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Um âncora de rádio, ao entrar em contato com um repórter, solicitou que a técnica providenciasse a equalização da linha. Isso significa que o contato com o repórter se dava por linha telefônica e era necessário
compensar os sons agudos.
reduzir a interferência do som ambiente.
ampliar o volume da transmissão.
retirar as distorções produzidas pelo delay.
evitar os ecos da transmissão.
Um telejornal nas grandes emissoras de televisão brasileiras começa, em geral, com a leitura de textos curtos com as manchetes das principais notícias que serão apresentadas. Esse processo tem o nome de
notas ao vivo.
espelho.
chamadas de bloco.
escalada.
Stand ups.
A redação de notícias para o rádio e para a TV possui características semelhantes, por exemplo, no que diz respeito ao uso de frases curtas e palavras de fácil compreensão. Contudo, a ausência de imagens e suportes gráficos na informação radiofônica obriga o redator a outros cuidados, que são específicos da linguagem radiofônica, dentre os quais,
usar linguagem coloquial.
evitar os vícios de linguagem, como a cacofonia.
evitar, ou ler com entonação diferenciada, números e listas.
apresentar ao público todos os entrevistados e participantes.
evitar o uso de jargões, frases feitas e lugares-comuns na redação de notícias.
A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que
a cabeça da matéria em telejornalismo é o texto que vai ser lido pelo apresentador em estúdio, introduzindo a matéria gravada.
as informações relativas ao vídeo são colocadas na coluna esquerda e os textos a serem lidos na coluna direita.
as palavras que os apresentadores introduzem, de forma improvisada e espontânea no texto, são chamados cacos.
a lauda para televisão é denominada script.
as partes, ou segmentos, que dividem o telejornal e ficam entre dois intervalos comerciais são chamados de breaks.
No trabalho jornalístico em uma ilha de edição não linear, é correto utilizar o insert de vídeo para
inserir caracteres para informar o nome e a função do entrevistado.
cobrir um off com imagem.
corrigir eletronicamente as cores de uma imagem.
aplicar efeitos digitais sobre a imagem.
inserir efeitos de transição entre sequências de imagens.
Para uma emissora de TV local fazer um stand up ao vivo para um telejornal, a partir de uma grande avenida distante poucos quilômetros da emissora, ela utiliza para a transmissão
uma antena parabólica.
um híbrido.
uma câmera wireless.
um link de microondas.
um roteador.
O jornalista carioca Clóvis Paiva, segundo Luiz Amaral, foi o criador da fórmula 3CV para a redação da notícia radiofônica. Essa fórmula significa que para manter a atenção do ouvinte o texto radiofônico deve conter
correção, carisma, condução e venda.
concisão, conexão, compreensão e vibração.
compreensão, clareza, convicção e venda.
convicção, concisão, compreensão e vibração.
carisma, concisão, correção e vibração.
Segundo a pesquisadora Sonia Maria Ribeiro, o telejornalismo se utiliza de um discurso que elabora conflitos e os justifica. Para a autora, o falante ganha a discussão utilizando jogos de palavras que deixam o ouvinte sem condições de responder porque se cria um contexto de falso diálogo. Essa forma de argumentar está contida
na edótica.
no discurso erístico.
na retórica.
no discurso indireto.
na parábola.
Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso
combinar imagens e texto de forma subliminar para persuadir o espectador.
cuidar primeiro do texto, que é o elemento primordial, e, depois, verificar as imagens.
descartar as informações quando não houver imagens para cobri-las.
redigir o texto escrito de forma a aproveitar melhor as imagens de que se dispõe.
traduzir no texto precisamente aquilo que pode ser percebido através das imagens.
Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.
Na narrativa jornalística televisiva, construída por imagens, o editor de texto escreve um roteiro a partir do qual o cinegrafista trabalha na produção de imagens.
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