Questões de Comunicação Social do ano 2017

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O lead é

  • A. o primeiro parágrafo de uma notícia, oferecendo ao leitor dados históricos essenciais da narrativa.
  • B. o parágrafo gerador do título ou da manchete da matéria jornalística, pois expõe os elementos básicos do fato noticiado.
  • C. é o parágrafo que condensa o texto da notícia, invertendo a ordem de importância dos aspectos essenciais do fato ou da ação expostos no jornal, na televisão ou no portal digital.
  • D. indispensável, com todas as questões que o compõem, também no texto da reportagem.
  • E. o parágrafo que torna obrigatória a leitura do texto completo da notícia.

“A menina Isabella Oliveira Nardoni morreu na noite de anteontem após cair do sexto andar de um prédio de classe média, na região do Carandiru, na zona norte de São Paulo. A polícia trabalha com a hipótese de homicídio.”

O lide da notícia acima é do tipo

  • A. clássico.
  • B. de citação.
  • C. circunstancial.
  • D. composto.
  • E. apelativo.

À seleção de notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de divulgação chamamos

  • A. entrevista coletiva.
  • B. eventos culturais.
  • C. clipping.
  • D. textos e fotos.
  • E. reunião de pauta.

O depoimento de pessoa ou pessoas que presenciaram um acontecimento ou que detêm alguma informação sobre o fato objeto da reportagem, gravado pelo repórter, visando à apuração da matéria para a televisão, é identificado no roteiro como

  • A. entrevista.
  • B. sonora.
  • C. off.
  • D. fala-povo.
  • E. narração.

Atente ao seguinte enunciado: “No âmbito do impresso, o título jornalístico _______ do texto que acompanha”.

Assinale a única opção que NÃO completa corretamente a lacuna do enunciado acima.

  • A. deve ser extraído ipsis litteris
  • B. logicamente é o início
  • C. é uma chave para a compreensão
  • D. pode ser entendido como um ‘superlide’

Alguns autores, como Pery Cotta (Jornalismo: teoria e prática, 2005), argumentam que algumas raízes “genéticas” do texto jornalístico estão presentes na Arte Retórica, de Aristóteles. O filósofo grego, por exemplo, fala daquilo que chama de “exórdio” como sendo o começo do discurso, no qual o orador deve expressar logo de entrada o que pretende dizer e apresenta o seu plano ao público. Os componentes do texto jornalístico que equivalem lógica e estruturalmente ao exórdio são

  • A. entretítulo e desfecho do texto.
  • B. título e lide.
  • C. foto e legenda.
  • D. serviço e calhau.

Você é jornalista de uma revista especializada em Economia e Finanças, neste ano de 2017, e recebe uma reportagem, vinda de uma agência de notícias internacional, que relembra que a dívida externa dos Estados Unidos em 31 de dezembro de 2010, em dólares, “was approximately US$ 59,090,000,000,000” (conforme o texto original da agência, em inglês). Isso significa que você deve

  • A. sugerir essa informação em um infográfico, para facilitar a compreensão da informação por parte do leitor.
  • B. colocar essa informação no título da matéria, pois seus números impressionam, apesar de ela ser relativamente antiga.
  • C. edigir que a dívida externa dos EUA era de 59 trilhões de dólares no final de 2010, ao traduzir essa informação.
  • D. publicar a tradução dessa reportagem completa sem creditar ninguém, já que o material é de uma agência de notícias.

Leia atentamente o seguinte trecho extraído do livro Periodismo Integrado: convergencia de medios y reorganización de redacciones, de Ramón Salaverría e Samuel Negredo (2008):

“Um processo multidimensional que, facilitado pela implantação generalizada das tecnologias digitais de telecomunicação, afeta o âmbito tecnológico, empresarial, profissional e editorial dos meios de comunicação, propiciando uma integração de ferramentas, espaços, métodos de trabalho e linguagens anteriormente desagregados, de forma que os jornalistas elaboram conteúdos que são distribuídos através de múltiplas plataformas, por meio de linguagens próprias a cada uma delas”.

O trecho se refere ao conceito de

  • A. marketing digital.
  • B. convergência jornalística.
  • C. narrativa transmídia.
  • D. copyleft da informação.

Nos anos 1990, uma determinada ferramenta surgiu e começou a mudar aos poucos a maneira como os usuários se relacionavam com as notícias na Internet, permitindo tempos depois uma maior personalização da experiência da leitura. O recurso em pauta é denominado

  • A. Push.
  • B. Flash.
  • C. Pull.
  • D. Whatsapp.

A respeito do processo de produção da notícia, assinale a alternativa correta.

  • A. O debate acerca da objetividade envolve outros conceitos, como o de realidade e o de processo de conhecimento.
  • B. No ano de 2011, com o objetivo de superar a sua maior concorrente, a Rede Record divulgou o normativo Princípios Editoriais da Rede Record, uma espécie de tratado e acordo público entre direção, jornalistas e audiência quanto às regras para a conduta jornalística.
  • C. As discussões relativas à objetividade e à subjetividade remontam à Grécia Antiga. Para os sofistas, a verdade deve ser interpretada como a correspondência com a realidade (supraobjetividade), enquanto que, para os idealistas, a verdade é aquilo que nos convém (subjetividade).
  • D. As novas teorias de comunicação, assumindo a impossibilidade da objetividade absoluta, tornam relativa a importância da isenção para a credibilidade do veículo, o que tem permitido, cada vez mais, que jornais e televisões se posicionem politicamente.
  • E. A multiplicidade de fontes na apuração de um fato não ajuda a configurar a isenção.
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