Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da história da imprensa no Brasil, julgue os itens a seguir.
O formato standard, adotado por jornais como O Globo e O Estado de S. Paulo, tornou-se o mais comum na grande imprensa brasileira.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência à redação jornalística, julgue os seguintes itens.
Objetividade, clareza, concisão e precisão são características desejáveis em um lead.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência à redação jornalística, julgue os seguintes itens.
O nariz-de-cera, um parágrafo introdutório que retarda a entrada no assunto específico do texto, é considerado sinal de prolixidade.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência à redação jornalística, julgue os seguintes itens.
Pirâmide invertida é a técnica de redação jornalística pela qual as informações mais importantes são deixadas para o final do texto.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da produção do texto e da notícia, julgue os itens que se seguem.
Manual de redação compreende orientações de revistas e newsletters altamente especializadas para o leitor compreender o noticiário.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da produção do texto e da notícia, julgue os itens que se seguem.
O lead não se aplica ao release.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.
Utilizando-se como exemplo o processo de elaboração de uma grande reportagem de revista semanal, é correto afirmar que, nesse caso, exercem papel de gatekeepers (selecionadores) o pauteiro, o repórter, o fotógrafo, o editor e o redator-chefe (ou aqueles que exercem cargos similares/equivalentes, que tenham denominação diferenciada).
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O texto utiliza o modelo da pirâmide invertida, que resultou no formato lide e sublide.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
É correto afirmar sobre a diferença entre nota e coluna:
Em termos de linguagem e gramática para radiojornalismo, assinale a afirmativa correta.
O Prefeito voltou há pouco da França.
O parlamentar demonstrou estar bastante atento.
O espantoso acidente comprometeu a energia das casas.
O carro dos assaltantes era vermelho.
O inverno trouxe o mau tempo que inundou a cidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...