Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de enquadramento de cenas, foco e planos de iluminação, julgue os itens que se seguem.
A luz dura é uma luz direta que cria sombras bem definidas, e a luz suave é uma luz uniforme que se espalha em todas as direções, criando pouca ou nenhuma sombra.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de enquadramento de cenas, foco e planos de iluminação, julgue os itens que se seguem.
Em uma entrevista, se o plano de fundo for fortemente iluminado quando um entrevistado estiver no plano de frente, a imagem dele será semelhante à de uma figurinha colada em um álbum. Diminuindo-se a iluminação do plano de fundo, instantaneamente, a pessoa em cena deixa de parecer uma figurinha colada em um álbum e começa a parecer uma pessoa em terceira dimensão, devido à profundidade dada à imagem com a mudança da iluminação.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de enquadramento de cenas, foco e planos de iluminação, julgue os itens que se seguem.
Em uma entrevista realizada com tomada externa, closed-up extremo é o enquadramento em que o sujeito é o foco central do plano e preenche toda a tela.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, atinentes a técnicas e equipamentos de iluminação de cenas.
O termo fall-off se refere ao relacionamento entre a sombra e a luz, isto é, o grau de contraste entre o lado escuro e o lado iluminado de determinado objeto e o grau de mudança entre luz e sombra; quando esse contraste é alto, há um grau de fall-off rápido e, quando esse contraste é baixo, há um grau de fall-off lento.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, atinentes a técnicas e equipamentos de iluminação de cenas.
Quando o consumo máximo potência máxima consumida de determinado dispositivo elétrico ou eletrônico utilizado em um set de iluminação não estiver nele especificado, o iluminador pode lançar mão da tensão e da corrente nele indicados para fazer o cálculo desse consumo máximo.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, atinentes a técnicas e equipamentos de iluminação de cenas.
A temperatura da cor considerada padrão para a captação de imagem em estúdio de televisão, com fontes de luz de tungstênio halógena, é de 3.200 K. Em um ambiente, se a temperatura da luz estiver abaixo desse padrão, há indicação de que a cor do ambiente tenderá para a cor amarelada, avermelhada ou alaranjada. De forma inversa, se a temperatura do ambiente estiver acima do valor padrão, a cor tenderá para o esverdeado ou o azulado.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, atinentes a técnicas e equipamentos de iluminação de cenas.
Se, em um set de programa de auditório, houver um fundo com ciclorama branco, cujas cores sejam definidas por três refletores cada um deles equipado com uma gelatina com uma das cores azul, vermelho e verde (RGB) , para se obter uma iluminação equilibrada, o ajuste na intensidade luminosa em cada refletor deverá ser feito pela mesa de controle de luz, misturando, adequadamente, as gelatinas de cores RGB em cada um deles, de acordo com os percentuais de cada cor e projetando-as no ciclorama (fundo curvo) de cor clara.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, atinentes a técnicas e equipamentos de iluminação de cenas.
Nas equipes de Produção e Técnica, o profissional responsável pela escolha dos melhores ângulos, pelo clima dramático da iluminação e pela operação do console de iluminação é o iluminador/diretor de fotografia.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, atinentes a técnicas e equipamentos de iluminação de cenas.
Em uma tomada de cena em um estúdio, para a iluminação de um personagem, devem ser usados refletores com funções determinadas: um direcionado como key light, ou luz principal; outro como fill ligth, ou luz de preenchimento; e um terceiro como back ligth, cuja função é separar o personagem do fundo da cena.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, atinentes a técnicas e equipamentos de iluminação de cenas.
Na técnica de iluminação mais comumente empregada em entrevistas, utilizam-se três fontes de luz: a luz principal, colocada na frente da pessoa entrevistada, do mesmo lado da câmera para a qual ela estará olhando, enfatizando as características de sua face; a luz complementar (soft), utilizada no lado do rosto mais afastado da luz principal, onde a luz principal não alcança, a fim de melhorar a iluminação daquele lado do rosto, sem causar sombra; a contraluz, que é posicionada de um dos lados e atrás da pessoa entrevistada, visando, entre outros aspectos, destacá-la da parede de fundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...