Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos a parâmetros utilizados para vídeo.
A intensidade de cor recebe a designação de matiz.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, acerca da composição de imagem na captação de sonoras em produções de programas jornalísticos e de documentários.
É adequada a composição da imagem em close, com o entrevistado posicionado no centro da tela, olhando para a câmera.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os itens subsequentes.
As campanhas institucionais podem ser delegadas apenas à assessoria de comunicação ou de relações públicas, publicidade e imprensa da própria organização, já que, pela natureza de seus objetivos, as estratégias são estritamente organizacionais.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, relativos aos gêneros jornalísticos.
Admite-se o emprego do estilo literário nos gêneros considerados autorais ou opinativos e no jornalismo especializado.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Sabendo que as inovações tecnológicas não alteraram significativamente nem o processo de produção nem a linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
A veiculação radiofônica da ficção Guerra dos Mundos, de Orson Welles, pela rede norte-americana CBS, em 1938, gerou pânico nas pessoas, que saíram às ruas acreditando ser verdadeira a invasão de marcianos no país. Na época, calculou-se que metade dos seis milhões de ouvintes do programa passou a sintonizá-lo quando a transmissão já se havia iniciado, perdendo a informação, dada no início da transmissão, de que se tratava de uma obra de ficção. Com base nessas informações, é correto afirmar que, em tal produção, foi observado um dos princípios que fundamentam a elaboração de um roteiro radiofônico, o da rotatividade da audiência.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
As pesquisas de mídia e a sua validação por órgãos especializados representam mais que indicadores estatísticos; elas têm valor institucional no mercado publicitário. Considerando essa informação e os dados do fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.
Para a pesquisa de mídia, a importância de dados como a circulação, entre outros, está na possibilidade de se estimar o impacto de um anúncio publicado em determinado jornal em relação a outro, levando-se em consideração que ambos possuam o mesmo perfil de público e preços de inserções publicitárias semelhantes.
Sabendo que a moda um fenômeno sociocultural traduz a expressão dos povos e que cada momento histórico é marcado por estilos particulares, julgue os itens a seguir.
Os conceitos de moda e estilo são equivalentes e tanto a moda como o estilo têm como objetivo a substituição de algo já existente por algo novo, ou seja, ambos têm como objeto a novidade.
Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Os termos publicidade e propaganda, no uso corrente relativo ao agenciamento regulamentado de campanhas, são, muitas vezes, sinônimos.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de processos de significação e visual e retórica da imagem, julgue os itens a seguir.
O meio de reprodução da imagem está diretamente relacionado ao suporte onde essa imagem efetivamente se manifesta, ou seja, à forma como o receptor entra em contato com a imagem.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um auxiliar de câmera recebeu como incumbências a preparação do equipamento de vídeo a ser usado na cobertura de uma manifestação popular, ao ar livre, em dia ensolarado e no período da tarde, e o acompanhamento de uma entrevista coletiva a respeito da manifestação.
Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.
A câmera deve ser transportada em um case flexível, mais prático e adequado para curtas distâncias que o case rígido, destinado a viagens ou longas distâncias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...