Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Suíte ou sumário são pequenos textos de primeira página reunidos em quadro com fundo colorido, normalmente editado na parte inferior da capa de uma edição.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Briefing é o texto de abertura de uma coluna de notas informativas, com o objetivo de situar o leitor sobre o tema principal da coluna.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Alguns jornais admitem dois tipos de lide: o noticioso, que responde às questões básicas sobre um fato, e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Sub-lide é um texto de apoio que aparece em um boxe, sempre destacado do lide.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
A pirâmide invertida no jornalismo consiste no estabelecimento de uma hierarquia dos fatos, para atender os critérios de importância da notícia. Tal procedimento nem sempre segue critérios cronológicos ou a seqüência literal dos fatos. Cabe ao jornalista reordenar os eventos de acordo com a pauta, os critérios de noticiabilidade e os valoresnotícia.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
O que se convencionou chamar paica é a medida tipográfica que equivale a 12 pontos do sistema angloamericano ou 11,22 pontos do sistema Didot.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
Capitular é um recurso gráfico que permite interromper o processo de edição de textos longos e que não devem ser publicados.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
Os veículos como jornais, revistas e tablóides chamam de circulação paga o número total de uma edição colocado nas bancas e entregue aos assinantes, bem como o entregue graciosamente a autoridades, bibliotecas ou escolas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
Com o desenvolvimento das técnicas de diagramação e editoração, está sendo deixado de lado o calhau, recurso usado pelos diagramadores e editores para embelezar a página com letras mais rebuscadas e ilustrações envolvidas em molduras.
Analise as afirmativas sobre o conceito de lead e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O lead não necessariamente corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica.
( ) Os manuais de jornalismo mencionam mais de uma dezena de tipos de lead.
( ) O lead é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros leads em seu corpo.
( ) Nos telejornais, o lead aparece somente na voz do apresentador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...