Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

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A respeito do processo de produção da notícia, assinale a alternativa correta.

  • A. O debate acerca da objetividade envolve outros conceitos, como o de realidade e o de processo de conhecimento.
  • B. No ano de 2011, com o objetivo de superar a sua maior concorrente, a Rede Record divulgou o normativo Princípios Editoriais da Rede Record, uma espécie de tratado e acordo público entre direção, jornalistas e audiência quanto às regras para a conduta jornalística.
  • C. As discussões relativas à objetividade e à subjetividade remontam à Grécia Antiga. Para os sofistas, a verdade deve ser interpretada como a correspondência com a realidade (supraobjetividade), enquanto que, para os idealistas, a verdade é aquilo que nos convém (subjetividade).
  • D. As novas teorias de comunicação, assumindo a impossibilidade da objetividade absoluta, tornam relativa a importância da isenção para a credibilidade do veículo, o que tem permitido, cada vez mais, que jornais e televisões se posicionem politicamente.
  • E. A multiplicidade de fontes na apuração de um fato não ajuda a configurar a isenção.

No que concerne às técnicas de redação jornalística, assinale a alternativa correta.

  • A. O lead deve condensar a notícia de maneira tão efetiva que o leitor se considere informado apenas com a leitura do primeiro parágrafo da matéria ou com, no máximo, um olhar para o fim do texto, que complementaria o que ele leu nas primeiras três linhas da matéria.
  • B. O lead e o sublead são artifícios de técnica narrativa jornalística que caíram em desuso na imprensa atual, tendo em vista que o advento da internet e das redes sociais trouxe um novo modo de escrita para os meios de comunicação, no estilo dos blogs: mais leve, mais informal.
  • C. O sublead deve ressaltar fatos secundários em detrimento do lead, a fim de mostrar um outro enfoque de informações para o texto, para que o leitor as confronte com os dados principais fornecidos pelo lead.
  • D. O sublead permite ao repórter certa liberdade que não lhe é facultada ao redigir o lead, como utilizar – sem explicação – nome, expressão, termo ou vocábulo cujo conceito não seja tão claro à maioria do público-alvo. Também permite que o repórter comece o segundo parágrafo com o uso de advérbios ou do verbo na forma nominal do gerúndio, que são artifícios textuais geralmente não recomendados durante a formulação do lead.
  • E. O lead tem de ser tão conciso quanto possível e fornecer, em poucas linhas, de preferência em um único (e no primeiro) parágrafo do texto, as principais informações para a compreensão da notícia, devendo ser redigido preferencialmente na ordem direta do enunciado (sujeito, verbo e complementos).

Trata-se de uma técnica de estruturação da redação jornalística que privilegia a disposição das informações em ordem decrescente de importância, de modo que os dados mais relevantes para a compreensão da notícia apareçam no início do texto, enquanto os de menor relevância aparecem na sequência.

Considerando as técnicas de redação, é correto afirmar que a definição apresentada refere-se a

  • A. sublead.
  • B. suíte.
  • C. lead.
  • D. pirâmide invertida.
  • E. breaking new.

Uma etapa fundamental no processo editorial e jornalístico refere-se aos critérios de seleção das notícias pelos meios de comunicação. Para o entendimento de como se processa tal seleção, assume uma importância vital a compreensão histórica da teoria do gatekeeper. Embora contestada por várias outras teorias contemporâneas, a teoria do gatekeeper adquire essa relevância por tratar de uma figura central e sempre atual na definição dos critérios e na seleção de notícias em veículos de imprensa: o editor. Com base nas informações apresentadas, a respeito do verdadeiro conceito da teoria do gatekeeper, assinale a alternativa correta.

  • A. Surgiu como uma forma de explicar que o processo de edição de uma notícia é determinado única e exclusivamente pelos anseios populares e pela relevância que a informação tem para o bem-estar social.
  • B. Estabelece a tese de que o processo de produção da informação é um processo de escolhas, no qual o fluxo de notícias tem que passar por diversos “portões” até a sua publicação. Entende que há intencionalidade no jornalismo e que o processo é arbitrário e subjetivo.
  • C. Explica a importância da mídia comunitária de cunho local e popular, que possibilita o surgimento de uma nova modalidade de comunicação, centrada em editores independentes, que fogem ao estereótipo do editor da mídia corporativa, unicamente interessado em atender aos interesses particulares dos empresários da imprensa.
  • D. Esbarra nos limites da educomunicação, que não está organizada na figura de um editor, mas de todo um processo de comunicação organizado por educadores, que veem a comunicação como ferramenta primordial para o ensino, mas não para efeitos dos interesses corporativos da imprensa.
  • E. Revelou-se para explicar que as escolhas do editor para as notícias que seriam veiculadas se davam mais por questões como encaixe no tempo do noticiário ou por espaço nos veículos de imprensa, mas não por uma avaliação individual de noticiabilidade.

Acerca do processo gráfico de uma área editorial, é correto afirmar que editoração é o nome dado

  • A. ao gerenciamento e à dinâmica da confecção de publicações de natureza periódica e não periódica, como livros, manuais, revistas, boletins, prospectos, álbuns, cadernos, almanaques etc. Recentemente, o termo editoração se ampliou também para a produção editorial referente a todo tipo de material impresso ou eletrônico de comunicação, reproduzido em gráficas ou em série, como CD, DVD, CD-Rom e até websites.
  • B. também a um processo realizado nas antigas gráficas com impressão unicamente analógica, conhecido como fotomecânica, que utilizava um equipamento de pré-impressão largamente utilizado ao longo da segunda metade do século 20, com notável relevância como coadjuvante da impressão em offset.
  • C. também ao processo de verificação da diagramação de publicações, em atividades que compreendem, ainda, o acabamento e o alceamento.
  • D. à diagramação eletrônica de publicações em programas de computação gráfica, como InDesign, Photoshop, Illustrator e CorelDraw, estendendo-se à fotolitagem e aos processos de pós-impressão.
  • E. a todo o processo de pré-impressão, que compreende as etapas de preparação de originais, normalização, revisão, diagramação e impressão.

