Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Gold (2002), os documentos empresariais vêm sofrendo mudanças na sua forma e no estilo da linguagem. Representa uma dessas mudanças a alternativa:
Vimos, através desta, solicitar ...
Venho, pela presente, solicitar ...
Sinceros protestos de elevada estima e apreço ...
Consternou-nos profundamente seu ...
Participamo-lhes que ...
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
O uso de efemérides nos jornais e revistas foi altamente criticado e praticamente expurgado das edições dos grandes jornais e revistas nacionais. Até mesmo em tablóides e house organs, as efemérides tendem a ser eliminadas.
Devido ao uso do plural de modéstia, a concordância do adjetivo está gramaticalmente correta na alternativa:
Estamos contentes ...
Somos grata por tudo o que foi feito
Ficamos cientes do acontecido.
Estamos aborrecidos com o desfecho
Estamos satisfeitos com o resultado
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
Embora os títulos sejam muito importantes em qualquer projeto gráfico, são as ilustrações e fotos que chamam a atenção dos leitores. Por atraírem toda a força da mensagem e sintetizarem a idéia básica do texto, constituem as peças mais importantes do arranjo gráfico.
Caso haja o envio, em anexo, de algum documento, a correta concordância do termo é:
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
No jornalismo impresso, boneco pode significar tanto a foto padrão de frente de uma personagem, com corte de busto, como o modelo simulado da diagramação de revista, jornal, caderno ou livro que vão para a impressão com a orientação da localização exata de cada texto, anúncio e ilustração.
Indique a alternativa correta no que se refere à adequação dos termos comumente usados na elaboração de uma ata.
"Aos 18º dia do mês quatro de 2004...".
"Tendo verificado haver coro, o presidente iniciou a sessão..."
"Em tempo: onde se lê..., leia-se...".
"E para constar, lavei a presente ata..."
"Paulo Neves, secretário hadoc" ...
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
A edição de um jornal pode lançar mão de recursos como o broche, que é uma foto ou ilustração aplicada sobre outra maior, em um local em que a última tem pouca informação visual. O broche funciona como informação complementar, mas é um recurso de destaque que deve ser usado com parcimônia.
''Saber utilizar o aparelho telefônico é uma habilidade indispensável à secretária. Se você souber usá-lo com eficiência, além de economizar dinheiro com ligações inúteis, inconvenientes e demoradas, transmitirá uma imagem positiva da empresa '' (Teixeira 1995). Com relação ao uso do telefone, é correto afirmar que:
com o advento do telemarketing, as possibilidades de uso do telefone se multiplicaram.
a apresentação de produtos, cobranças e até pesquisas realizadas por telefone aumentaram os custos e o tempo de trabalho.
ao atender o telefone na empresa em que trabalha, basta a secretária dizer 'Alô'.
por medida de segurança, o secretário não deve informar seu nome e o setor de trabalho, antes de certificar-se quem está telefonando.
o interlocutor pode esperar, desde que não mais que quinze minutos.
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
No jornalismo impresso, clichê é o nome que se dá às expressões muito usadas, lugares comuns que acabam sendo usados mecanicamente, sem qualquer originalidade. Tais expressões dão uma conotação de texto pobre, sem originalidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...