Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 113 a 118.
A expressão Assim como (l.8) poderia ser substituída por Pelo fato de, sem acarretar mudanças semânticas no texto, caso fossem feitas as devidas alterações sintáticas.Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do texto acima, julgue os itens subsequentes.
As aspas foram empregadas na linha 11 para indicar o uso de expressão restrita ao vocabulário jurídico.Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Estaria preservada a coerência textual se o último período do texto fosse reescrito dessa forma: Não se trata de mandato outorgado por meio do sufrágio popular, mas, sim, de uma representação ideal, óbvia, que ocorre no plano discursivo.Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação às novas tecnologias de comunicação empregadas em jornalismo, publicidade e relações públicas, julgue os itens que se seguem.
Redação integrada é uma estratégia recente adotada por grandes jornais, eliminando a divisão entre o online e o offline. O objetivo dessa estratégia é satisfazer os novos hábitos de consumo de notícias.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
o poder de compra do público consumidor.
o nível de alfabetização do público de cada mídia.
o valor da assinatura de acesso às mídias.
a qualificação profissional do público escolhido.
o comportamento do público perante as mídias escolhidas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Em um evento oficial, o governador José Silva foi acompanhado pelo irmão, João Silva. Neste caso, esta informação, em texto para TV ou rádio, deve ser passada evitando a construção
O governador estava acompanhado pelo irmão, João Silva.
O governador estava acompanhado de seu irmão.
O governador e o irmão dele, João Silva, estiveram no evento.
O governador José Silva e o irmão dele estiveram no evento.
O governador José Silva levou o irmão ao evento.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Para cada um dos meios de comunicação há uma maneira distinta de se produzir o texto jornalístico. A redação para o rádio exige que as frases sejam curtas, preferencialmente com não mais do que três linhas. Esse cuidado permite que o locutor
termine logo o texto e entre a próxima música.
dê espaço para mais uma mensagem comercial.
complemente a matéria com uma entrevista.
garanta a audiência, pois dá mais informações.
respire e leia com maior fluência a matéria.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O jornalista Thomaz Souto Corrêa, que tem larga experiência editando revistas, diz que as pesquisas, por si só, não fazem uma revista (SCALZO, Marília. Jornalismo em Revista. São Paulo: Contexto). Previamente deve-se ter claro que tipo de revista e a qual público ela está destinada. Assim sendo, do ponto de vista da construção de um veículo, as pesquisas primordialmente servem para
corrigir caminhos e verificar se o seu projeto editorial tem futuro com seu público leitor.
enriquecer a pauta, oferecendo uma ampla variedade de possibilidades aos seus leitores.
verificar as possibilidades comerciais junto aos leitores e assim elaborar uma nova estratégia de marketing.
despertar um clima de interesse sobre a nova revista junto ao público que ainda não a conhece.
organizar a estrutura redacional, ampliando ou não o número de repórteres que trabalham na redação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do conjunto de técnicas e procedimentos específicos para a atividade de redação jornalística, julgue os próximos itens.
A técnica descritiva é a base de maior parte do conteúdo de um jornal e tem como característica ser factual e gerar impacto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do conjunto de técnicas e procedimentos específicos para a atividade de redação jornalística, julgue os próximos itens.
O texto jornalístico baseia-se, essencialmente, na descrição, nas citações, na análise e na opinião. O enunciado jornalístico pode ser descritivo, analítico ou opinativo, sendo esta última categoria função do editor chefe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...