Lista completa de Questões sobre Ética na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Eugênio Bucci, "jornalismo é conflito". Tal afirmação está intimamente relacionada com a prática de apuração da verdade dos fatos pelo jornalista, que deve necessariamente ser:
ético.
sagaz.
atento.
cortês.
educado.
A ética jornalística impõe limites à liberdade de expressão, atuando, portanto, no campo do relacionamento com o outro. Na concepção de Marilena Chauí, citada por Bucci, a subjetividade ética se define como:
interação social.
relacionamento.
subjetivação.
intersubjetividade.
integração.
I. Divulgar todos os fatos que cheguem ao seu conhecimento
II. Lutar pela liberdade de pensamento e expressão
III. Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão
IV. Divulgar todos os fatos comprovados de corrupção
V. Respeitar o direito à privacidade do cidadão
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, são deveres do jornalista:
I, III e IV.
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
No que diz respeito à censura, o espírito do disposto no Código de Ética do Jornalista, de 1985, foi reproduzido no art. 220, § 2.º, da Constituição da República.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por referência as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
A concentração da propriedade e do controle dos meios de comunicação ameaça a liberdade de expressão na medida em que diminui o número de veículos e canais e, conseqüentemente a variedade dos conteúdos transmitidos e seus comunicadores à disposição do público.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por referência as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
No Brasil, o padrão transnacional de concentração progressiva da propriedade e do controle das comunicações representado pela presença crescente de seus global players encontrou ambiente historicamente favorável, uma vez que a mídia do país quase sempre se organizou oligopolisticamente.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, julgue os seguintes itens.
A divulgação de informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação pública e, para tanto, admite-se a autocensura.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, julgue os seguintes itens.
O jornalista deve respeitar o direito à privacidade do cidadão, exceto nos casos de interesse público.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, julgue os seguintes itens.
O exercício do jornalismo é livre, inclusive nos aspectos econômicos, o que permite ao jornalista plena liberdade de negociação sobre a remuneração do seu trabalho.
Analise as afirmativas sobre a ética jornalística e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A palavra ética deriva do grego éthos, que, grosso modo, refere-se aos costumes.
( ) O jornalista Assis Chateaubriand é considerado o maior exemplo de figura ética e idônea do século XX.
( ) A ética jornalística é um sistema com uma lógica própria. Não é um receituário. É antes um modo de pensar que, aplicado ao jornalismo, dá forma aos impasses que requerem decisões individuais.
( ) Os desvios éticos da imprensa brasileira não se resumem às falhas dos jornalistas, mas se estendem às empresas e à sociedade.
Assinale a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...