Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Essa afirmação resume o conceito da Teoria

  • A.

    do Newsmaking.

  • B.

    instrumentalista.

  • C.

    dos definidores primários.

  • D.

    organizacional.

  • E.

    econômica do jornalismo.

Essa tese foi desenvolvida

  • A.

    pela Escola de Chicago.

  • B.

    por Lasswel e Dovifat com paradigmas funcionalistas.

  • C.

    pela Escola de Frankfurt.

  • D.

    por Bakhtin e Schaff com paradigas materialistas.

  • E.

    pela Escola de Toronto.

A linguagem jornalística, segundo os estudiosos, caracteriza- se por apresentar textos com

  • A.

    objetividade, precisão e adjetivação.

  • B.

    clareza, nexo e subjetividade.

  • C.

    concisão, opinião e precisão.

  • D.

    concisão, clareza e precisão.

  • E.

    nexo, opinião e objetividade.

O teórico americano Lasswell acreditava que o processo de comunicação cumpre três funções: vigiar o meio social, estabelecer relações sociais e transmitir a herança social. Em seguida, os teóricos Lazarsfeld e Merton acrescentaram uma quarta função da comunicação, que é:

  • A.

    qualificação.

  • B.

    informação.

  • C.

    interação.

  • D.

    educação.

  • E.

    entretenimento.

Os meios de comunicação sempre foram vistos como influentes socialmente, sendo inclusive capazes de impor o que as pessoas pensam e falam sobre determinados assuntos. Entre os teóricos, essa hipótese é chamada de:

  • A.

    modelo de imposição.

  • B.

    jornalismo institucional.

  • C.

    jornalismo de referência.

  • D.

    agenda setting.

  • E.

    mensagem mainstream.

Para George Herbert Mead, ao longo de seu processo de socialização, o indivíduo aprende a interagir socialmente a partir de três etapas básicas:

• na primeira, a espontaneidade é dominante e não se tem regras fixas.

• na segunda, as regras da interação definem claramente quem é quem e que papéis se devem cumprir.

• na terceira, o indivíduo tem acesso a todos os papéis de sua comunidade, sendo capaz de ver-se neles, compreendendo o comportamento dos outros e a eles respondendo, adequadamente, durante o curso da interação à vida social.

Mead denominou, metaforicamente, estas três etapas sucessivas, respectivamente, de

  • A.

    adaptação, brincadeira e interpretação.

  • B.

    jogo, outro significante e outro generalizado.

  • C.

    jogo, comunicação e outro significante.

  • D.

    brincadeira, criatividade e apreensão.

  • E.

    brincadeira, jogo e outro generalizado.

Herbert Blumer resgatou e deu continuidade às ideias de George Herbert Mead. Assim, num artigo de 1937, intitulado “Man and Society” (Homem e Sociedade), Blumer deu nome e fundamentou o interacionismo simbólico com base em três premissas derivadas do pensamento de Mead. Observe as premissas abaixo.

I – As relações e ações sociais são derivadas, unicamente, das normas e regras sociais preestabelecidas.

II – O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos e coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos ou coisas.

III – O significado é resultado dos processos de interação social, ou a partir deles construído.

IV – Os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

V – As descrições dos fatos pelos atores sociais são por demais vagas e muito ambíguas para serem usadas de modo científico.

As premissas derivadas do pensamento de Mead são APENAS as apresentadas em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

O dialogismo de Bakhtin constitui, essencialmente, uma filosofia da linguagem. É uma perspectiva que permite a descrição e o entendimento da linguagem e de todos os fatores afora as palavras que têm profunda relação com o significado delas. A interação de dois locutores é um dos cenários que Bakhtin constrói para elaborar as suas pressuposições e conceitos principais. Dentre as ideias apresentadas abaixo, aquela que NÃO corresponde ao pensamento de Bakhtin, exposto em “O Marxismo e a Filosofia da Linguagem”, é:

  • A.

    A enunciação é um organismo construído simplesmente como algo que articula a intenção da pessoa que a profere.

  • B.

    A palavra é um fenômeno ideológico.

  • C.

    A palavra é um ato bilateral, determinado igualmente por aquele de quem é a palavra e por aquele a quem é destinada.

  • D.

    Uma palavra na boca de um indivíduo particular é um produto da interação viva de forças sociais.

  • E.

    Uma palavra nada contém que seja indiferente à função de ser signo, nada que não tenha sido engendrado por ela.

Na abordagem da sua teoria da enunciação, Bakhtin destaca o papel fundamental que a entonação e o contexto exercem na determinação do significado. De acordo com essa abordagem, a entonação NÃO é capaz de

  • A.

    criar significações situacionalmente particulares.

  • B.

    refletir a força do contexto da enunciação.

  • C.

    acentuar o significado fixo das palavras.

  • D.

    expandir a capacidade das mesmas velhas palavras de atender a novas e irrepetíveis situações.

  • E.

    conceder à enunciação a sua conotação valorativa.

De acordo com George Herbert Mead, o Self surge

  • A.

    a partir do nascimento.

  • B.

    quando aprendemos a ler.

  • C.

    quando tomamos consciência do próprio corpo.

  • D.

    quando reagimos a um estímulo pela primeira vez.

  • E.

    no processo de atividade, comunicação e experiência social.

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