Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As assessorias de imprensa são importantes aliadas da comunicação, capazes de auxiliar na comunicação estratégica das organizações com seus públicos, por meio da imprensa. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Por mais eficiente que seja o trabalho da assessoria de imprensa, a decisão final de publicar a matéria apurada sobre a organização, seu destaque e o momento de publicação é de responsabilidade exclusiva do editor do veículo de comunicação. A assessoria de imprensa pode apenas sugerir a publicação da notícia sobre a empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os itens a seguir.

A noticiabilidade de um fato, de acordo com o enfoque do jornalismo, diz respeito à intuição do bom jornalista sobre a repercussão de um evento ou acontecimento na sociedade, desde que ele possa tornar-se público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação de uma empresa faz parte de sua competitividade no mercado globalizado, aspecto que tem sido relegado a segundo plano por diversas organizações. A respeito do papel da comunicação nas empresas, julgue os itens subseqüentes.

A comunicação institucional de uma empresa, por sua amplitude de objetivos e públicos, é algo que supera a assessoria de imprensa, embora esta seja um instrumento importante no relacionamento com a mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No livro A prática da reportagem, Ricardo Kotscho faz algumas considerações sobre a especialização dos jornalistas dentro das redações. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde às colocações do autor.

  • A.

    As nove áreas clássicas de especialização da reportagem são: Cidade, Polícia, Política, Economia, Educação e Saúde, Ciência e Tecnologia, Esportes, Artes e Espetáculos.

  • B.

    O repórter de "geral" atua quando há um caso não previsto no organograma ou quando os repórteres especializados estão todos ocupados.

  • C.

    A reportagem social, no Brasil, equivale à apuração para as colunas sociais, que investigam a vida da alta sociedade.

  • D.

    É na editoria de Polícia que o leitor encontra o Brasil real, o reverso do Brasil oficial dos gabinetes, decretos e discussões teóricas.

Ao narrar suas experiências no dia-a-dia, Ricardo Kotscho diz que o que realmente diferencia um jornal do outro (e, em conseqüência, um repórter do outro) é a sua capacidade de transformar pequenos fatos que fazem o dia-adia da cidade, do país e do mundo em matérias boas de ler.

De acordo com o autor citado, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    Em média um jornal cobre cem assuntos por dia, e não há pauteiro, por mais genial que seja, capaz de criar cem pautas brilhantes para atender todos os repórteres.

  • B.

    O crescimento dos jornais e das redações tornou necessária a instituição da pauta, principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias.

  • C.

    Apesar da instituição da pauta, cultivar "fontes" e garimpar bons assuntos, além de se manter sempre ligado, são formas de produzir boas matérias.

  • D.

    A pauta deve ser sempre cumprida. Ela contém as perguntas a serem feitas. Você deve evitar sempre fazer perguntas que não constem da pauta.

Falando sobre as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina, citando Juarez Bahia, no livro "Notícia - Um produto a venda", define formulações da mensagem na estrutura do jornal. Numere os termos da 1ª coluna de acordo com o sentido correspondente de cada um, representado na 2ª coluna, respeitando as definições da autora:

  • A. 3,2,4,1
  • B. 2,4,1,2
  • C. 3,1,4,2
  • D. 4,2,1,3

Ainda explicando as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina fala sobre o tratamento da cultura de massa dentro do jornal. Considerando a obra citada, coloque nos parênteses V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:

A identificação correta das afirmativas, pela ordem, está na opção:

  • A. V,V,F,V
  • B. F,V,V,F
  • C. V,F,F,V
  • D. V,V,V,F

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando os tipos de matérias veiculadas em jornais empresariais, segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, Francisco

Gaudêncio Torquato do Rego: A numeração CORRETA encontrada é:

 

  • A. 3,2,4,1
  • B. 4,2,1,3
  • C. 3,1,4,2
  • D. 2,4,3,1

Segundo Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, as publicações jornalísticas empresariais detêm algumas características específicas. Assinale a afirmativa CORRETA:

  • A.

    As publicações empresariais, enquanto veículos jornalísticos, devem ter periodicidade, isto é, devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares.

  • B.

    Para assumir seu atributo de universalidade, essas publicações não devem apresentar informações sobre áreas ou programas da empresa.

  • C.

    Toda mensagem de interesse da comunidade deve ser objeto de informação das publicações empresariais.

  • D.

    Nas publicações empresariais, o critério menos válido para determinar o conceito de notícia na empresa é a própria política empresarial.

Ainda segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, a comunicação da empresa com seus públicos interno e externo deve seguir alguns princípios. Assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    Para comunicar-se com o ambiente externo, as empresas geralmente usam uma série de veículos que não são, em sua maioria, da área jornalística: relatórios, balanços, folhetos promocionais, "folders" e manuais.

  • B.

    Os jornais, revistas e boletins não constituem os principais canais de comunicação da empresa com os públicos externos.

  • C.

    Jornais, revistas e boletins são apropriados para a comunicação da empresa com a sua comunidade.

  • D.

    As publicações internas não são os instrumentos mais apropriados para resolver problemas gerados pela burocratização e não estabelecem pontes informais entre os empregados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...