Questões sobre Rádio e TV

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Um âncora de rádio, ao entrar em contato com um repórter, solicitou que a técnica providenciasse a equalização da linha. Isso significa que o contato com o repórter se dava por linha telefônica e era necessário

  • A.

    compensar os sons agudos.

  • B.

    reduzir a interferência do som ambiente.

  • C.

    ampliar o volume da transmissão.

  • D.

    retirar as distorções produzidas pelo delay.

  • E.

    evitar os ecos da transmissão.

Um telejornal nas grandes emissoras de televisão brasileiras começa, em geral, com a leitura de textos curtos com as manchetes das principais notícias que serão apresentadas. Esse processo tem o nome de

  • A.

    notas ao vivo.

  • B.

    espelho.

  • C.

    chamadas de bloco.

  • D.

    escalada.

  • E.

    Stand ups.

A redação de notícias para o rádio e para a TV possui características semelhantes, por exemplo, no que diz respeito ao uso de frases curtas e palavras de fácil compreensão. Contudo, a ausência de imagens e suportes gráficos na informação radiofônica obriga o redator a outros cuidados, que são específicos da linguagem radiofônica, dentre os quais,

  • A.

    usar linguagem coloquial.

  • B.

    evitar os vícios de linguagem, como a cacofonia.

  • C.

    evitar, ou ler com entonação diferenciada, números e listas.

  • D.

    apresentar ao público todos os entrevistados e participantes.

  • E.

    evitar o uso de jargões, frases feitas e lugares-comuns na redação de notícias.

A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a cabeça da matéria em telejornalismo é o texto que vai ser lido pelo apresentador em estúdio, introduzindo a matéria gravada.

  • B.

    as informações relativas ao vídeo são colocadas na coluna esquerda e os textos a serem lidos na coluna direita.

  • C.

    as palavras que os apresentadores introduzem, de forma improvisada e espontânea no texto, são chamados cacos.

  • D.

    a lauda para televisão é denominada script.

  • E.

    as partes, ou segmentos, que dividem o telejornal e ficam entre dois intervalos comerciais são chamados de breaks.

No trabalho jornalístico em uma ilha de edição não linear, é correto utilizar o insert de vídeo para

  • A.

    inserir caracteres para informar o nome e a função do entrevistado.

  • B.

    cobrir um off com imagem.

  • C.

    corrigir eletronicamente as cores de uma imagem.

  • D.

    aplicar efeitos digitais sobre a imagem.

  • E.

    inserir efeitos de transição entre sequências de imagens.

Para uma emissora de TV local fazer um stand up ao vivo para um telejornal, a partir de uma grande avenida distante poucos quilômetros da emissora, ela utiliza para a transmissão

  • A.

    uma antena parabólica.

  • B.

    um híbrido.

  • C.

    uma câmera wireless.

  • D.

    um link de microondas.

  • E.

    um roteador.

O jornalista carioca Clóvis Paiva, segundo Luiz Amaral, foi o criador da fórmula 3CV para a redação da notícia radiofônica. Essa fórmula significa que para manter a atenção do ouvinte o texto radiofônico deve conter

  • A.

    correção, carisma, condução e venda.

  • B.

    concisão, conexão, compreensão e vibração.

  • C.

    compreensão, clareza, convicção e venda.

  • D.

    convicção, concisão, compreensão e vibração.

  • E.

    carisma, concisão, correção e vibração.

Segundo a pesquisadora Sonia Maria Ribeiro, o telejornalismo se utiliza de um discurso que elabora conflitos e os justifica. Para a autora, o falante ganha a discussão utilizando jogos de palavras que deixam o ouvinte sem condições de responder porque se cria um contexto de falso diálogo. Essa forma de argumentar está contida

  • A.

    na edótica.

  • B.

    no discurso erístico.

  • C.

    na retórica.

  • D.

    no discurso indireto.

  • E.

    na parábola.

Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso

  • A.

    combinar imagens e texto de forma subliminar para persuadir o espectador.

  • B.

    cuidar primeiro do texto, que é o elemento primordial, e, depois, verificar as imagens.

  • C.

    descartar as informações quando não houver imagens para cobri-las.

  • D.

    redigir o texto escrito de forma a aproveitar melhor as imagens de que se dispõe.

  • E.

    traduzir no texto precisamente aquilo que pode ser percebido através das imagens.

Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.

Na narrativa jornalística televisiva, construída por imagens, o editor de texto escreve um roteiro a partir do qual o cinegrafista trabalha na produção de imagens.

  • C. Certo
  • E. Errado
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