Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das características e das estruturas de funcionamento das empresas jornalísticas, julgue os itens a seguir.
Diferentemente de outros negócios, as empresas jornalísticas obtêm lucros não só com a comercialização de seus produtos (jornais e revistas, por exemplo), mas também por meio da venda de espaço publicitário.
Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
No início do século passado, Ferdinand de Saussure identificou a palavra como imagem acústica; hoje, destacam-se os microcomputadores como suportes da comunicação, dado que são fundamentais para o uso da linguagem por meio de tecnologia digital.
Considerando o texto que se seguem. e suas implicações, julgue os itens
O texto demonstra claramente todas as etapas do processo de produção publicitária: atendimento, criação, planejamento e mídia.
No tocante à nomenclatura oficial do campo da comunicação social, o verbete flash incorpora diferentes definições, exceto a de:
nota breve.
lâmpada descartável.
software para a criação de animações.
tipo de lide.
variação rápida na rotação de um disco.
Os jornalistas das novas gerações recebem, diariamente, centenas de mensagens em sua caixa postal. Na atualidade, o trabalho do jornalista implica a freqüente utilização do correio eletrônico comum, de blogs e sites. Essa nova tarefa deve-se à criação de sítios de revistas semanais e de jornais, os quais precisam ser atualizados a todo instante na Internet. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
O compromisso do jornalista deve ser com a realidade dos fatos e também com as inovações que fazem esses fatos virarem notícia. Entre essas inovações, inclui-se a mudança do real (atual) para o virtual, o que faz que as simulações da realidade passem a ser importantes.
I. A montagem da amostra é mais difícil ao se considerar o baixo índice de respostas.
II. O entrevistador pode introduzir algum viés na entrevista, mesmo sem querer.
III. O custo das entrevistas é o mais alto entre todos os métodos.
IV. A entrevista pode ser interrompida a qualquer momento pelo entrevistado. As definições colocadas anteriormente dizem respeito aos aspectos negativos das seguintes técnicas de coletas de dados em pesquisas de opinião:
I. "A proposta final deste livro confere ao componente intenção o valor de atributo de equilíbrio e unidade do bom texto jornalístico, entendido como o relato verdadeiro e compreensível da atualidade. Na essência dessa proposta está a convicção de que a intenção é a liga que funde Ética, Técnica e Estética, tríade solidária e inseparável das ações jornalísticas."
II. "O jornalismo não é, porém, um gênero literário a mais. Enquanto, na literatura, a forma é compreendida como portadora, em si, de informação estética, em jornalismo a ênfase desloca-se para os conteúdos, para o que é informado."
III. "Há um momento de dar a apuração por finda e de escrever. Excesso de informações torna confusa uma matéria. Matéria não é árvore de natal onde se penduram bolas."
IV. "Entre os gêneros de textos correntes nos jornais, a notícia distingue-se com certo grau de sutileza da reportagem, que trata de assuntos, não necessariamente de fatos novos; nesta, importam mais as relações que reatualizam os fatos, instaurando dado conhecimento do mundo. A reportagem é planejada e obedece a uma linha editorial, um enfoque; a notícia, não." As definições colocadas anteriormente correspondem, de forma textual, ao pensamento de quais autores?
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Acontecimentos midiáticos são consensuais entre editores, daí a freqüência com que as manchetes coincidem em diferentes meios.
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Quanto mais improvável é o acontecimento, mais impregnado de valor midiático ele pode estar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...