Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das características de operação das câmeras de vídeo e seus equipamentos acessórios: tripés, gruas, carrinho com rodas, suporte de estabilização, entre outros, julgue os itens de 86 a 88.
O steadcam, sistema mecânico comumente utilizado em produções externas, é acoplado ao corpo do operador de câmera por meio de um colete, no qual se instala um braço dotado de molas, e tem a função de estabilizar as imagens captadas contra trepidações e solavancos, quando a câmera de vídeo é operada manualmente.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de aparelhos eletrônicos de controle e medição, julgue os itens a seguir.
O harmônico de RF é o componente senoidal de uma onda periódica cuja frequência seja igual a um múltiplo inteiro da frequência da portadora.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, referentes a produção de efeitos visuais e sonoros e mixagem.
Muito usado por editores de imagens, o PiP (Picture-in-picture), que divide duas ou mais imagens em pequenas janelas, está presente em alguns aparelhos de TV que permitem sintonizar vários canais ao mesmo tempo.
Acerca da compactação de imagens e envio de arquivos, julgue os itens que se seguem.
LZW (lempel-zif-welch), técnica de compactação de imagens sem perdas, é indicada para imagens com grandes áreas de uma única cor.
Analisando o contexto da revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, com o uso de tipos móveis, inventados por Gutenberg, em 1450, Burke e Brigs (2004) assinalam aspectos característicos desta revolução. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.
Reúne cinco das redes sociais dentre as mais populares do mundo:
UOL - Myspace - Facebook - AOL - Bebo.
Orkut - Myspace - Facebook - Hi-5 - Bebo.
Orkut - UOL - Facebook - Hi-5 - Bebo.
Orkut - Myspace - AOL - Hi-5 - Bebo.
Orkut - Myspace - Facebook - Hi-5 - AOL.
Na sociedade contemporânea assistimos uma simbiose dos fluxos de informação e dos processos de comunicação, fazendo das mídias digitais um dos componentes estratégicos dos ambientes corporativos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.
II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.
III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.
IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.
Com relação à produção, realização, redação e edição de reportagens para a televisão, julgue os itens a seguir.
A presença do repórter no vídeo é um recurso que tanto serve para valorizar a informação mais importante da reportagem quanto para destacar uma informação relevante não acompanhada da imagem correspondente.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o texto acima, julgue os itens de 116 a 120, acerca de gêneros, técnicas e formatos de textos jornalísticos.
Embora não se refira a um acontecimento factual impactante, característico das hard news, o texto está redigido de acordo com a estrutura tradicional do lide, sublide e pirâmide invertida.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da produção de material para a Web, julgue os itens subsequentes.
Ao realizar o seu trabalho, o produtor de material para a Web deve levar em conta que a interatividade possibilitada pela Internet estimula o usuário a oferecer seus testemunhos, suas versões dos fatos divulgados ou sua opinião no próprio ambiente em que seja divulgada a notícia, ou em link direto com o corpo principal da matéria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...