Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
De acordo com os estudos culturais, a cultura é influenciada pelas relações econômicas, embora não seja delas dependente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Resumem-se a três as abordagens mais significativas, ao longo do século XX, para os estudos sobre mass media: a teoria hipodérmica, a teoria crítica e a espiral do silêncio.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
De acordo com a teoria hipodérmica, os indivíduos são afetados pela informação de maneira distinta, única, particular.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
O campo dos estudos culturais apresenta, inicialmente, a interseção de outras áreas do conhecimento, tais como literatura, sociologia e história.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Nas relações de indústria cultural, apresentadas pela teoria crítica, a supremacia da sociedade sobre o indivíduo é caracterizada pela limitação da imaginação do consumidor cultural.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao assunto tratado no texto acima e às teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.
Uma das premissas acerca dos processos de comunicação de massa, de acordo com Lasswell, é que a comunicação é intencional e orientada para determinado objetivo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das características e potencialidades da voz para a produção audiovisual, julgue os itens de 107 a 116.
De acordo com princípio formulado por Mcluhan, o meio é a mensagem e esta não pode resumir-se ao conteúdo manifesto, comportando, ao contrário, outros conteúdos, latentes, que emanam da própria natureza do veículo que a transmite. Nesse contexto, o trabalho dos apresentadores de programas de rádio e televisão adquire significados gerados pelas próprias características dos meios, assim como pelas implicações político-sociais do tempo histórico no qual os veículos em que atuam estão imersos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das atribuições e atividades dos profissionais do rádio, julgue os itens que se seguem.
O repórter realiza a cobertura da notícia, deslocando-se até o acontecimento, coletando informações, gravando entrevistas, anotando depoimentos e elaborando a mensagem afirmativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O conceito de indústria cultural, uma das contribuições teóricas mais importantes produzidas no século XX, é o resultado de um conjunto de esforços que procuraram pensar a exploração mercantil da cultura e sua relação com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa.
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Para Walter Benjamin, o capitalismo cria condições para a democratização da cultura, ao tornar os bens culturais objeto de produção industrial.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O conceito de indústria cultural, uma das contribuições teóricas mais importantes produzidas no século XX, é o resultado de um conjunto de esforços que procuraram pensar a exploração mercantil da cultura e sua relação com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa.
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
O conceito de indústria cultural reflete em que medida os meios de comunicação produzem uma nova conformação prática do capitalismo que vá além de sua vestimenta econômica e adquira níveis refinados de dominação simbólica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...