Questões de Comunicação Social do ano 2011

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A seguinte formulação teórica “o conceito de Indústria Cultural é seguramente um dos mais importantes quando se remete ao tema das teorias da comunicação” expressa um conceito que caracteriza as correntes de estudo da

  • A.

    Escola de Frankfurt.

  • B.

    Escola de Toronto.

  • C.

    Escola de Chicago.

  • D.

    Escola de Palo Alto.

  • E.

    Mass Communication Research.

Ao discorrer sobre os efeitos dos meios de comunicação na sociedade, Harold Lasswell concebe o público, ou audiência, como alvo amorfo, que responde cegamente ao estímulo dos meios de comunicação, obedecendo ao esquema estímulo-resposta. Na perspectiva desse autor, a população é tida como passiva, sendo, portanto, direto e indiferenciado o impacto das mensagens sobre ela. Tais premissas são sustentadas pela teoria da

  • A.

    dialética do Iluminismo.

  • B.

    mudança estrutural da esfera pública.

  • C.

    reprodutibilidade técnica.

  • D.

    codificação-decodificação.

  • E.

    agulha hipodérmica.

Com relação às teorias da comunicação, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria hipodérmica foi formulada em um período histórico marcado por importantes acontecimentos, entre os quais se destacam o advento do rádio e a consolidação das democracias ocidentais.

  • B.

    A sociedade de massas é um agregado de pessoas que nasce e vive para além dos laços comunitários e possui uma comunicação interna frágil, caracterizada pela impessoalidade e pelo anonimato.

  • C.

    A psicologia behaviorista contribuiu para a compreensão do modelo da propaganda ao destacar a importância dos vínculos do indivíduo com a rede social em que se insere.

  • D.

    Um dos principais pressupostos da teoria hipodérmica é o da existência de uma audiência crítica.

  • E.

    A teoria da bala mágica constituiu-se em oposição ao paradigma comunicativo estabelecido pela teoria hipodérmica.

Ainda em relação às teorias de comunicação, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com o modelo funcionalista, compreende-se a sociedade como um sistema, em que a comunicação desempenha funções como a detecção de ameaças ao meio, a organização de sistemas internos para responder a tais ameaças e a transmissão de heranças culturais.

  • B.

    Um dos aforismos mais conhecidos de Herbert Marcuse, teórico da Escola de Frankfurt, é “o meio é a mensagem”.

  • C.

    Os Estudos Culturais, cujo principal expoente é Stuart Hall, destacam a passividade da audiência em face do sentido da mensagem.

  • D.

    De acordo com a hipótese do agendamento, a mídia não influencia as decisões e as escolhas da audiência. Estas se devem à influência do grupo primário a que o público pertence.

  • E.

    O modelo dos “usos e gratificações” sustenta que a função principal da mídia é fornecer entretenimento para a audiência.

A seguinte formulação teórica “o conceito de Indústria Cultural é seguramente um dos mais importantes quando se remete ao tema das teorias da comunicação” expressa um conceito que caracteriza as correntes de estudo da

  • A. Escola de Frankfurt.
  • B. Escola de Toronto.
  • C. Escola de Chicago.
  • D. Escola de Palo Alto.
  • E. Mass Communication Research.

Ao discorrer sobre os efeitos dos meios de comunicação na sociedade, Harold Lasswell concebe o público, ou audiência, como alvo amorfo, que responde cegamente ao estímulo dos meios de comunicação, obedecendo ao esquema estímulo-resposta. Na perspectiva desse autor, a população é tida como passiva, sendo, portanto, direto e indiferenciado o impacto das mensagens sobre ela. Tais premissas são sustentadas pela teoria da

  • A. dialética do Iluminismo.
  • B. mudança estrutural da esfera pública.
  • C. reprodutibilidade técnica.
  • D. codificação-decodificação.
  • E. agulha hipodérmica.

Analise as afirmativas sobre as teorias da comunicação, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira e, a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A teoria matemática da comunicação, também conhecida como teoria da informação, constitui, na verdade, em uma sistematização do processo comunicativo a partir de uma perspectiva puramente técnica e quantitativa.

