Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de identidade visual e suas correlações, julgue os itens subsequentes.

A arquitetura da informação é o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, uma instituição ou um serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de proteção e limpeza de equipamentos de vídeo, julgue os itens que se seguem.

Para se retirar areia das lentes das câmeras, recomenda-se a utilização de flanela ou de tecido fino de fibras sintéticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na figura acima, que representa um esboço de um gráfico de níveis de sinais compostos de acordo com o padrão NTSC em relação ao tempo, em que 140 IRE equivalem a 1 V, julgue os itens a seguir.

O burst, pacote de referência para a subportadora de croma, tem excursão total de 20 IRE.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação a formatos de tela, julgue os próximos itens.

De acordo com o sistema Secam, 1060i é um formato HDTV.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas organizações, julgue os itens seguintes.

Relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, marketing social, marketing cultural, publicidade e editoração são instrumentos de comunicação institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Aplicada ao jornalismo, a “lei das três fontes” determina ser necessário ouvir as versões de três fontes diferentes sobre um fato, porque assim é possível

  • A.

    conseguir uma quantidade maior de detalhes, o que enriquece a matéria.

  • B.

    demonstrar que existem opiniões diferentes, fazendo o leitor decidir quanto a uma delas.

  • C.

    oferecer ao leitor diferentes abordagens, uma das quais deverá estar correta.

  • D.

    ressaltar as discrepâncias entre as versões, para que o leitor decida qual é a certa.

  • E.

    verificar o que é comum a todas, assim chegar mais perto da verdade dos fatos.

Editorial é um gênero jornalístico, cuja forma é a de um texto que explica e julga um fato importante, formulado de acordo com a linha ideológica do meio de comunicação. Entre os tipos mais comuns estão os editoriais explicativos, os de opinião, os interpretativos, os de convencimento e os de ação. Estes últimos se caracterizam por:

  • A.

    introduzir causas, efeitos, conjecturas etc.

  • B.

    dispor as argumentações e contrargumentações sobre os fatos.

  • C.

    induzir o conhecimento e a percepção genérica dos fatos.

  • D.

    expressar claramente uma opinião favorável ou desfavorável.

  • E.

    induzir o leitor a ações e a tomada de posição diante dos fatos.

Acerca de comunicação pública e jornalismo público, julgue os itens a seguir.

O jornalismo público (public journalism ou civic journalism), estritamente caracterizado como movimento que evita atribuir às notícias um caráter mercadológico, surgiu inicialmente como ferramenta de relações públicas das empresas petrolíferas, após o crack da bolsa de valores dos Estados Unidos da América, no final da década de 20 do século passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na legislação brasileira referente a comunicação social, julgue os itens que se seguem.

A fragmentação é um dos principais problemas do atual marco regulatório brasileiro na área da comunicação, não só pela separação estabelecida entre telecomunicações e radiodifusão, mas também pela divisão da competência, entre o Poder Legislativo e o Executivo, para a outorga, e, entre o Judiciário e o Legislativo, para a cassação das concessões.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tecnologias de comunicação, desde as mais tradicionais — telefonia, rádio, televisão — às mais recentes — computador, cabo de fibra óptica, satélite, Internet — constituem-se, hoje, espécies de revestimento histórico, porque se configuram como parte integrante do próprio entrelaçamento social, ou seja, como infraestrutura em torno da qual ocorre a sociabilidade contemporânea.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na atualidade, a grande marca da cultura midiática é a produção comunicacional de massa, ou seja, de larga escala, para grandes públicos, cada vez menos segmentada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...