Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência à edição não linear e à edição em ilha analógica, julgue os itens que se seguem.

O dropframe corrige um problema de discrepância de tempo entre a gravação em cores e a contagem das horas pelo relógio, permitindo, assim, a leitura da fita pelo sistema de computador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da transmissão de TV analógica.

O canal de televisão analógica tem largura de banda de 6 MHz, e a frequência da portadora de vídeo situa-se 1,25 MHz acima da extremidade inferior do canal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a noções de áudio e sonoplastia, julgue os seguintes itens.

O código internacional padrão de gravações — do inglês international standard recording code (ISRC) —, quando está presente como informação digital em uma gravação para CD, permite que se identifique se determinada cópia é autêntica ou não.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à Comunicação Interna, é correto afirmar que

  • A.

    a circulação periódica de um jornal para funcionários consegue atingir todas as finalidades de relacionamento com todos os públicos internos de uma organização.

  • B.

    ela não se restringe à comunicação descendente, mas inclui a comunicação horizontal e a comunicação ascendente.

  • C.

    a comunicação descendente, sem a previsão de feed back, é a característica principal do fluxo de informações de uma empresa democrática.

  • D.

    a manutenção da hierarquia empresarial tem sido a principal característica dos veículos criados para promover a circulação das informações em uma organização.

  • E.

    ela influi no aumento da produtividade e da qualidade, mas não consegue ser instrumento para promover a democratização da estrutura formal das organizações.

Conhecer a história do fotojornalismo significa compreender como os processos de inovação, de rupturas e tensionamentos nas diferentes práticas fotográficas deram origem ao presente campo de trabalho. A partir dessa afirmação, julgue os itens subsequentes.

66 Erich Solomon, fotógrafo norte-americano, é considerado um dos grandes nomes do fotojornalismo moderno porque instituiu a fotografia posada, protocolar, procurando extrair dos rituais sociais o mínimo de naturalidade possível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, a respeito da legislação que cria e estabelece o funcionamento da ANATEL, órgão regulador dos serviços de telecomunicações.

  • A.

    Pelos princípios fundamentais da lei que cria a ANATEL, o poder público tem o dever de garantir a toda população o acesso às telecomunicações, com tarifas e preços razoáveis, e em condições adequadas.

  • B.

    A legislação que cria a ANATEL não postula a liberdade de escolha de operadora para o usuário do serviço.

  • C.

    O Plano Nacional de Banda Larga, que visa garantir ao usuário o acesso rápido à Internet, foi instituído simultaneamente à criação da ANATEL.

  • D.

    O serviço de TV a cabo, criado simultaneamente à ANATEL, tem a sua regulamentação incluída na lei de criação da ANATEL.

  • E.

    A ANATEL integra a administração pública federal indireta, está submetida a regime autárquico especial e é vinculada à Secretaria de Comunicação (SECOM), da Presidência da República.

Sabendo que as inovações tecnológicas não alteraram significativamente nem o processo de produção nem a linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.

A linguagem radiofônica caracteriza-se pela coloquialidade, o que implica a utilização de gírias e jargões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de transmissão audiovisual e de formatos de transmissão, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se uplink a subida de um sinal de áudio e vídeo para um receptor de satélite; caso esse processo não seja completado, ocorre downlink.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos textos jornalísticos, a ordem correta de apresentar o entrevistado e a informação é:

  • A.

    nome do entrevistado, informação, cargo, nome da empresa/instituição.

  • B.

    nome da empresa/instituição, cargo, nome do entrevistado, informação.

  • C.

    nome da empresa/instituição, cargo, nome do entrevistado, informação.

  • D.

    cargo, nome da empresa/instituição, nome do entrevistado, informação.

Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.

O jornalista é responsável por toda informação que divulga, ainda que o seu trabalho tenha sido alterado por terceiros hierarquicamente superiores; situações como essa legitimam o princípio da obediência devida na profissão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...