Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de identidade visual e suas correlações, julgue os itens subsequentes.
A arquitetura da informação é o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, uma instituição ou um serviço.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de proteção e limpeza de equipamentos de vídeo, julgue os itens que se seguem.
Para se retirar areia das lentes das câmeras, recomenda-se a utilização de flanela ou de tecido fino de fibras sintéticas.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na figura acima, que representa um esboço de um gráfico de níveis de sinais compostos de acordo com o padrão NTSC em relação ao tempo, em que 140 IRE equivalem a 1 V, julgue os itens a seguir.
O burst, pacote de referência para a subportadora de croma, tem excursão total de 20 IRE.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Ainda com relação a formatos de tela, julgue os próximos itens.
De acordo com o sistema Secam, 1060i é um formato HDTV.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas organizações, julgue os itens seguintes.
Relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, marketing social, marketing cultural, publicidade e editoração são instrumentos de comunicação institucional.
Aplicada ao jornalismo, a lei das três fontes determina ser necessário ouvir as versões de três fontes diferentes sobre um fato, porque assim é possível
conseguir uma quantidade maior de detalhes, o que enriquece a matéria.
demonstrar que existem opiniões diferentes, fazendo o leitor decidir quanto a uma delas.
oferecer ao leitor diferentes abordagens, uma das quais deverá estar correta.
ressaltar as discrepâncias entre as versões, para que o leitor decida qual é a certa.
verificar o que é comum a todas, assim chegar mais perto da verdade dos fatos.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Editorial é um gênero jornalístico, cuja forma é a de um texto que explica e julga um fato importante, formulado de acordo com a linha ideológica do meio de comunicação. Entre os tipos mais comuns estão os editoriais explicativos, os de opinião, os interpretativos, os de convencimento e os de ação. Estes últimos se caracterizam por:
introduzir causas, efeitos, conjecturas etc.
dispor as argumentações e contrargumentações sobre os fatos.
induzir o conhecimento e a percepção genérica dos fatos.
expressar claramente uma opinião favorável ou desfavorável.
induzir o leitor a ações e a tomada de posição diante dos fatos.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de comunicação pública e jornalismo público, julgue os itens a seguir.
O jornalismo público (public journalism ou civic journalism), estritamente caracterizado como movimento que evita atribuir às notícias um caráter mercadológico, surgiu inicialmente como ferramenta de relações públicas das empresas petrolíferas, após o crack da bolsa de valores dos Estados Unidos da América, no final da década de 20 do século passado.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na legislação brasileira referente a comunicação social, julgue os itens que se seguem.
A fragmentação é um dos principais problemas do atual marco regulatório brasileiro na área da comunicação, não só pela separação estabelecida entre telecomunicações e radiodifusão, mas também pela divisão da competência, entre o Poder Legislativo e o Executivo, para a outorga, e, entre o Judiciário e o Legislativo, para a cassação das concessões.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
As tecnologias de comunicação, desde as mais tradicionais telefonia, rádio, televisão às mais recentes computador, cabo de fibra óptica, satélite, Internet constituem-se, hoje, espécies de revestimento histórico, porque se configuram como parte integrante do próprio entrelaçamento social, ou seja, como infraestrutura em torno da qual ocorre a sociabilidade contemporânea.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na atualidade, a grande marca da cultura midiática é a produção comunicacional de massa, ou seja, de larga escala, para grandes públicos, cada vez menos segmentada.
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