Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da arte fotográfica e de suas características, julgue os itens que se seguem.
A grande angular possibilita que se fotografem objetos a longa distância; a teleobjetiva reproduz a perspectiva do olho humano.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do PLC 116/2010, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, assinale a opção correta.
Produtores independentes nacionais criticam a omissão, no texto, da contribuição deles na produção de conteúdos.
No PLC 116/2010 está mantido o mercado para operadoras brasileiras, vetando a participação de capital majoritariamente estrangeiro.
O PLC 116/2010 permite às empresas de telefonia oferecer conteúdo de TV.
O PLC 116/2010 não inclui incentivo à criação de conteúdo para televisão.
Uma crítica ao projeto refere-se à lacuna das obrigações quanto a cotas de programação nacional.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Sabendo que as inovações tecnológicas não alteraram significativamente nem o processo de produção nem a linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
A palavra é o principal elemento da linguagem radiofônica, razão por que, na estruturação de um roteiro, recomenda-se que a pronúncia de palavras não usuais seja escrita ao lado da sua grafia original, contudo com formatação diferenciada e destacada por meio de colchetes ou parênteses, a fim de não confundir o locutor.
A respeito das demandas operacionais de trasmissões ao vivo, em rede, via satélite e Internet, julgue os itens subsequentes.
Em transmissões via satélite, o satélite, que deve estar, obrigatoriamente, posicionado a 2.000 km da superfície da Terra, realiza as mesmas funções de uma estação repetidora de sinais: detecta, desloca em frequência, amplifica e retransmite o sinal de volta para a Terra.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens seguintes.
Com o surgimento da Internet, que trouxe novas exigências de redação e de estilo, mais apropriadas ao webjornalismo, o modelo da pirâmide invertida foi abandonado, pois se mostrou inadequado à estruturação da narrativa online.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência ao tema do texto acima e a aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
Entre as funções básicas de um produto, a função simbólica é a mais complexa, pois envolve relações com experiências e sensações anteriores do indivíduo e revela-se, sobretudo, por meio dos elementos configuracionais do estilo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A seguinte formulação teórica o conceito de Indústria Cultural é seguramente um dos mais importantes quando se remete ao tema das teorias da comunicação expressa um conceito que caracteriza as correntes de estudo da
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da concepção e composição artística do espaço em produtos audiovisuais, julgue os itens subsequentes.
Ao se compor espacialmente a cenografia de um programa de televisão, o uso da cor deve ser criteriosamente planejado. O resultado final das cores depende de brilho, matiz e saturação. Cores escuras têm pouco nível de brilho, e as cores muito claras têm muita saturação e tendem a se misturar a cores análogas.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, a respeito dos equipamentos utilizados em gravação em estúdio.
O wide-converter, um tipo de conversor de lente objetiva que diminui o ângulo de visão, é ideal para a realização de tomadas em close up.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência a medidas, convenções e requisitos de transmissores de FM, julgue os próximos itens.
É opcional às emissoras de FM manter em funcionamento um monitor de modulação destinado a indicar a percentagem de modulação do sinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...