( ) A teoria funcionalista preocupa-se, fundamentalmente, com as funções desenvolvidas pelas comunicações de massa.

( ) Segundo a teoria crítica, toda ciência social que se reduz à mera técnica de pesquisa, de seleção e de classificação dos dados “objetivos”, impede a si mesma a possibilidade da verdade.

( ) A corrente teórica denominada Cultural Studies tem sua origem na crítica literária européia e centra sua atenção na crítica à banalização da cultura pelos meios de comunicação.

( ) A teoria da informação pública visa publicar notícias sobre a organização e despertar à atenção da mídia.

  • A. F – V – V – V – V
  • B. V – V – V – V – F
  • C. F – V – V – F– V
  • D. V – F – V – V – F
  • E. V – V – V – F – F

A Teoria Cibernética da Comunicação enfatiza a regulação e o controle em sistemas de comunicação. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A Cibernética trata dos métodos pelos quais os sistemas (e seus subsistemas) usam seu próprio output para aferir o efeito e realizar os ajustamentos necessários.

( ) A Cibernética está interessada nos níveis propositais do comportamento em sistemas, que requerem alguma espécie de feedback.

( ) A Cibernética é uma teoria adequada à compreensão da Comunicação como um sistema aberto, por ser um processo adaptativo.

( ) A Cibernética é uma teoria da comunicação que se originou no campo da engenharia e da matemática e seus princípios aplicam-se à interação entre homem-homem; homem-máquina e máquina-máquina.

( ) A Cibernética é uma teoria da comunicação que desenvolveu o modelo clássico dos níveis da comunicação: intrapessoal, interpessoal, de grupo e cultural.

  • A. V – V – F – F – F
  • B. F – F – V – V – V
  • C. F – V – F – F – V
  • D. V – V – V – V – F
  • E. F – F – F – V – V

Na caracterização da Internet, Castells (2003) observa que é preciso distinguir entre produtores/usuários e consumidores/usuários. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explicita características distintivas desses dois conjuntos de usuários.

  • A. Produtores/usuários referem-se àqueles cuja prática é difundida em todos os domínios da sociedade, condicionando os consumidores/usuários, que são atingidos por essa distribuição aberta de informações tecnológicas.
  • B. Produtores/usuários referem-se àqueles cuja prática da Internet é diretamente reintroduzida no sistema tecnológico; consumidores/usuários são os beneficiários de aplicações e sistemas que não interagem diretamente com o desenvolvimento do sistema.
  • C. Produtores/usuários são aqueles que desenvolveram a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial; consumidores/usuários são aqueles que desenvolveram a cultura tecnomeritocrática, incorporando normas e valores da rede.
  • D. Produtores/usuários são aqueles que desenvolveram valores, normas e crenças que operacionalizam a rede; consumidores/usuários são aqueles que desenvolveram um vínculo primordial com valores, normas e crenças emanadas da rede.
  • E. Produtores/usuários são simplesmente criadores de softwares que operacionalizam a rede; enquanto consumidores/usuários são utilizadores desses softwares, gerando efeitos agregados sobre a evolução do sistema.

O Direito da Comunicação é constituído pelo conjunto de normas que se encontram na Constituição e em leis específicas e não-específicas da área de Comunicação. Qual das alternativas a seguir explicita a finalidade das leis específicas que regulamentam essa área?

  • A. Regular a existência e a atuação dos veículos de comunicação a defesa de consumidores e receptores.
  • B. Regular a existência e a atuação dos veículos de comunicação, valendo-se de alguns artigos dos códigos: civil e penal.
  • C. Discriminar os direitos e deveres dos veículos e empresas de comunicação, fornecendo as diretrizes básicas que orientam as profissões da área.
  • D. Discriminar os direitos e deveres dos veículos de comunicação, dos cidadãos e dos consumidores, com a finalidade de coibir abusos e desvios ao Direito de Informação.
  • E. Regular dois conjuntos de normas: o Direito da Informação, com as leis reguladoras da mensagem e o Direito da Comunicação, com as leis reguladoras das telecomunicações.
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