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Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Dadas as afirmativas:
I Os planos mostrados sempre a partir de um dos lados da linha de ação num ângulo de 180° evitam descontinuidade visual dos temas em movimento e a quebra de sentido na direção do acontecimento.
II Em quaisquer planos sucessivos de duas pessoas conversando, é necessário que ambas sejam apresentadas olhando em sentidos opostos, viradas uma para a outra. A correspondência da linha do olhar confirma a relação espacial.
III A regra dos 180º é utilizada, na linguagem audiovisual, como alternativa para substituir a regra dos terços.
Assinale a opção a opção correta.
I, II, III estão corretas.
II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
I e III estão corretas.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, referentes a planos e enquadramentos de câmera.
Entre os enquadramentos de câmera utilizados em audiovisual, destacam-se o plano geral, o plano médio e o primeiro plano. O plano médio, por mostrar o corpo inteiro do ator e cortar grande parte do cenário de fundo, é muito utilizado em telejornais e apresentações de previsão meteorológica.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, referentes a planos e enquadramentos de câmera.
Para se realizar uma tomada em panorâmica, movimenta-se a câmera de vídeo para fora de seu eixo, no sentido horizontal (esquerda ou direita). Para esse fim, pode-se, ainda, utilizar recursos de afastamento e aproximação, por meio da articulação de lentes na objetiva da câmera ou durante a edição não linear.
O movimento em que a câmera se movimenta deslocando o eixo sobre o qual está apoiada, aproximando-se ou afastando-se dos elementos de uma cena, de forma linear, para os lados, para a frente e pra trás ou para cima e para baixo é chamado de
Long shot.
Plongée.
Travelling.
Panorâmica.
Zoom.
Na edição em televisão, é errado afirmar:
começamos com a decupagem.
no sistema digital capturamos os previews.
marcamos os pontos de edição (início e fim).
o plano de edição é fundamental.
decupagem era feita no sistema analógico; no digital, não existe decupagem.
No campo da produção audiovisual, a história em quadros que descreve com desenhos cada um dos planos de um filme, segundo o seu roteiro, é o
storyline.
storybox.
storyboard.
storydrops.
storytelling.
O processo em que se passa o conteúdo de filmes cinematográficos para a linguagem de vídeo é chamado de
fusão.
corte seco.
compilação.
telecinagem.
decupagem.
Câmera Raw é um plugin que dá acesso a arquivos de imagens no formato RAW. Ele é um recurso do programa
Adobe Photoshop.
PageMaker.
CorelDraw.
Windows Media Player.
InDesign.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de operação de câmera de vídeo e enquadramento, julgue os próximos itens.
Na câmera de vídeo, balanço de branco corresponde ao ajuste da leitura da luz em relação à temperatura de cor da luz predominante que ilumina a cena, medida em graus kelvin.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O som, que pode ser definido como tudo o que é captado pelo sentido da audição, é identificado pela altura, pela intensidade e pelo timbre. A partir dessas características, pode-se identificar o som emitido por uma nota musical, o som produzido por um caminhão passando pela rua ou o som produzido pelo vento soprando entre as árvores. Existem três grandes famílias de instrumentos que emitem sons musicais: de cordas por meio dos quais se obtém a sonoridade dedilhando, friccionando ou percutindo , de sopro que podem ser de madeira ou metal e de percussão os quais podem emitir sons definidos (notas musicais) ou indefinidos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
A intensidade do som é representada pela amplitude da onda sonora, medida em decibeis. Em um som forte, a amplitude da onda é maior que em um som fraco.
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