Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos momentos mais críticos no trabalho de um assessor de imprensa, diz respeito ao atendimento aos veículos de comunicação em situações de crise, onde NÃO é recomendável:

  • A. Realizar um completo levantamento da situação, com agrupamento de dados, números e informações atualizadas.
  • B. Produzir um release com descrição do fato e ênfase nas providências da organização para reverter ou amenizar o problema.
  • C. Evitar a utilização de palavras alarmistas, procurando não ampliar ainda mais o efeito negativo da situação.
  • D. Antecipar-se a iniciativa da imprensa enviando o material de divulgação do fato e o posicionamento da organização diante da situação.
  • E. Manter os gestores afastados da imprensa, assumindo, através do coordenador do setor, o papel de porta-voz a fim de que se reduza o desgaste da imagem corporativa.

Exercícios que simulam situações reais em televisão, rádio e entrevista on line seguidos de alertas, críticas e sugestões são características de

  • A. Media training.
  • B. Reunião de briefing.
  • C. Painel de definição de mensagens-chave.
  • D. Enquadramento de mensagem.
  • E. Análise SWAT.

A figura acima apresenta uma situação hipotética, relacionada à atividade de marketing, na qual se encontram destacados os personagens A e B. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de marketing.

Na elaboração de um plano de negócio para a situação indicada, o preço seria o elemento do composto de marketing que está menos bem posicionado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da improvisação e dos problemas técnicos que marcaram a implantação da TV no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A pré-estréia se deu em abril de 1950, mas somente poucos dias antes, os equipamentos foram retirados do porto de Santos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca dos temas assessoria de imprensa e notícia institucional.

Chama-se release a notícia institucional após sua publicação pelos veículos comerciais, ou seja, depois que a pauta institucional foi submetida aos critérios de seleção e edição dos veículos convencionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca dos temas assessoria de imprensa e notícia institucional.

Os cadastros mencionados no texto acima também são denominados mailing list, cuja função é fornecer os contatos dos jornalistas dos principais veículos de imprensa, a fim de facilitar o relacionamento com a mídia externa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca dos temas assessoria de imprensa e notícia institucional.

Além de preparar textos de apoio para os jornalistas da mídia externa, também é função da assessoria de imprensa acompanhar e medir os resultados desse trabalho, por exemplo, por meio do press clipping.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca dos temas assessoria de imprensa e notícia institucional.

Os serviços institucionais de divulgação de informações, como as assessorias de imprensa, são exemplos de estratégias de comunicação com vistas a promover a imagem e a reputação das instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca dos temas assessoria de imprensa e notícia institucional.

O atendimento aos jornalistas externos não faz parte das estratégias de relacionamento com a mídia, uma vez que o contato direto de assessores de imprensa com jornalistas externos pode comprometer a isenção que a notícia institucional requer.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do tema do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a comunicação pública e opinião pública.

A comunicação pública pode ser entendida como forma de intervir na opinião pública, de modo que os públicos sejam manipulados positivamente, a fim de aceitarem sem questionamentos as informações divulgadas por uma instituição pública ou privada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...