Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos à edição no jornalismo.
Em razão de a televisão ocupar-se de imagens que, diferentemente das palavras, estabelecem relação de semelhança com o mundo, seu processo de edição parece ser invisível aos telespectadores.
Com referência à produção e ao conteúdo de mídias digitais, julgue os itens subsecutivos.
No jornalismo online, deve-se organizar e apresentar de forma atraente o conteúdo, no menor tempo possível. Sem periodicidade, a dinâmica do webjornalismo é definida pelos acontecimentos que merecem ser noticiados.
Julgue os itens seguintes, referentes a procedimentos e técnicas para captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para a TV.
Na falta de imagens para noticiar um fato e na circunstância de haver algo novo e urgente para ser reportado a um plantão de notícias, o stand-up representa solução rápida, prática e bastante usual.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a teoria do espelho, a mais antiga das teorias da notícia, é recomendável que o profissional de jornalismo atenha-se apenas aos fatos, conduta considerada, pelos adeptos dessa teoria, suficiente para retratar fielmente a realidade.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos à ambientação cenográfica em filmes e telenovelas.
A ambientação cenográfica deve prever espaço suficiente para a movimentação da câmera, para a ação dos atores e a circulação da equipe, além do posicionamento dos móveis e objetos de cena.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, diante da diversidade visual existente, o cinegrafista precisa de apuro técnico para compor e selecionar imagens, julgue os itens a seguir, a partir dos critérios de composição de imagem e tipos de planos.
Ao se posicionar um entrevistado contra um fundo chamativo de qualquer natureza, com imagem estática ou em movimento, deve-se observar a relevância da informação contida na composição desse fundo para a reportagem ou o filme.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a transmissão e a recepção de áudio e vídeo envolvem equipamentos e técnicas específicas, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.
No controle mestre são feitos a comutação, a distribuição, a monitorização e o registro das transmissões de TV para se levar ao ar sons e(ou) imagens.
Considerando as características da fotografia de estúdio, ou fotografia publicitária, e as do fotojornalismo, julgue os itens que se seguem.
Com a democratização dos recursos para se registrar a imagem, acontecimentos que antes eram objetos de pautas fotográficas de uma catástrofe natural a um show de música são registrados, cada vez mais, por fotógrafos amadores. No entanto, do ponto de vista jornalístico, seja qual for a situação, uma fotografia feita por um amador sempre terá menos valor que a imagem produzida por um fotojornalista.
O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens seguintes.
Para a redação na Internet, não se recomenda, ao contrário dos antigos manuais de jornalismo, economia de palavras ou escolha de vocábulos mais curtos, sendo a preocupação, nesse ambiente, prioritariamente com o estilo.
Julgue os itens seguintes, referentes a procedimentos e técnicas para captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para a TV.
Ao gravar um off para a televisão, o repórter deve entrosar-se com o câmera, para que a narração da notícia mantenha alguma coerência com as imagens gravadas pelo cinegrafista e não sejam confundidas posteriormente, no processo de edição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...