Lista completa de Questões sobre Jornalismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o contexto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A necessidade de um fluxo contínuo de informações provoca a fragmentação das notícias em vários relatos sucessivos, o que pode prejudicar a compreensão global dos cidadãos acerca dos temas tratados nessas notícias. Tal estratégia de produção noticiosa reforça a ideia de efemeridade do conteúdo jornalístico.
No processo tradicional de produção de informação, ou newsmaking, a notícia baseia-se no tripé interesse/impacto, atualidade/significância e verdade. Mas definir notícia não é tarefa fácil, já que alguns autores não aceitam a ideia de que sua produção seja mera transcrição do fato ou simples rotina jornalística. Para eles, a produção da notícia deve implicar benefício público. Com base nas informações do texto, julgue os itens subsequentes.
I Fatos só existem quando a notícia decide que são fatos.
II O tripé em que se baseia a produção da notícia não é mais aceito pelo jornalismo atual.
III A produção de notícias está incluída na rotina jornalística de redações e assessorias de imprensa.
IV Notícias de interesse são aquelas que dizem respeito e impactam a vida do país e da sociedade.
Estão certos apenas os itens
Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens que se seguem.
A realização de uma reportagem pressupõe o trabalho de investigação jornalística, que significa buscar as informações exclusivas que as fontes podem fornecer.
Além das suas atribuições corriqueiras, as assessorias de imprensa têm-se tornado, cada vez mais, instrumentos de mobilização de públicos em relação a causas sociais. Muitas campanhas de esclarecimento e de conscientização da população passam por essas assessorias, que se tornam, assim, responsáveis pela promoção de bem-estar social. Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.
I Alerta contra doenças, prevenção de acidentes, incentivo a práticas sociais, conscientização sobre direitos são campanhas de mobilização nas quais a assessoria de imprensa não deve se engajar.
II As assessorias se preocupam com a reputação das instituições.
III Mobilizar não é manipular.
IV Campanhas feitas ou apoiadas por assessorias de imprensa geralmente repercutem nos veículos de comunicação.
V Ações de responsabilidade social também dizem respeito às assessorias de imprensa.
A quantidade de itens certos é igual a
Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens que se seguem.
A realização de uma reportagem pressupõe o trabalho de investigação jornalística, que significa buscar as informações exclusivas que as fontes podem fornecer.
Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
No Brasil, um dos problemas centrais das matérias relacionadas à ciência em jornal diário é que, dadas as peculiaridades deste, não é possível o aprofundamento de temas de cunho científico, cuja compreensão, por vezes, é difícil até mesmo para o jornalista. Ciência passa, então, a ter fisionomia de aventura, de algo fantástico. A partir da sua exposição na Internet, passa a ter aparência gloriosa.
Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.
Diferentemente do jornalista, que utiliza unicamente a razão para construir suas matérias, o publicitário atua, de forma evidente, no campo das emoções, probabilidades, possibilidades e argumentos viáveis.
Julgue os itens que se seguem, tendo como referência o texto acima.
Na etapa de coleta de informações, aplica-se o princípio jornalístico que recomenda ouvir o outro lado. Assim, em uma situação em que uma informação contenha acusações a uma pessoa ou instituição, o repórter deve ouvir o outro lado e publicar as duas versões com destaque proporcional.
Alguns autores consideram as cartas comerciais que circulavam na Europa no século XVI como precursoras do jornalismo e dos house-organs. A respeito das publicações jornalísticas empresariais, julgue os seguintes itens.
Um dos grandes fatores de sucesso dos jornais de empresa decorre do fato de esses jornais geralmente serem dirigidos, ao mesmo tempo, ao público interno e externo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...