Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A comunicação de uma empresa faz parte de sua competitividade no mercado globalizado, aspecto que tem sido relegado a segundo plano por diversas organizações. A respeito do papel da comunicação nas empresas, julgue os itens subseqüentes.
Ao definir a comunicação com os clientes, a empresa pode lançar mão de estratégias de relações públicas e de assessoria de imprensa para garantir maior credibilidade à informação.
A comunicação de uma empresa faz parte de sua competitividade no mercado globalizado, aspecto que tem sido relegado a segundo plano por diversas organizações. A respeito do papel da comunicação nas empresas, julgue os itens subseqüentes.
A sociedade em geral é importante para a sobrevivência da organização, principalmente no que diz respeito a sua inserção na comunidade, no entanto, como não faz parte dos públicos específicos da empresa, não deve receber investimentos em programas de comunicação.
O desenvolvimento das teorias do campo da comunicação reflete as contingências específicas e demandas práticas dos próprios meios de comunicação, além das posturas e necessidades da sociedade contemporânea. A respeito das principais teorias da comunicação, julgue os seguintes itens.
O desenvolvimento das teorias do campo da comunicação reflete as contingências específicas e demandas práticas dos próprios meios de comunicação, além das posturas e necessidades da sociedade contemporânea. A respeito das principais teorias da comunicação, julgue os seguintes itens.
A hipótese da espiral do silêncio, como alternativa teórica para a compreensão dos fenômenos do campo da comunicação, afirma que, além de impor temas sobre os quais a sociedade deve discutir, a mídia tem, em certas condições, a capacidade de impor o que se deve falar sobre esses temas.
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir.
As pesquisas ou sondagens de opinião devem ser utilizadas com muito critério pelas organizações, pois elas apenas refletem a opinião daquelas pessoas entrevistadas, enquanto as decisões de uma instituição são aplicadas a todas as pessoas e não somente a um seleto grupo de respondentes.
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir.
As pesquisas de opinião podem utilizar de forma complementar os métodos quantitativo e qualitativo.
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir.
Para que os resultados da pesquisa não sejam incorretos, é preciso que o questionário não contenha vícios ou induza respostas esperadas; por isso é importante que ele seja pré-testado antes da sua aplicação.
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir.
A pesquisa de opinião realizada pela PARANAPREVIDÊNCIA poderá ter diversas aplicações, mas não poderá ser usada como instrumento de planejamento da área de comunicação da empresa, pois, como se diz entre os especialistas, a pesquisa é uma fotografia instantânea de um determinado momento. Essa característica - mostrar a opinião que já passou - faz que as pesquisas de opinião não sirvam de base para se planejar o futuro da empresa.
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir.
O maior interesse da PARANAPREVIDÊNCIA ao realizar uma pesquisa de opinião é a busca de uma informação com qualidade e credibilidade, obtida por pesquisas qualitativas, devido ao grande número de pessoas que respondem aos questionários.
A variedade dos gêneros jornalísticos disponíveis à imprensa garante uma maior sintonia entre o tipo de notícia a ser publicada e a melhor forma de redação para transmitir a informação ao público. A respeito dos gêneros de redação, julgue os itens que se seguem.
A reportagem, em geral, extrapola os limites da notícia, que se apóia em fatos pontuais ou nucleares. A notícia simplesmente acontece, já a reportagem tem de ser produzida e pesquisada, tornando-se mais atemporal do que a notícia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...