Questões sobre Responsabilidade Social

Lista completa de Questões sobre Responsabilidade Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Periodicamente, algumas cidades brasileiras são sacudidas por eventos ansiosamente esperados pelos mais variados tipos de público. O Skol Beats, por exemplo, no ano passado, levou nada menos do que 44 mil aficionados por música eletrônica ao sambódromo paulista; o Tim Festival, em três noites, atraiu outras 50 mil pessoas apaixonadas por jazz, pop e outros gêneros musicais ao Museu de Arte Moderna no Rio; o Avon Women in Concert reuniu outra multidão na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera (SP).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos associados ao tema por ele abordado e à realização de eventos em geral, julgue os itens que se seguem.

O patrocínio esportivo é uma ferramenta diferenciada para uma empresa se comunicar com seus targets e se destacar na concorrência.

  • E. Errado
  • C. Certo

Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."

Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

Depreende-se das proposições do anúncio a ratificação da idéia de que a educação é um dever de todos, é do Estado e da sociedade civil

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca das tendências atuais da propaganda e dos anunciantes.

O modelo de responsabilidade social corporativa tem sido adotado por empresas competitivas que visam, principalmente, ganhar benefícios fiscais, como redução de impostos. Na realidade, o termo responsabilidade social refere-se mais à obrigatoriedade da organização em manter em dia seus tributos fiscais, o que é possível por meio de projetos assistenciais e filantropia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.

À medida que uma montadora de automóveis promove benefícios a uma comunidade, os carros por ela produzidos ganham dimensão cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.

Em uma indústria automobilística, entre os carros (produtos em série) e os bens culturais (produtos fora de série) repousam os lucros e a responsabilidade social da empresa montadora de veículos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.

Verifica-se atualmente a passagem da era do produto para a era da responsabilidade social das organizações, da mudança de visão que privilegia o produto para a visão que valoriza o social, o institucional: essa visão institucional está-se sobrepondo às demais funções da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática empresarial voltada para a viabilização de ações, que levem a empresa ou instituição a comprometerem-se com a comunidade em que se inserem, é chamada de

  • A.

    Terceiro setor.

  • B.

    Crise empresarial.

  • C.

    Responsabilidade social.

  • D.

    Eficiência organizacional.

  • E.

    Propaganda institucional.

Uma organização convoca a sua Assessoria de Comunicação para que proponha ações no sentido de combater o alto índice de alcoolismo entre os empregados. A primeira decisão da Assessoria de Comunicação é:

  • A.

    Propor à direção da organização a demissão sumária dos alcoólatras que estão influenciando os colegas para o vício.

  • B.

    Convocar órgãos auxiliadores, como a Secretaria Municipal da Saúde, Polícia e psicólogos para montar uma estratégia de campanha.

  • C.

    Levantar as causas da alta incidência de alcoólatras na organização para subsidiar as estratégias destinadas a equacionar o problema.

  • D.

    Saber da Presidência da Organização qual o montante de recursos a ser destinado a essa campanha.

Enquanto secretário (a), você conceituaria Responsabilidade Social como:

  • A.

    um determinado grupo de profissionais preocupados em ajudar o próximo, minimizando suas necessidades.

  • B.

    uma nova maneira de conduzir negócios da empresa, tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.

  • C.

    um programa de inclusão de estagiários na área de secretariado de sua organização.

  • D.

    mais um programa de governo para isentar as empresas dos pesados impostos a elas atribuídos.

O secretariado como integrante da sociedade deve incorporar a postura solidária e incentivar ações que integrem sua empresa nessa nova visão de gestão socialmente responsável. Neste sentido, o (a) secretário (a) deve:

  • A.

    aguardar projetos apresentados pela organização e avaliar se deve ou não participar de acordo com seus interesses profissionais.

  • B.

    discutir a viabilidade dos projetos apresentados pela empresa de acordo com os objetivos de seu (sua) executivo (a) assim como os seus pessoais.

  • C.

    ficar neutro (a) nessas questões, pois já possui responsabilidades demais e não poderá assumir mais um projeto profissional.

  • D.

    desenvolver programas sim, para ações sociais, compondo grupos de funcionários voluntários, sugerindo o engajamento da alta administração.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...