Questões de Comunicação Social do ano 2005

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em tempos de globalização, a comunicação está adquirindo uma importância cada vez maior na vida do cidadão. Qual a teoria da comunicação que enfatizou esse fenômeno a partir do receptor?

  • A.

    Teoria crítica.

  • B.

    Dependência.

  • C.

    Ciências cognitivas.

  • D.

    Estruturalismo.

  • E.

    Estudos culturais.

O processo comunicativo hoje exige a junção de várias técnicas e instrumentos para chegar, de modo mais eficiente, ao público desejado. Segundo Kunsch (2003), trata-se de uma arma estratégica que pressupõe a junção da(o):

  • A.

    criação publicitária com o conjunto de atividades de marketing e as organizações envolvidas.

  • B.

    comunicação institucional com a comunicação mercadológica e a comunicação interna.

  • C.

    estrutura do mercado com as condições da imagem do produto e as estratégias de marketing.

  • D.

    plano de relações públicas com promoções eventuais e a divulgação de informações positivas da empresa.

  • E.

    contexto da pesquisa com o conhecimento mercadológico e a comunicação organizacional.

Apoiado em conceitos de Barthes e Beaudrillard, o sociólogo espanhol Manuel Castells afirma que as culturas são formadas por processos:

  • A.

    de comunicação.

  • B.

    populares.

  • C.

    jurídicos.

  • D.

    sociais.

  • E.

    econômicos.

O princípio da relevância da informação jornalística é o(a):

  • A.

    interesse econômico.

  • B.

    interesse público.

  • C.

    interesse da empresa.

  • D.

    interpretação dos fatos.

  • E.

    vontade do jornalista.

A função social do jornalismo é responder às necessidades de indivíduos ou grupos de afirmar publicamente suas opiniões e informações. Esta função, com relação à imprensa, confirma:

  • A.

    sua objetividade.

  • B.

    seu poder.

  • C.

    seu mercado.

  • D.

    seu papel.

  • E.

    seus interesses.

O exercício da profissão diária do jornalista, em suas diferentes formas de atuação, deve-se pautar por um imperativo de chegar à verdade dos fatos a serem comunicados ao leitor, ouvinte ou espectador, construindo assim o seu principal capital que é a:

  • A.

    fama.

  • B.

    honradez.

  • C.

    credibilidade.

  • D.

    celebridade.

  • E.

    sagacidade.

Com relação aos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os próximos itens. De acordo com as teorias da comunicação, cabe aos gatekeepers da imprensa selecionar, entre todas as informações, as que devem ser alçadas à condição de notícia, a partir da percepção do que seja interessante para o público. O processo de seleção também incide sobre o conteúdo da notícia, que pode ser reduzido.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...