Questões sobre Novas Mídias

Lista completa de Questões sobre Novas Mídias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.

As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

  • A. Disponibilidade do conteúdo quando e onde o público quiser e achar mais útil.
  • B. Textos de mídia facilmente reutilizáveis e abertos, que permitem diversos usos.
  • C. A mentalidade “viral” leva as marcas a investirem em um texto de mídia específico que possa gerar sucesso exponencial.
  • D. Os públicos raramente abandonam o material se o compartilhamento se mostrar muito oneroso.

O YouTube, plataforma pertencente ao Google, permite a distribuição e o compartilhamento de produtos audiovisuais. De acordo com dados de 2015, fornecidos pela própria empresa, o YouTube é uma rede social com um bilhão de usuários ativos na rede, sendo ainda que ela atinge mais adultos, na faixa etária compreendida entre 18 e 34 anos, nos Estados Unidos da América, do que qualquer rede a cabo naquele país. Séries exclusivas, músicas, documentários e entrevistas, por exemplo, podem ser acessados a qualquer momento. O consumo de produtos midiáticos de modo fragmentado é, de certa forma, reflexo da transformação do público a partir do advento de novas tecnologias digitais. Deste modo, é correto afirmar que:

  • A. para a chamada geração C, ou seja, adultos jovens com menos de 35 anos de idade, a internet e as redes sociais são fontes secundárias de entretenimento e informação;
  • B. a classe C, no Brasil, não se vê representada nas telenovelas nacionais e, por esse motivo, prefere consumir produções de teledramaturgia latino-americanas disponibilizadas online;
  • C. os microconteúdos disponíveis no YouTube são acessados por usuários com interesses em áreas específicas e que não encontram tais produções audiovisuais no chamado circuito comercial;
  • D. as novas linguagens proporcionam profícuo diálogo entre consumidores e produtores de conteúdo audiovisual, em que a tônica do relacionamento é a lógica do mercado;
  • E. o próprio jornalismo se rearranja na rede em busca de novos consumidores na medida em que os grandes grupos de mídia não se mostram interessados em explorar o potencial mercadológico da internet.

A expressão em inglês news value, ou traduzindo para o português “valor-notícia”, enfeixa critérios de interesse tanto para o leitor como para o jornalista. Dessa maneira, alguns manuais de redação e estilo sugerem como guia para definição de notícia jornalística marcos como “atualidade”, “proximidade”, “interesse público”, “frequência”, dentre outros. Com relação aos valores de noticiabilidade dos acontecimentos hodiernos, torna-se peremptório refletir sobre os critérios para a inscrição da factualidade na mídia, de modo a:

  • A. garantir à opinião pública o recebimento de notícias desprovidas de recortes editoriais;
  • B. referendar que cabe às corporações editoriais o controle sobre o produto elementar do discurso informativo, ou seja, o fato;
  • C. considerar a notícia-mercadoria como modelo que garante o direito civil de livre expressão e representação objetiva da realidade cotidiana;
  • D. relativizar o papel da grande mídia como processo único de visualização e reprodução dos fatos sociais na esfera pública;
  • E. ressalvar que tanto os microfatos como os macroacontecimentos comportam um único ponto de vista sobre o ocorrido.

Diversas iniciativas de comunicação cidadã e mídia independente são viáveis economicamente hoje em razão das redes de contato feitas no ambiente digital, que permitem o uso de ferramentas coletivas como:

  • A. venture capital;
  • B. crowdfunding;
  • C. risk capital;
  • D. empréstimos a fundo perdido;
  • E. financiamento governamental.

Assinale a opção correta, a respeito de webjornalismo.

  • A. A informação on-line reproduz o valor econômico que gera, assim como os bens materiais e serviços prestados.
  • B. O jornalismo on-line limita-se a interpretar e noticiar acontecimentos, bem como impede o acesso às fontes de informação não tradicionais.
  • C. Uma das limitações dos jornalistas on-line é a restrição ao uso de recursos de áudio e vídeo nas transmissões de cada notícia.
  • D. A forma de tratamento dos dados e as relações que são articuladas com os usuários são semelhantes no jornalismo digital e no jornalismo praticado nos meios de comunicação tradicionais.
  • E. Jornalismo digital refere-se ao produto discursivo que retrate a realidade com base na singularidade dos eventos e tenha como suporte de circulação tecnologias que permitam interação com os usuários.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das mídias sociais. As mídias sociais podem ser definidas como ferramentas destinadas a possibilitar a interação e a colaboração online, o compartilhamento de conteúdo e a troca de conhecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, acerca das mídias sociais. Os sítios de redes sociais permitiram novas práticas sociais, como o ato de copiar conteúdos e enviá-los a outra pessoa, a qualquer hora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, acerca das mídias sociais. As redes sociais Twitter e Facebook, ao estabelecerem um limite para os posts em cento e quarenta caracteres, ampliaram a participação de indivíduos que têm por característica o poder de síntese.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, acerca das mídias sociais. As mídias sociais fazem parte da nova rede Web 4.0, cujo objetivo é a conexão contínua.

  • C. Certo
  • E. Errado

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue os itens a seguir. Na comunicação online, a segmentação do público é mais precisa que na comunicação tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...