Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Título que seria considerado encampado se fosse publicado, sem modificações, por um jornal de grande circulação:
SAC anuncia medidas para melhorar serviços nos aeroportos
Instalação do Módulo Operacional do Aeroporto de Vitória está 40% concluída
Curitiba é eleito aeroporto do ano pelo Prêmio Avião Revue de 2011
Aeroporto de Congonhas sedia Airport Infraexpo
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em uma coluna de 13 paicas, a média de caracteres impressos (com e sem olho) é de 43 unidades por linha para o corpo 11/12 (Sistema Anglo-Americano) de determinado tipo. Se uma matéria com 2 600 caracteres for diagramada no mesmo corpo e na mesma medida, a altura de uma coluna de composição será de aproximadamente
19 cm.
21 cm.
23 cm.
25 cm.
27 cm.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A marcação de um original indicava o corpo 18/20 para um determinado texto. Essa anotação significa que o corpo
do tipo é de 18 pontos e o corpo da linha é de 20 pontos.
do tipo é de 20 pontos e o corpo da linha é de 18 pontos.
do tipo é de 18 paicas e o corpo da linha é de 20 paicas.
da linha é de 18 pontos e o corpo do tipo é de 20 pontos.
da linha é de 18 paicas e o corpo do tipo é de 20 pontos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Essa notícia seria criticada por um editor experiente porque
tem muitos adjetivos.
não está redigida de forma impessoal.
falta clareza em relação aos participantes.
o número de presentes não é preciso.
tem muitos pronomes indefinidos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O texto acima teve o cuidado de tornar branda a crítica da Infraero à reportagem veiculada por uma rede de televisão do Brasil. Para atingir essa finalidade, usou de uma figura de linguagem chamada de
hipérbole.
ambiguidade.
anacoluto.
aliteração.
eufemismo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
O domínio da técnica de redação em jornalismo passa necessariamente pelo conhecimento sobre a construção de uma frase que obedece a três ordens a sintaxe, a lógica e a harmonia das quais podemos qualificar, relacionando as colunas a seguir:
.
A sequência está correta em:
1, 2, 3
3, 2, 1
2, 1, 3
3, 1, 2
2, 3, 1
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
A narração se concentra na situação, valendo-se dos aspectos dramáticos ou ambientais para realçar o fato, possuindo uma ordem própria. Levando em consideração a divulgação de uma notícia, enumere de 1 a 4 as alternativas a seguir:
( ) Fatos produtores da conclusão.
( ) Enumeração dos fatos principais com suas conclusões.
( ) Fatos posteriores, ou seja, as consequências.
( ) Detalhamento dos fatos principais.
A sequência está correta em:
1, 3, 2, 4
2, 1, 3, 4
2, 1, 4, 3
3, 2, 1, 4
4, 1, 3, 2
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
transpor palavras e trocar de fonte.
letra de outra fonte e criar parágrafo.
transpor letras e justificar à esquerda.
juntar letras e justificar à direita.
transpor palavras e criar parágrafo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A figura de linguagem utilizada nesse título é a
metonímia.
metáfora.
elípse.
silepse.
hipérbole.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
No dia 29 de março de 2011, o jornalista André Gonçalves escrevia em seu Blog (Conexão Brasília) que o ex-presidente José Alencar ocupou um dos espaços mais interessantes e atípicos da política nacional na última década. Apesar de ser um empresário rico, era alguém com quem as pessoas se identificavam. Ainda mais, torciam por ele. Essa declaração é a razão principal de serem as notícias sobre ele muito bem avaliadas segundo critérios de noticiabilidade. Conforme a opinião do jornalista, as notícias sobre José Alencar
eram importantes por serem inéditas.
geravam empatia.
despertavam curiosidade, tinham apelo.
eram improváveis.
tinham proximidade geográfica com os leitores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...