Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos aos transmissores e retransmissores de rádio e TV.
Nos transmissores de TV analógicos, a interligação de transmissor à antena deve ser feita com linhas de transmissão do tipo coaxial.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à terminologia usual na edição de imagens em jornalismo (hard news), julgue os próximos itens.
No VT finalizado, é recomendável que o canal de áudio 1 (off e sonoras) module de forma idêntica ao canal de áudio 2 (BG).
A imagem analógica é resultado de uma operação físico-química, e a digital é produzida por uma combinação de códigos binários, propriedade relevante no que se refere ao tipo de tratamento pelo qual imagens digitais podem passar. Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
A resolução de uma imagem digital é diretamente proporcional ao número de pontos por polegada. Assim, quanto maior o número de polegada quadrada, mais detalhada e definida será a imagem e, consequentemente, melhor será sua qualidade.
A respeito de pesquisa de marketing, assinale a alternativa correta.
Entre as vantagens da utilização de dados primários sobre dados secundários, estão o baixo custo, muitas perspectivas e variedade de dados, além do uso de fontes com alta credibilidade com dados confiáveis.
De acordo com o método de levantamento por entrevistas (pesquisas quantitativas ou survey) e questionário, essa pesquisa é executada na seguinte sequência: definição do problema e dos objetivos de pesquisa; planejamento do projeto de pesquisa; análise das informações e apresentação dos resultados.
Pesquisa exploratória é a que procura gerar hipóteses ou explicações prováveis e identificar áreas para um estudo mais aprofundado. O experimento é o método de pesquisa mais indicado para essa modalidade.
Pesquisa descritiva é aquela na qual os problemas a serem investigados estão bem definidos e, em geral, procura-se obter resultados quantitativos a respeito dos aspectos do comportamento humano ou do perfil dos consumidores.
Discussão em grupo (focus group) é o método de pesquisa qualitativa que reúne um grupo de pessoas de certo segmento de mercado com o propósito de relatar suas necessidades, seus hábitos de compra e suas atitudes em relação a temas de interesse. Difere do painel de clientes por este se realizar apenas uma vez, enquanto o focus group ocorre em mais de um encontro com o mesmo grupo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de acontecimento midiático, fato jornalístico e produção de notícia, julgue os itens a seguir.
A espetacularização da vida toma, muitas vezes, o lugar das tradicionais formas de entretenimento e tem o efeito de superdimensionar os acontecimentos. Um exemplo disso é o simulacro, que pode ser definido como reconstrução do real que o transforma em nova realidade, mais intensa que a original.
Elementos como emissor, código e mensagem estão presentes em diferentes modelos construídos para analisar a comunicação. O desenvolvimento da visão pragmática chama a atenção para a necessidade de levar também em conta o
contexto.
signo.
receptor.
ruído.
sujeito.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são
estratégias de comunicação dirigidas aos consumidores ou usuários de seus produtos e serviços.
públicos não ligados à organização, mas aos quais devem ser dirigidos esforços de publicidade visando à adesão deles aos objetivos da organização.
indivíduos formadores de opinião que interferem diretamente nas decisões estratégicas da organização.
dados que descrevem o perfil dos públicos interessados ou envolvidos nas ações e produtos da organização.
segmentos que mantêm relações diretas ou indiretas com ações da organização.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
De acordo com os estudos culturais, a cultura é influenciada pelas relações econômicas, embora não seja delas dependente.
Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.
O lide mais comum no jornalismo é aquele em forma de pirâmide. Adotando-se esse tipo de lide, deve-se, na narração dos acontecimentos, relatar o mais importante no final.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Os filmes, geralmente, são divididos em gêneros e subgêneros, satisfazendo-se uma categorização de linguagem, temática ou comercial. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
No cinema, o melodrama, gênero universal, geralmente estereotipado, tem sua origem no teatro e na literatura populares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...