Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à administração jornalística, julgue os itens seguintes.
Uma das exigências legais para que um veículo de comunicação impressa dê início às suas edições e as publique, é a obtenção de licença específica junto à autoridade federal, estadual ou municipal competente.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das características e potencialidades da voz para a produção audiovisual, julgue os itens de 107 a 116.
Para uma correta ênfase vocal na apresentação de programas no rádio e na televisão, é dispensável que o locutor bem treinado compreenda as implicações e significados aparentes do conteúdo transmitido.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguir, relativos a locução.
A compreensão do texto lido em voz alta é fundamental para o desenho da entonação e a definição dos pontos de ênfase do texto, independentemente das características do timbre do locutor.
No jornalismo, convencionou-se que uma notícia, para ser considerada analítica (completa) precisa seguir a fórmula: 3Q+O+P+C = NA, ou seja, deve responder às perguntas clássicas: Quem? Que? Quando? Onde? Por quê? Como? A esse esquema chamamos de lead, que podem ser classificados de diversas formas. Qual das alternativas abaixo contém informações incorretas sobre lead?
O Lead Flash apresenta todos os fatos da notícia em forma de história. Ao longo desse relato, relembra o leitor de informações importantes e essenciais para a compreensão da notícia em forma de pequenos flashes.
O Lead-Chavão, apesar de ser pouco usado, é aquele que cita um slogan ou ditado popular.
O Lead-Contraste é aquele que apresenta fatos diferentes e antagônicos entre si.
O Lead-Pessoal é aquele que fala diretamente ao leitor
O Lead-Documentário contém informações que servem como base histórica pra determinado assunto.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da compactação de imagens e envio de arquivos, julgue os itens que se seguem.
Para o envio do arquivo para a gráfica, a conversão RGB/CMYK deve ser feita levando-se em consideração que não existe perfil CMYK genérico. O perfil deve ser fornecido pela gráfica, que deve indicar o perfil da impressora de prova ou fazer, ela mesma, a conversão.
Considerando os softwares mais utilizados nos departamentos de arte, em jornalismo, julgue os próximos itens.
Um dos softwares mais robustos, o AVID Media Composer tem como principais finalidades a animação e a finalização de objetos 2D.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à evolução dos meios e das tecnologias da comunicação, julgue os itens que se seguem.
Convencionou-se denominar versão beta a versão de software que ainda não esteja finalizado e que, por isso, não tenha condições de ser utilizado.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Foi um dos analistas do fenômeno da indústria cultural. Para ele, a obra de arte reproduzível pode ter perdido sua aura e autonomia, mas tornou-se acessível a mais pessoas. Em sua principal obra, afirmou: A reprodutibilidade técnica da obra de arte modifica a relação da massa com a arte. O autor referenciado acima é:
Pierre Levy
Edgar Morin
Walter Benjamin
Theodor Adorno
Michel Foucault
Uma empresa solicita a uma gráfica a impressão de um cartaz a quatro cores em papel de alta qualidade. A gráfica aconselha o uso de papel revestido, porque ele é liso, com alta alvura, boa opacidade e microporosidade para que a tinta fique na superfície impressora. O papel que tem essas características é o papel
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à produção de cenários e à seleção de elenco para programas veiculados em mídias digitais, julgue os itens seguintes.
A contratação do elenco é tarefa que exige a realização de planejamento prévio, do qual resulte plano em que constem tanto alternativas de composição quanto limites de horários e salários, estabelecidos por meio de negociações com o produtor executivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...