Lista completa de Questões sobre Fotografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na câmara fotográfica, é o mecanismo que controla a quantidade de luz que atinge o filme ou sensor:
A primeira visão de conjuntos de dados que levaria à criação de uma teoria das cores deve-se a Leonardo da Vinci. O que se convencionou chamar de Teoria das Cores de Leonardo são as formulações teóricas, esparsas, contidas em seus escritos, postumamente publicados no livro Tratado da pintura e da paisagem sombra e luz. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na Antiguidade, as descrições a respeito do número de cores principais, do efeito de refração e da cor do ar contribuíram como elementos instigadores da investigação renascentista do problema essencial para a manipulação da cor: a determinação do número de cores primárias e de quais são essas cores.
A primeira visão de conjuntos de dados que levaria à criação de uma teoria das cores deve-se a Leonardo da Vinci. O que se convencionou chamar de Teoria das Cores de Leonardo são as formulações teóricas, esparsas, contidas em seus escritos, postumamente publicados no livro Tratado da pintura e da paisagem sombra e luz. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Considere que um objeto sombrio (que não tem luz) tenha sido colocado entre as paredes de uma caixa e que essa caixa esteja próxima a um lugar escuro. Considere, ainda, que um lado dessa caixa esteja iluminado por uma fonte de luz (uma vela) e que o outro lado esteja iluminado por uma luz externa que entra por um pequeno furo na parede. Nesse caso, se esse objeto for branco e opaco, o lado iluminado pela vela será visto com um tom amarelado e o lado iluminado pela luz que passa pelo furo na parede da caixa será visto com um tom violeta; além disso, onde essas duas fontes de luz se fundirem, ao se encontrar nesse objeto branco opaco, o tom do objeto será branco.
Uma imagem pintada, esculpida, fotografada construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Segundo Denis Diderot, uma imagem só se torna verdadeira quando permite uma leitura comprometida, transmitindo um significado específico e único.
Uma imagem pintada, esculpida, fotografada construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na leitura de imagens de qualquer tipo, atribui-se a elas o caráter temporal da narrativa, que se limita a refletir uma representação da realidade.
Uma imagem pintada, esculpida, fotografada construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
No século XX, com as escolas modernas, como a Bauhaus na Alemanha, integradas ao cotidiano e às suas necessidades, o processo de produção imagética transformou-se radicalmente em todos os âmbitos das artes visuais.
Uma imagem pintada, esculpida, fotografada construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A escola Bauhaus traz de volta à produção artística a ideia de ofício, em que se apreende uma linguagem estética, contrapondo à ideia do talento inato. Segundo essa visão, o fazer artístico pode ser apreendido e multiplicado.
Uma imagem pintada, esculpida, fotografada construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A escola Bauhaus, diferentemente do que ocorreu com movimentos artísticos do século XX, que prezavam formas simples e geométricas, revisita as escolas figurativas, de períodos anteriores, e cria uma escola de ofício, com o objetivo de construir um pensamento pictórico embasado no figurativismo e na reprodução da natureza.
No que se refere a moda e identidade visual, julgue os itens seguintes.
O fotógrafo de moda é uma espécie de intérprete da moda, seu trabalho envolve a produção do visual para uma sessão de fotos, por exemplo.
Nos últimos anos, as tecnologias substituíram as manipulações tradicionais que exigiam do fotógrafo um conhecimento bastante específico sobre química, revelação e tipos de película. A respeito das diferenças existentes entre o processo de tratamento de imagens fotográficas, digitais e analógicas, julgue os próximos itens.
Dadas as possibilidades de tratamento digital disponíveis atualmente, é possível, a partir das diferentes ferramentas de seleção, acentuar, diminuir, introduzir ou alterar texturas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...