Quanto ao processo gráfico e editorial, assinale a alternativa correta.

  • A. A preparação de originais, também conhecida como assemblage, é uma etapa inicial do tratamento editorial de uma obra, mas também pode compreender uma etapa posterior, caso a publicação passe por uma reimpressão.
  • B. A editoração precede a preparação de originais nos casos de reedições de obras, principalmente se ocorrerem readaptações ao texto inicial aprovado pelo autor.
  • C. A editoração é muito favorecida por uma preparação de originais bem-feita, uma vez que a etapa posterior de verificação de diagramação só terá a finalidade de corrigir eventuais falhas do diagramador, possíveis inadequações do projeto gráfico e supressões indevidas de partes do texto original.
  • D. O processo de fotomecânica, seguido da normalização e do “imprima-se”, é realizado entre a preparação de originais e a editoração.
  • E. A editoração tem apenas a finalidade de adaptar as publicações para outros formatos, como o PDF, para disponibilização online, em obras revistas pelos autores e comparadas com os originais.

A respeito do processo de preparação de originais, assinale a alternativa correta.

  • A. Consiste no segundo contato com o autor de uma publicação, após a primeira revisão, a fim de receber dele o briefing referente ao correto processo de edição da obra, com dicas quanto à linguagem a ser considerada e informações acerca de personagens e do estilo a ser respeitado, para que a normalização e a segunda revisão da publicação sejam direcionadas para o adequado fluxo editorial.
  • B. Refere-se à verificação de diagramação dos originais de uma obra, depois que os textos já passaram pelos processos de normalização, revisão e diagramação. Consiste em um processo atento, em que serão comparados os originais da publicação com os textos já diagramados, para que se verifiquem possíveis supressões de frases, parágrafos, páginas, imagens, gráficos, quadros, tabelas etc.
  • C. Refere-se à primeira revisão de uma publicação, que objetiva “limpar” o texto original, corrigi-lo e aperfeiçoá-lo, adaptando-o às normas editoriais, seguindo uma padronização para as citações, para a utilização de maiúsculas e minúsculas, para colocação pronominal, pontuação, estrangeirismos, siglas e topônimos em outros idiomas. Baseia-se em uma leitura minuciosa que considera questões como sintaxe, coerência, ortografia, ambiguidade, repetições desnecessárias, vícios de linguagem, ecos de estrangeirismos, falsos cognatos, ritmos frasais e outras implicações de cunho gramatical e literário.
  • D. É utilizado raramente, hoje em dia, tendo em vista que o advento da impressão digital tornou inúteis determinadas etapas do antigo processo de impressão analógica.
  • E. Era utilizado antigamente para comparar edições diferentes de uma mesma obra ou coleção, com o amparo dos textos da publicação original, assim como o autor a concebeu em seu início.

Era utilizado antigamente para comparar edições diferentes de uma mesma obra ou coleção, com o amparo dos textos da publicação original, assim como o autor a concebeu em seu início.

  • A. A sangria ou impressão sangrada é um conceito empregado em relação à mancha gráfica e ocorre quando o diagramador, deliberadamente ignorando o recuo de segurança no tocante aos limites da página, resolve extrapolar tais demarcações limítrofes da impressão, fazendo determinados componentes gráficos (como imagens ou mesmo o texto) ultrapassarem a linha de corte da página.
  • B. O “ganho de ponto” consiste no aumento do tamanho dos pontos de uma retícula de meio-tom, que ocorre durante o processo de pós-impressão, quando o impressor faz a aferição do equipamento offset, buscando um ajuste para equilibrar os tons das cores primárias da impressão inicial. O ganho de ponto é uma das variáveis mais importantes a ser considerada nos processos de reprodução gráfica, visto que interfere na cor da reprodução.
  • C. O gris é qualquer série de cores pastéis que varia entre as cores magenta e ciano no sistema RGB, e entre o cinza e o violeta no sistema CMYK.
  • D. A sigla RGB designa a expressão right grid in black e consiste em um sistema que compreende o espaço de cores nativo dos monitores de vídeo que empregam as cores primárias branco, preto e verde para reproduzir todas as outras cores. O sistema RGB diverge do sistema CMYK, uma vez que, nas impressões analógicas, não apresenta boa visualização das cores ciano, magenta, amarelo e preto.
  • E. A cromocomposição, também chamada de composição do ponto de fuga, consiste em um sistema de composição de textos por processo fotográfico e é empregada apenas nos processos de impressão digital.

Considerando-se os programas de editoração, é correto afirmar que o formato

  • A. INDG é o tipo de arquivo gerado pelo aplicativo InDesign.
  • B. PHS é o tipo de arquivo gerado pelo aplicativo Photoshop.
  • C. ILT é o tipo de arquivo gerado pelo aplicativo Illustrator.
  • D. EPS é usado para transferir dados de imagens PostScript de um programa para outro.
  • E. CDW é o tipo de arquivo gerado pelo aplicativo CorelDraw.

Atente ao seguinte enunciado: “No âmbito do impresso, o título jornalístico _______ do texto que acompanha”.

Assinale a única opção que NÃO completa corretamente a lacuna do enunciado acima.

  • A. deve ser extraído ipsis litteris
  • B. logicamente é o início
  • C. é uma chave para a compreensão
  • D. pode ser entendido como um ‘superlide’
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