Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considere que um funcionário, que trabalha na central de controle de uma emissora aberta, tenha recebido um roteiro para a programação da semana. A partir dessa situação, julgue os próximos itens.
Se receber a missão de organizar uma programação estruturada para as madrugadas, o referido funcionário deverá adotar a técnica conhecida como programação ondulada.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.
Logotipo é o conjunto de letras de um só tipo, que forma uma sigla ou uma palavra representativa de determinada marca.
Desde o advento da fotografia, não cessam de surgir novos dispositivos para a produção e veiculação da imagem. Como linguagem, o conteúdo da fotografia evidencia tanto as condições de sua produção quanto o contexto de sua veiculação, variando significativamente de acordo com o meio em que está sendo publicada. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
Se o texto jornalístico estiver articulado a uma imagem, supõe-se que a objetividade e a veracidade da notícia serão maiores do que as de uma simples descrição do acontecimento.
Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.
Para garantir a clareza, a credibilidade e a precisão no telejornalismo, recomenda-se que os gestos manuais dos repórteres diante das câmeras sejam enfáticos e expressem o conjunto de emoções que o profissional está vivenciando ao relatar determinado fato ou situação.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos à estrutura da caixa cênica italiana.
As manobras não podem ser contrapesadas.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Sabendo que a iluminação constitui fator decisivo para a criação da expressividade de uma imagem, julgue os itens que se seguem.
O spot é uma luz dura geralmente utilizada com difusores e normalmente alocada atrás do operador da câmera.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.
No trabalho do cinegrafista, a cena de corte consiste na filmagem de material que permita a criação de vínculo temático ou imagético entre duas cenas consecutivas, sem que o resultado dessa junção implique na impressão de descontinuidade.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considere que um funcionário, que trabalha na central de controle de uma emissora aberta, tenha recebido um roteiro para a programação da semana. A partir dessa situação, julgue os próximos itens.
Considere que, ao analisar a grade de programação, o funcionário perceba que terá de repetir uma série de chamadas. Nesse caso, essa repetição deverá ocorrer em faixa, ou seja, em horários previstos e em formato de flashes.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.
A força de uma marca depende da conjugação de aspectos como funcionalidade, associação simbólica, nome, concisão e precisão.
Desde o advento da fotografia, não cessam de surgir novos dispositivos para a produção e veiculação da imagem. Como linguagem, o conteúdo da fotografia evidencia tanto as condições de sua produção quanto o contexto de sua veiculação, variando significativamente de acordo com o meio em que está sendo publicada. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
A publicação e a difusão da imagem nos meios digitais contemporâneos não se relacionam, de modo algum, a uma possível desconstrução do mito da objetividade fotográfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...