Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, considerando os princípios para uma boa redação radiofônica.

Frases complexas e ordem indireta de orações e sujeitos podem ser usadas no meio radiofônico quando o texto a ser lido tiver sido originalmente formatado para a mídia impressa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Na edição de um telejornal, nem sempre é necessária a passagem do repórter durante a apresentação de uma matéria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Compete ao editor de um noticiário reorganizar os trechos das entrevistas, de modo a obter o efeito que lhe pareça mais sensacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.

No noticiário radiofônico, sonoras opinativas, são contundentes e chamam mais a atenção do ouvinte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.

A deontologia jornalística brasileira recomenda que sejam rejeitadas fotomontagens e outras alterações de imagens, bem como reconstituições de áudio ou quaisquer outras manipulações que deturpem a realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um instituto nacional de pesquisa irá divulgar os resultados de um amplo estudo sobre a população brasileira. Para isso, a Assessoria de Comunicação optou por organizar uma entrevista coletiva com estrutura americana. Isso significa que

  • A.

    todos os veículos de imprensa serão convocados para a entrevista que será feita em um auditório.

  • B.

    apenas os principais veículos serão convocados para conversar com o coordenador da pesquisa

  • C.

    apenas os grandes veículos de imprensa poderão participar da entrevista coletiva.

  • D.

    a entrevista será marcada com todos os veículos interessados, mas cada repórter será atendido individualmente.

  • E.

    a entrevista será feita em um ambiente pequeno, com número reduzido de repórteres presentes.

Um assessor de imprensa está trabalhando na divulgação de um projeto da empresa. Para conseguir que o assunto ganhe espaço em um determinado veículo, o assessor deve

  • A.

    produzir o release e, depois de enviá-lo a um repórter daquele veículo, telefonar com frequência para o jornalista, a fim de pressioná-lo para que a notícia seja publicada.

  • B.

    providenciar algum tipo de brinde ou presente relacionado ao projeto que possa ser entregue ao jornalista para que ele se interesse pelo assunto.

  • C.

    buscar, dentro do projeto, aspectos que sejam de interesse do público daquele determinado veículo e procurar destacá-los ao escrever o release.

  • D.

    mandar o release para o veículo escolhido, mas pressionar o jornalista com a possibilidade de encaminhar o material para outro veículo concorrente.

  • E.

    convidar o repórter ou o editor do veículo escolhido para um almoço, onde a pauta poderá ser explicada com tranquilidade e clareza.

O atual modelo de comunicação empresarial prevê a integração do assessor de imprensa com outros profissionais de comunicação de áreas como relações públicas e publicidade e propaganda. Dentre as atividades a seguir, NÃO corresponde às funções do assessor de imprensa

  • A.

    editar boletins e outros periódicos voltados para os públicos interno e externo.

  • B.

    participar da definição das estratégias de comunicação da empresa.

  • C.

    realizar pesquisas para conhecer opiniões e hábitos do público-alvo da empresa.

  • D.

    intermediar as relações entre a empresa e os veículos de Comunicação Social.

  • E.

    cuidar do arquivo de informações sobre a empresa divulgadas na mídia.

Uma instituição está vivenciando um período de crise e o fato alcançou grande repercussão na mídia. Para gerenciar a crise e preservar a imagem da empresa, o assessor deve

  • A.

    orientar a direção da empresa a não falar sobre o assunto até que ele seja esquecido pela opinião pública.

  • B.

    fazer um levantamento completo da situação e fornecer todos os dados possíveis que não prejudiquem a imagem da empresa.

  • C.

    tentar desviar a atenção do problema e fornecer informações sobre projetos bem sucedidos da empresa

  • D.

    divulgar nota informando que o caso já está sendo apurado e não fornecer nenhuma informação sobre o problema.

  • E.

    divulgar informações sobre o fato ocorrido e enfatizar as providências da empresa em relação ao assunto.

Na divulgação de um evento, o mailing list do assessor de imprensa deve conter a(o)

  • A.

    relação de todos os diretores, chefes e responsáveis pela empresa.

  • B.

    contato dos principais veículos de comunicação.

  • C.

    contato de todos os clientes e fornecedores da empresa.

  • D.

    contato de todos os veículos de imprensa que interessam ao assessor e seu cliente.

  • E.

    contato de todos os jornalistas conhecidos pelo assessor

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...