir alguns princípios. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Para comunicar-se com o ambiente externo, as empresas geralmente usam uma série de veículos que não são, em sua maioria, da área jornalística: relatórios, balanços, folhetos promocionais, "folders" e manuais.
Os jornais, revistas e boletins não constituem os principais canais de comunicação da empresa com os públicos externos.
Jornais, revistas e boletins são apropriados para a comunicação da empresa com a sua comunidade.
As publicações internas não são os instrumentos mais apropriados para resolver problemas gerados pela burocratização e não estabelecem pontes informais entre os empregados.
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