Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das características e das estruturas de funcionamento das empresas jornalísticas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente de outros negócios, as empresas jornalísticas obtêm lucros não só com a comercialização de seus produtos (jornais e revistas, por exemplo), mas também por meio da venda de espaço publicitário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A. O fluxo de informações que ocorre na comunicação administrativa é burocrático e não permite às áreas envolvidas intercâmbio eficiente nem a formação de redes de comunicação.
  • B. As campanhas de esclarecimento ao público interno e as ações de suporte à gestão estratégica da organização, estabelecidas por meio de canais de diálogo ascendentes, descendentes e lineares, são instrumentos eficientes de comunicação interna.
  • C. Assessoria de imprensa, propaganda institucional, relações públicas e jornalismo são subáreas da comunicação institucional e possuem cada uma delas as suas especificidades, o que não lhes permite integração.
  • D. A divulgação publicitária dos produtos e serviços de uma instituição visa à formatação da imagem e da identidade corporativa.
  • E. Pesquisas institucionais são coordenadas por jornalistas ou publicitários.

Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

No início do século passado, Ferdinand de Saussure identificou a palavra como imagem acústica; hoje, destacam-se os microcomputadores como suportes da comunicação, dado que são fundamentais para o uso da linguagem por meio de tecnologia digital.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto que se seguem. e suas implicações, julgue os itens

O texto demonstra claramente todas as etapas do processo de produção publicitária: atendimento, criação, planejamento e mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante à nomenclatura oficial do campo da comunicação social, o verbete flash incorpora diferentes definições, exceto a de:

  • A.

    nota breve.

  • B.

    lâmpada descartável.

  • C.

    software para a criação de animações.

  • D.

    tipo de lide.

  • E.

    variação rápida na rotação de um disco.

Os jornalistas das novas gerações recebem, diariamente, centenas de mensagens em sua caixa postal. Na atualidade, o trabalho do jornalista implica a freqüente utilização do correio eletrônico comum, de blogs e sites. Essa nova tarefa deve-se à criação de sítios de revistas semanais e de jornais, os quais precisam ser atualizados a todo instante na Internet. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

O compromisso do jornalista deve ser com a realidade dos fatos e também com as inovações que fazem esses fatos virarem notícia. Entre essas inovações, inclui-se a mudança do real (atual) para o virtual, o que faz que as simulações da realidade passem a ser importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

I. A montagem da amostra é mais difícil ao se considerar o baixo índice de respostas.

II. O entrevistador pode introduzir algum viés na entrevista, mesmo sem querer.

III. O custo das entrevistas é o mais alto entre todos os métodos.

IV. A entrevista pode ser interrompida a qualquer momento pelo entrevistado. As definições colocadas anteriormente dizem respeito aos aspectos negativos das seguintes técnicas de coletas de dados em pesquisas de opinião:

  • A. I – questionário por correio; II – entrevista pessoal; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.
  • B. I – entrevista por telefone; II – entrevista por telefone; III – entrevista pessoal; IV – entrevista pessoal.
  • C. I – questionário por correio; II – entrevista pessoal; III – entrevista por telefone; IV – entrevista por telefone.
  • D. I – entrevista por telefone; II – entrevista pessoal; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.
  • E. I – questionário por correio; II – entrevista por telefone; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.

I. "A proposta final deste livro confere ao componente intenção o valor de atributo de equilíbrio e unidade do bom texto jornalístico, entendido como o relato verdadeiro e compreensível da atualidade. Na essência dessa proposta está a convicção de que a intenção é a liga que funde Ética, Técnica e Estética, tríade solidária e inseparável das ações jornalísticas."

 II. "O jornalismo não é, porém, um gênero literário a mais. Enquanto, na literatura, a forma é compreendida como portadora, em si, de informação estética, em jornalismo a ênfase desloca-se para os conteúdos, para o que é informado."

III. "Há um momento de dar a apuração por finda e de escrever. Excesso de informações torna confusa uma matéria. Matéria não é árvore de natal onde se penduram bolas."

IV. "Entre os gêneros de textos correntes nos jornais, a notícia distingue-se com certo grau de sutileza da reportagem, que trata de assuntos, não necessariamente de fatos novos; nesta, importam mais as relações que reatualizam os fatos, instaurando dado conhecimento do mundo. A reportagem é planejada e obedece a uma linha editorial, um enfoque; a notícia, não." As definições colocadas anteriormente correspondem, de forma textual, ao pensamento de quais autores?

  • A. Manuel Carlos Chaparro, Nilson Lage, Ricardo Noblat, Nilson Lage.
  • B. Nelson Traquina, Nilson Lage, Ricardo Noblat, Manuel Carlos Chaparro.
  • C. Manuel Carlos Chaparro, Nelson Traquina, Nilson Lage, Ricardo Noblat.
  • D. Nilson Lage, Nelson Traquina, Ricardo Noblat, Nelson Traquina.
  • E. Nelson Traquina, Manuel Carlos Chaparro, Ricardo Noblat, Nilson Lage

O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.

Acontecimentos midiáticos são consensuais entre editores, daí a freqüência com que as manchetes coincidem em diferentes meios.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.

Quanto mais improvável é o acontecimento, mais impregnado de valor midiático ele pode estar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...