Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta sobre o surgimento do rádio no Brasil.
Criada em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro transformou-se, na década seguinte, na Rádio Municipal do Rio de Janeiro, conhecida como Rádio Roquete Pinto.
O surgimento do rádio no Brasil é marcado com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco, em 1919, inaugurando seus trabalhos com a transmissão do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
A rádio Roquete Pinto nasceu juntamente com a industrialização do Brasil, que permitia às famílias brasileiras a aquisição de aparelhos receptores.
Ao perceber a importância estratégica de um meio de comunicação sem fio, o governo brasileiro apoio incondicionalmente os estudos que culminaram com o invento do rádio.
A Rádio Clube de Pernambuco tinha um perfil popular e nacionalista, enquanto a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro caracterizava-se pelos vínculos com a política e a indústria.
Assinale a alternativa correta sobre a chegada e o desenvolvimento da TV no Brasil.
Câmeras de cinema de 16 milímetros eram utilizadas nas reportagens dos primeiros programas jornalísticos.
A implementação da nova tecnologia ocorreu graças a interesses diretos da indústria e de empresários norteamericanos.
A mudança na linguagem e na tecnologia trazida pela televisão era tão profunda que, praticamente, impediu a inserção de artistas e técnicos vindos do rádio.
Durante os anos de 1960, sob o regime militar, a TV brasileira enfrentou a fase mais difícil de expansão, chegando quase à estagnação.
Para garantir o sucesso de sua nova empreitada, o pioneiro Assis Chateubriand disponibilizou uma linha de crédito especial, possibilitando a milhares de famílias a aquisição de um aparelho de TV.
Accountability é um conceito político-administrativo surgido nos países anglo-saxônicos e que, no Brasil, encontrou terreno propício para aflorar com a promulgação da Constituição Federal de 1988, onde os direitos e os deveres do cidadão, da sociedade, do Estado, do mercado e as formas de regulação social foram demarcados pelo viés da responsabilidade social, da democracia e da solidariedade social. No tocante ao accountabillity midiático, assinale a alternativa correta.
Forma de controle público e democrático sobre a mídia, plenamente aplicada no Brasil a partir da abertura política.
Insere-se no conceito de mídia criticism, surgido nos Estados Unidos na década de 1960, quando empresas de comunicação passaram a se preocupar com o poder e os efeitos da mídia na vida social.
Conceito desenvolvido a partir de estudos norteamericanos, na década de 1950, estabelecendo vínculo direto entre qualidade da programação e índice de audiência.
Formalização de legislação específica sobre jornais e emissoras de rádio e televisão.
Espaços de discussão pública sobre a mídia como uma forma de controle público e democrático.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.
Uma das condições para que um produto gráfico seja considerado jornal é o seu formato, ora standard, ora tabloide, razão suficiente para que os antigos almanaques não sejam classificados e arquivados como jornais.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.
Considerando que, ao longo do primeiro milênio da era cristã, os chineses já usavam blocos de madeira e prensas para impressão em papel de relatórios e boletins (tipaos) por meio da xilogravura, pode-se dizer que a invenção da imprensa antecede em vários séculos à fundição em chumbo dos tipos móveis da era Gutenberg.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.
Prelo, monotipia, linotipia, rotogravura, ofsete e impressão digital são fases sequenciais e representativas de saltos tecnológicos nos recursos da impressão gráfica para circulação massiva.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.
Ao longo dos séculos, os processos gráficos sempre se superaram no que se refere à velocidade, ainda mais com o surgimento do processo de digitalização. Permanece, no entanto, um descompasso representado pela necessidade de se produzirem fotolitos, já que eles devem ser fabricados por meios fotoquímicos, ou seja, mediante gravação analógica, revelação, secagem e retoque manual.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à história do jornalismo.
O sensacionalismo do tipo penny press, da imprensa inglesa, é um fenômeno que antecedeu a massificação das tiragens no século XX.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à história do jornalismo.
No Brasil, a introdução do primeiro manual de jornalismo (style book), na década de 50, por Pompeu de Souza, é considerada um marco na história do jornalismo brasileiro no que se refere à necessidade de separação entre fato e opinião.Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à história do jornalismo.
Dado o seu caráter panfletário, as primeiras gazetas da história, que se ocupavam em tão somente transmitir, em muitos casos, as versões que os reis encomendavam para os fatos, não fazem parte da história do jornalismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...