Questões sobre Jornalismo

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Gaudêncio Torquato em seu Tratado de Comunicação Organizacional e Política (São Paulo: Cengage Learning) aponta que as mensagens nas publicações internas devem contemplar os mais variados conteúdos e tipos de matérias. Segundo o autor, aquelas matérias que tratam de “segurança, higiene, saúde, conselhos úteis, programas de treinamento” recebem o nome de

  • A. educativas.
  • B. operacionais.
  • C. institucionais.
  • D. orientação profissional.
  • E. motivação.

Uma informação dada a um repórter em off (de off the record) durante uma crise foi publicada em um jornal identificando a fonte indevidamente. Depois desse episódio a melhor atitude a ser tomada por parte da fonte é

  • A. negar toda e qualquer entrevista futura ao repórter.
  • B. suspender a publicidade do veículo.
  • C. negar a declaração dada e processar o repórter.
  • D. atender normalmente o repórter, evitando o uso do off.
  • E. pedir uma compensação pelo incômodo sofrido.

Ubiquidade no jornalismo sugere que todos podem não apenas acessar notícias, mas também participar e fornecer contribuição com conteúdos para compartilhamento e distribuição global. O conceito conhecido como jornalismo cidadão, no entanto, aponta alguns problemas no Brasil.

São dificultadores para a expansão do jornalismo cidadão, EXCETO:

  • A. Acesso à banda larga ainda é restrito no Brasil. Segundo dados da Anatel de janeiro de 2017, na região Norte, a densidade de aparelhos celulares ativos para um grupo de 100 habitantes é de apenas 50,32.
  • B. Segundo especialistas, o jornalismo cidadão se tornará ainda mais onipresente à medida em que as tecnologias vestíveis (wearable) forem mais triviais e o custo de aquisição seja reduzido.
  • C. Dois exemplos conhecidos de jornalismo cidadão são: a Primavera Árabe na Praça Tahrir, no Cairo (Egito), e o protesto “Occupy Wall Street”, em Nova Iorque, ambos em 2011.
  • D. Em relação à distribuição de notícias, embora exista grande valor em veicular informações precisas o mais rápido possível, há também o risco de se espalhar rapidamente os erros de informação.

Leia o trecho a seguir.

“Para as organizações noticiosas, uma nova função tem emergido. O pesquisador Axel Bruns (2003) descreve o novo papel colaborativo do jornalismo em rede. Na era das redes ou da conexão, o jornalista atua mais como aquele que examina os fatos para avaliar sua veracidade e boa-fé, como um autenticador dos jornalistas cidadãos e curador do que é reportado nas redes sociais” (CANAVILHAS, 2014, cap. 7).

A nova função apontada pelo autor é conhecida como:

  • A. gatewatcher.
  • B. gatekeeper.
  • C. social media.
  • D. crowdsourcing.

Conforme Wolf (1995, p. 170), “noticiabilidade trata-se de um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos – do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas – que lhe conferem as características básicas de uma notícia”.

São critérios de noticiabilidade, EXCETO:

  • A. A atualidade da notícia.
  • B. A relevância do fato.
  • C. A ambiguidade.
  • D. O interesse público.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1. Follow up

2. Press kit

3. Mailing list

4. Clipping

COLUNA II

( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.

( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.

( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.

( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 2 3 1 4
  • B. 4 3 1 2
  • C. 3 2 4 1
  • D. 3 1 4 2

Em relação ao lead e às suas atribuições, é incorreto afirmar:

  • A. Palavras como novo, inédito, novidade, lançamento não podem ser usadas ao se elaborar um lead.
  • B. É o primeiro parágrafo de um texto jornalístico, com a introdução resumida do conteúdo, levando-se em consideração o que é mais importante.
  • C. Deve apresentar um ‘gancho’, algo que ‘sugere’, que estimule o interesse pelo assunto.
  • D. Traz a essência da notícia, um resumo, geralmente respondendo pelo menos às perguntas: o quê, quem, quando, onde, sempre com base no que é mais importante.

Segundo Nilson Lage (2001, p. 73), a entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo. Com base nos tipos de entrevista, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I

1. Ritual

2. Em profundidade

3. Temática

4. Testemunhal

COLUNA II

( ) Pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista.

( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição do entrevistado do que no que ele tem a dizer.

( ) A reconstituição do evento é feita do ponto de vista particular do entrevistado que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações.

( ) O objetivo da entrevista é a figura do entrevistado.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 2 1 4 3
  • B. 3 1 4 2
  • C. 2 3 4 1
  • D. 3 4 1 2

Dentro de uma redação de TV, as diversas funções obedecem a um organograma, a uma hierarquia:

I Diretor de jornalismo: é o maior cargo do setor jornalístico em uma TV. É ele que determina a linha editorial e, consequentemente, as opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora, no caso da empresa privada; na TV pública, subordinado ao diretor nomeado pela autoridade competente.

II Gerente de jornalismo: profissional responsável pelo jornalismo de uma ou mais redações – como no caso de redes (emissoras filiadas). Participa de reuniões sobre a condução do trabalho jornalístico, contratação e criação de novos programas. Subordinado ao diretor de jornalismo.

III Chefe de redação: jornalista responsável pelo funcionamento prático da redação. Supervisiona todos os telejornais e outros produtos jornalísticos. Faz recrutamento de novos jornalistas, demissões, escalas de trabalho, remanejamentos, promoções, tudo com a ajuda dos departamentos de recursos humanos e financeiro da emissora.

IV Editor-chefe: jornalista responsável pelo conteúdo de cada edição do telejornal. Edita cada matéria que irá ao ar, determinando as imagens que serão usadas. V Repórter: jornalista que participa de todas as fases do processo de produção diária da informação no telejornalismo.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

  • A. I, III e V.
  • B. III, IV e V.
  • C. III e V, somente.
  • D. II e III.
  • E. IV e V, somente.

A entrevista é uma forma específica de diálogo entre jornalista e fonte. Assim,

  • A. por telefone, resguarda-se o sigilo com maior facilidade.
  • B. por mensagem de texto, como correio eletrônico, obtém-se maior fidelidade da informação solicitada.
  • C. o tipo de entrevista menos aconselhável é o presencial, dadas as despesas de deslocamento, além de que a fonte pode tentar ludibriar o jornalista mais facilmente.
  • D. com questionário fechado, o jornalista pode documentar com mais facilidade as informações recebidas.
  • E. a presencialidade somente deve ser substituída por outra forma de entrevista quando o contato face a face for impossível.
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