Questões sobre Responsabilidade Social

Lista completa de Questões sobre Responsabilidade Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.

Ética e transparência são atributos essenciais ao estabelecimento de responsabilidade social na gestão dos negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.

A empresa socialmente responsável é aquela que desconsidera o interesse público na gestão dos seus negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento sustentável envolve o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Considerando essa informação, assinale a opção correta com relação ao conceito de responsabilidade social corporativa.

  • A.

    Do ponto de vista da responsabilidade social corporativa, ações financeiras, ações ambientais e ações sociais são diferentes estratégias, sendo também objetos de diferentes mensurações em diferentes balanços.

  • B.

    Por não ser diretamente perceptível aos consumidores, a responsabilidade social corporativa não deve ser incluída nas sondagens de satisfação do cliente em relação a produtos, bens e serviços oferecidos por uma empresa.

  • C.

    Sendo um conceito ético, a responsabilidade social corporativa não tem sido usada como um diferencial competitivo em anúncios de publicidade comparativa, por ser identificada pelos códigos de autorregulamentação como uma prática desleal.

  • D.

    Por não se enquadrar em nenhum dos pês do composto de marketing, a responsabilidade social corporativa não pode ser considerada um valor agregável aos produtos de uma empresa.

  • E.

    Para que uma empresa seja considerada cidadã e certificada como tal, não basta que assuma compromissos legais e sociais apenas com o seu quadro corporativo, sendo necessário que assuma o mesmo grau de comprometimento com toda a sociedade.

De acordo com Melo Neto e Froes (1999), podemos listar os principais benefícios decorrentes das práticas de responsabilidade social das empresas. Entre eles, não se inclui

  • A.

    ganhos de imagem corporativa.

  • B.

    maior fidelidade dos clientes.

  • C.

    maior apoio e motivação dos funcionários.

  • D.

    maior visibilidade na mídia.

  • E.

    maior popularidade dos dirigentes.

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.

Uma organização socialmente responsável incorpora ao planejamento de atividades os públicos estratégicos, tais como os empregados, os fornecedores, os acionistas, os consumidores, o governo, a comunidade e o meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes à responsabilidade social corporativa.

Responsabilidade social e filantropia são conceitos similares, uma vez que se vinculam diretamente à atividade fim da empresa e são esforços contínuos, e não, esporádicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes à responsabilidade social corporativa.

O balanço social de uma empresa pública é instrumento indicado para a prestação de contas junto a órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas da União ou o tribunal de contas do estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders. Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de

  • A.

    ações de filantropia corporativa.

  • B.

    adoção de práticas sustentáveis de produção.

  • C.

    adoção de um código de ética no ambiente de trabalho.

  • D.

    criação de indicadores de atuação social.

  • E.

    divulgação transparente de seus resultados financeiros.

Assinale a única alternativa falsa a respeito da Responsabilidade Social Corporativa.

  • A.

    Preocupa-se com os empregados, o serviço ao público e à comunidade; desenvolve ações de renovação urbana, proteção ambiental, defesa do consumidor, assistência médica e educacional; promove atividades de cunho cultural, artístico e de entretenimento.

  • B.

    Tem forte impacto no marketing das empresas, em paralelo às ações concretas que realiza.

  • C.

    Serve de alerta a sociedade para práticas empresariais nem sempre justas, como a matança de animais e a destruição de florestas.

  • D.

    Estimula as potencialidades dos indivíduos (funcionários e colaboradores) como agentes de melhoria social.

  • E.

    Não é percebida como um diferencial pelos empresários brasileiros, já que desde a década de 1990 se popularizou no país.

Na contemporaneidade o tema “Responsabilidade Social” tem conquistado crescente importância para discussão nas organizações. Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No Brasil, o florescimento das organizações do terceiro setor e a consequente expansão do trabalho voltado para o social, a partir da década de 80, inaugurou a discussão da temática responsabilidade social na área das Relações Públicas e instituiu uma nova dimensão da práxis das Relações Públicas.

( ) Responsabilidade Social é o cumprimento de uma obrigação política e social por parte das organizações.

( ) Os processos de avaliação do desempenho social das organizações devem prescindir de abordagens qualitativas, valorizando abordagens qualitativas, além da inclusão da percepção dos stakeholders em relação ao comportamento social da empresa..

( ) O balanço social constitui um instrumento de acompanhamento e monitoramento capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, as práticas de Responsabilidade Social.

( ) Embora vigore hoje uma nova mentalidade, muitos comportamentos empresariais são ainda guiados mais por uma percepção filantrópica do que por um engajamento ou compromisso social.

  • A. F – V – F – V – V
  • B. V– V – F – V – F
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – F – F – V – V
  • E. F – V – F – V – F
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...