Lista completa de Questões sobre Responsabilidade Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.
Ética e transparência são atributos essenciais ao estabelecimento de responsabilidade social na gestão dos negócios.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.
A empresa socialmente responsável é aquela que desconsidera o interesse público na gestão dos seus negócios.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O desenvolvimento sustentável envolve o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Considerando essa informação, assinale a opção correta com relação ao conceito de responsabilidade social corporativa.
Do ponto de vista da responsabilidade social corporativa, ações financeiras, ações ambientais e ações sociais são diferentes estratégias, sendo também objetos de diferentes mensurações em diferentes balanços.
Por não ser diretamente perceptível aos consumidores, a responsabilidade social corporativa não deve ser incluída nas sondagens de satisfação do cliente em relação a produtos, bens e serviços oferecidos por uma empresa.
Sendo um conceito ético, a responsabilidade social corporativa não tem sido usada como um diferencial competitivo em anúncios de publicidade comparativa, por ser identificada pelos códigos de autorregulamentação como uma prática desleal.
Por não se enquadrar em nenhum dos pês do composto de marketing, a responsabilidade social corporativa não pode ser considerada um valor agregável aos produtos de uma empresa.
Para que uma empresa seja considerada cidadã e certificada como tal, não basta que assuma compromissos legais e sociais apenas com o seu quadro corporativo, sendo necessário que assuma o mesmo grau de comprometimento com toda a sociedade.
De acordo com Melo Neto e Froes (1999), podemos listar os principais benefícios decorrentes das práticas de responsabilidade social das empresas. Entre eles, não se inclui
ganhos de imagem corporativa.
maior fidelidade dos clientes.
maior apoio e motivação dos funcionários.
maior visibilidade na mídia.
maior popularidade dos dirigentes.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.
Uma organização socialmente responsável incorpora ao planejamento de atividades os públicos estratégicos, tais como os empregados, os fornecedores, os acionistas, os consumidores, o governo, a comunidade e o meio ambiente.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, referentes à responsabilidade social corporativa.
Responsabilidade social e filantropia são conceitos similares, uma vez que se vinculam diretamente à atividade fim da empresa e são esforços contínuos, e não, esporádicos.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, referentes à responsabilidade social corporativa.
O balanço social de uma empresa pública é instrumento indicado para a prestação de contas junto a órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas da União ou o tribunal de contas do estado.
Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders. Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de
ações de filantropia corporativa.
adoção de práticas sustentáveis de produção.
adoção de um código de ética no ambiente de trabalho.
criação de indicadores de atuação social.
divulgação transparente de seus resultados financeiros.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Assinale a única alternativa falsa a respeito da Responsabilidade Social Corporativa.
Preocupa-se com os empregados, o serviço ao público e à comunidade; desenvolve ações de renovação urbana, proteção ambiental, defesa do consumidor, assistência médica e educacional; promove atividades de cunho cultural, artístico e de entretenimento.
Tem forte impacto no marketing das empresas, em paralelo às ações concretas que realiza.
Serve de alerta a sociedade para práticas empresariais nem sempre justas, como a matança de animais e a destruição de florestas.
Estimula as potencialidades dos indivíduos (funcionários e colaboradores) como agentes de melhoria social.
Não é percebida como um diferencial pelos empresários brasileiros, já que desde a década de 1990 se popularizou no país.
Na contemporaneidade o tema Responsabilidade Social tem conquistado crescente importância para discussão nas organizações. Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) No Brasil, o florescimento das organizações do terceiro setor e a consequente expansão do trabalho voltado para o social, a partir da década de 80, inaugurou a discussão da temática responsabilidade social na área das Relações Públicas e instituiu uma nova dimensão da práxis das Relações Públicas.
( ) Responsabilidade Social é o cumprimento de uma obrigação política e social por parte das organizações.
( ) Os processos de avaliação do desempenho social das organizações devem prescindir de abordagens qualitativas, valorizando abordagens qualitativas, além da inclusão da percepção dos stakeholders em relação ao comportamento social da empresa..
( ) O balanço social constitui um instrumento de acompanhamento e monitoramento capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, as práticas de Responsabilidade Social.
( ) Embora vigore hoje uma nova mentalidade, muitos comportamentos empresariais são ainda guiados mais por uma percepção filantrópica do que por um engajamento ou compromisso social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...