Questões sobre Rádio e TV

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Julgue os itens a seguir, relativos aos processos de produção e edição da notícia em diferentes meios de comunicação.

Em rádio e TV, a ancoragem é o trabalho de apresentação de noticiários, programas e coberturas especiais, e o jornalista responsável por essa função é chamado de âncora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o modelo de notícia acima e os critérios de seleção da notícia jornalística, julgue os itens subsequentes.

A matéria em apreço poderia ser veiculada como nota coberta em um telejornal, desde que o produtor obtivesse imagens da pizzaria onde aconteceu o evento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

A instantaneidade do veículo deve caracterizar o texto de radiojornalismo, que deve ser redigido na ordem direta e de forma coloquial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à imagem e ao texto no telejornalismo, assinale a alternativa correta.

  • A. A imagem no telejornalismo precisa “casar” com o texto.
  • B. No telejornalismo, a imagem é sempre mais importante que o texto, pois ela vale muito mais que as palavras.
  • C. Texto e imagem, na televisão, são a mesma coisa.
  • D. Mesmo que a imagem seja importante, a essência do jornalismo é o texto, por isso essa é uma questão relativa, mesmo em se tratando de televisão.
  • E. No telejornalismo, o mais importante é uma boa edição que sempre valorize a imagem em detrimento do texto.

O documentário caracteriza-se pela presença de procedimentos que o singularizam com relação ao campo profissional. Assim, é correto afirmar que é própria da narrativa documentária

  • A.

    a utilização constante de atores profissionais.

  • B.

    a manipulação da realidade através da montagem.

  • C.

    a presença de locução, entrevistas ou depoimentos.

  • D.

    não admitir o uso de encenações.

Emilio Prado (A estrutura da informação radiofônica) relaciona algumas considerações que atuam contra a clareza e a simplicidade. Ele, como a maioria dos editores de jornalismo radiofônico aconselha:

  • A.

    o uso dos adjetivos porque eles são importantes para qualificar a ação e transmitir corretamente a ideia.

  • B.

    evitar o uso do advérbio porque a sua ação modificadora é, em geral, desnecessária se forem utilizados termos definidos.

  • C.

    não utilizar um vocabulário corrente porque esse fato impede o enriquecimento do repertório do ouvinte.

  • D.

    evitar a repetição de fontes e nomes de pessoas nas matérias, porque existem pronomes para cumprir esse fim.

  • E.

    o uso da voz passiva porque ela dá uma dinâmica diferente ao ritmo da locução.

Os microfones têm muita importância na produção de telejornais. Em relação a esse equipamento é correto afirmar que os microfones

  • A.

    omnidirecionais são apropriados para captar sons produzidos a mais de 10 metros de sua localização.

  • B.

    direcionais tipo cardióide são sensíveis aos sons que incidem na parte frontal dos aparelhos.

  • C.

    de lapela devem ser utilizados em recintos barulhentos porque só captam sons a 30 cm de distância.

  • D.

    bidirecionais são recomendados para a captação de sons incidentes lateralmente no equipamento.

  • E.

    ultradirecionais são indicados para a captação de sons emitidos por uma fonte próxima.

Entre as várias recomendações para a construção da notícia no rádio é correto afirmar que

  • A.

    o verbo deve ser usado, de preferência, no futuro do presente.

  • B.

    os pronomes possessivos e demonstrativos devem ser usados, sempre que possível, para tornar a linguagem coloquial.

  • C.

    deve-se evitar expressões que se contradizem e expressões redundantes.

  • D.

    as palavras proparoxítonas devem ser usadas próximas para facilitar a leitura do locutor e facilitar a clareza da informação.

  • E.

    preferir palavras no plural porque elas transmitem empatia.

Em telejornalismo,

  • A.

    corte é o ato de comutar a imagem de uma fonte geradora para outra no switcher ou na edição.

  • B.

    espelho é a relação dos assuntos a serem cobertos pela reportagem.

  • C.

    pauta é o roteiro para a gravação do telejornal.

  • D.

    nota coberta corresponde à abertura de uma notícia. Tem a função de despertar interesse no telespectador para o assunto.

  • E.

    cabeça de matéria é o flash gravado sobre a matéria ou nota que tem a função de despertar o interesse e alertar os espectadores para os fatos.

Em telejornalismo, podemos afirmar que o "esqueleto" mais comum é

  • A.

    Off, passagem, sonoras.

  • B.

    Entrada, sonoras, offs.

  • C.

    Sonoras, offs, encerramento.

  • D.

    Sonoras, passagem, off.

  • E.

    Entrada, passagem, encerramento.

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