Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Em mais uma iniciativa de aproximar a Justiça Eleitoral da população, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Desembargador Ricardo Paes Barreto, criou o Museu Virtual.

Na página da internet do TRE, é possível pesquisar sobre a história da Justiça Eleitoral em Pernambuco, consultar documentos iconográficos antigos (atas de sessões, folhas de votação e títulos eleitorais). Ainda está disponível no Museu Virtual a galeria de fotos dos ex-presidentes. Uma ótima opção para pesquisa. O Museu Virtual está sendo desenvolvido pelos servidores da Biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

As características da matéria acima permite que se afirme tratar-se de

  • A. notícia.
  • B. editorial.
  • C. reportagem.
  • D. artigo.
  • E. crônica.

Alguns redatores usam de figuras de linguagem nos seus títulos. O título construído com eufemismo é:

  • A. Alguns redatores usam de figuras de linguagem nos seus títulos. O título construído com eufemismo é:
  • B. Criminoso permaneceu com o olhar frio durante a sentença.
  • C. Homens públicos envergonham os eleitores.
  • D. Ginásio, de pé, aplaude seleção canarinho.
  • E. Veneza Brasileira é palco de mais um espetáculo de Neimar.

É correto afirmar que

  • A. Seminário tem o objetivo de informar sobre as novidades de determinado assunto. Ao público se permite esclarecer dúvidas no final da exposição.
  • B. Simpósio é um encontro de especialistas que apresentam estudos sobre determinado tema, moderado por uma pessoa que coordenará o debate dos palestrantes com a platéia no final do evento.
  • C. a Convenção reúne expositores de diferentes setores para discutirem um mesmo tema. O debate com o público é estimulado e as conclusões são registradas em um documento final.
  • D. Painel é uma reunião em que especialistas apresentam diferentes pontos de vista a respeito de um mesmo tema.
  • E. o Congresso tem como objetivo estimular as discussões entre os funcionários de uma empresa.

A divulgação científica deve ser compreendida como

  • A. todo processo usado para a comunicação da informação científica e tecnológica para especialistas e para o público leigo em geral.
  • B. a comunicação da informação científica e tecnológica, em linguagem especializada, para especialistas no tema.
  • C. a publicação de informações científicas e tecnológicas, por qualquer meio, feita por especialistas, para especialistas, caracterizando uma troca de informações interpares.
  • D. a troca de informações científicas intrapares feitas por quaisquer meios de comunicação.
  • E. a utilização de recursos e processos técnicos que permitam a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral.

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O termo publicidade, que significava, originalmente, tornar público, referindo-se, inclusive, à livre circulação das ideias, adquiriu conotação relacionada aos atos legais do Poder Executivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, embora seja uma prerrogativa do Estado e do governo, não pode servir à promoção de autoridades ou servidores públicos, sob pena de ser considerada propaganda pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, embora seja uma prerrogativa do Estado e do governo, não pode servir à promoção de autoridades ou servidores públicos, sob pena de ser considerada propaganda pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os termos publicidade e propaganda, no uso corrente relativo ao agenciamento regulamentado de campanhas, são, muitas vezes, sinônimos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O termo propaganda é bastante associado a partidos políticos e eleições. No período eleitoral, por exemplo, há restrições a várias modalidades de publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Tanto a teoria do agenda setting quanto a teoria hipodérmica tratam de efeitos comportamentais diretos e imediatos e consideram que o público é incapaz de reagir criticamente aos temas agendados pelos meios de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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